quarta-feira, 13 de abril de 2011

Dente partido??? Nããããoooo...


Wan Kuok Koi, conhecido por "Pan Nga Koi", ou "dente partido" (chamemos-lhe assim), é um dos personagens mais coloridos da fauna local. Este senhor chinês ficou célebre em finais dos anos 90 quando foi detido suspeito de actividades criminosas e de ser líder de uma "associação de malfeitores".

Uma "associação de malfeitores" faz lembrar assim uma espécie de "Liga do mal", com o Imperador Min, o Capitão Gancho, os Irmãos Metralhas e o Lobo Mau, mas trata-se apenas de uma seita, ou sociedade secreta, aquela coisa que os chineses chamam à máfia, neste caso a 14K (outra seita muito conhecida é a "Soi Fong", ou "Gasosa").

Dente partido era um gangster muito kitsch que ficou conhecido por um filme que fez sobre a sua vida, que era basicamente passada na companhia de outros malfeitores a fazer malandrices, contando com alguma passividade da nomenclatura, que considerava isto "normal", ou até "típico".

A corda rebentou entre 1997 e 1998, quando uma "guerra de seitas" transformou o território numa espécie de Chicago dos anos 20, com execuções sumárias em plena luz do dia. O director da PJ na altura, Marques Baptista, foi vítima de um atentado a que sobreviveu, e no mesmo dia foi prender dente partido.



O julgamento de dente partido foi bastante mediático, e no final saíu uma condenação de 14 anos de prisão, mesmo antes do handover. As ruas estavam limpas e a RAEM estava pronta para nascer, e a administração portuguesa deixou a questão das seitas mais ou menos arrumada.

Catorze anos estão quase a passar, e chegou a altura do dente partido sair da jaula. Uma reportagem de hoje do Hoje Macau, citando a imprensa de Hong Kong, fala de algum receio na libertação do alegado chefe da 14K, que "já teria traçado um esquema para ganhar dinheiro às custas da indústria do jogo" e que o Executivo de Macau "estaria a contra-planear um esquema para manter a paz no território".

A imprensa honconguense refere que dente partido seria libertado já no próximo mês, mas entretanto foi confirmado hoje que só sairá no final do ano. O mais curioso deste artigo é a descrição que um ex-colega de presídio de dente partido faz das condições em que viviam no cárcere, referindo que o alegado seitoso tinha "mulheres, jogo, drogas e outras vantagens", coisas um tanto ou quanto desadequadas a uma prisão.

Notícias deveras preocupantes para a sensível questão da segurança, mas este dia chegaria, inevitavelmente. Dente partido não foi condenado a prisão perpétua, e passou a ser apenas um (possível) problema adiado. Muito mudou na RAEM desde a detenção de dente partido, e resta saber se este actor que ganhou um lugar de culto terá pedalada para enfrentar o desafio.

14 comentários:

Anónimo disse...

Isso prova que em Macau há muita corrupção,especialmente na Cadeia de Macau.O " dente partido" sai em liberdade em Maio e quando sair Macau vai estar outra vez em maus lençois,como antes de 1999,mas Macau agora é da China e para o governo comunista chines,não tolera a desordem na sociedade e por isso se este chefe da seita portar mal já sabe que tem a cadeia a sua espera novamente.Mas para bem de Macau é bom que alguem mate este mafioso porque como o colega que saiu ha uns anos atras disse,o " dente partido" quando sair vai novamente reunir as "tropas" . http://www.youtube.com/watch?v=N5qwr0qlHjw

http://www.youtube.com/watch?v=wPZ2jowCwCw este filme foi o gajo que mandou fazer com actores famosos de hk

Anónimo disse...

é mandá-lo para a china town em NI que os pang iáos tratam dele num ápice...

Anónimo disse...

Se o gajo fosse mafioso la na China Continental a esta hora já estava morto ha muito tempo,pena de morte

Anónimo disse...

Qual é o espanto deste mafioso viver na cadeia de macau como se estivesse no hotel???Vão investigar o resto dos gajos ricos que estão presos na cadeia de macau e vão ver que tambem é como se estivessem num hotel com tudo de bom na cadeia,o dinheiro compra tudo na cadeia até os guardas.O AO Man Long também deve estar a viver na cadeia de Macau como num hotel.Para o " dente partido" não foi díficil passar estes 12 anos na cadeia de macau,é como se estivesse preso num hotel durante 12 anos e tivesse todos os luxos como gajas,comida,internet,musica,etc etc na cela.Enquanto que os outros presos como não tem dinheiro apanham sabão todos dias ahahha

Anónimo disse...

AhAhAhAh
Essa do Batista ter sido alvo de atentado não lembra ao diabo. Quem cá estava deve lembrar-se do que aconteceu e aquilo não foi atentado nenhum. Só se foi contra o dente partido. Contra o Batista, basta citar Moita Flores: : salve-se o cão que ao menos é esperto".
Nada passou de um grande teatro para prender o dito cujo...!

Anónimo disse...

" aquilo não foi atentado nenhum.Parece que quem não estava em Macau és tu oh anónimo das 17:00.Não foi atentado nenhum???Então se até o carro do Inspector P.J Batista explodiu e não foi atentado??Atentado teria sido se o Batista morresse não é??

Anónimo disse...

Oh burro,atentado é quando alguem morre,como o inspector não morreu não foi atentado.

Leocardo disse...

Olha, olha, "atentado é quando alguém morre", e "se não morreu não é atentado". Então é o quê? E quem é burro? LOL

Anónimo disse...

Ó anónimo das 23:57, desperdiças todas as oportunidades que tens para ficar calado. É impressionante! Do facto de seres tão idiota nem tens culpa, mas já tens alguma por fazeres questão em mostrá-lo. Sabes o que é "tentar"? E não consegues ver as semelhanças entre a palavra "tentar" e "atentado"? Já pensaste em experimentar estudar à noite? Mas devias...

Anónimo disse...

ERRATA: É "atentar" e não "tentar". Mas esta correcção é mais para os outros, que para o anónimo das 23:57 é igual ao litro.

Anónimo disse...

Então não foi atentado,foi tentado.Como o chefe da p.j não morreu,foi tentado.Parece que foi o cão dele que queria mijar e por isso salvou-lhe a vida.Explodiu depois o carro.

Anónimo disse...

Atentado = TENTATIVA ou prática de crime contra alguém.

TENTAR, só por si, já é um ATENTADO. Percebes agora, idiota, ou ainda não? Podias comprar tu um dicionário e ias lá ver o significado das palavras antes de vires para aqui fazer gala do analfabeto que és.

Anónimo disse...

Então é atentado,o anónimo das 17h00 é mesmo um idiota.

Anónimo disse...

Completamente!