Vem aí a "Semana da Conservação Energética 2008", onde durante uma semana, é suposto "poupar energia", conscientes que devemos estar de que a energia não nasce nas árvores (ai não?) e que desde o filme daquele rapaz que foi vice-presidente da América e agora é prémio Nobel da paz, o efeito de estufa nunca se fez sentir tanto. Segundo o folheto (em papel reciclado? não diz...) o aquecimento global diz respeito a todos. Na China ainda perdura na memória do povo as violentas tempestades de Fevereiro, e em Macau houve um tufão no mês de Abril! Pela primeira vez em 40 anos! The sky is falling! Said the little chick.
A "Semana da Conservação Energética 2008" inclui actividades bué giras, como suar. No Domigo, dia 8, é a inauguração na novel Praça do Tap Seac. No dia 9 qualquer coisa de especial: às 21:00 vamos todos desligar as luzes e ficar às escuras durante 15 minutos. No ano passado isso nem foi necessário, uma vez que a CEM se encarregou de tratar da "conservação energética" umas quantas vezes. No dia 10 é o "dia do vestuário informal", dia em que, à semelhança do que já fizeram algumas personalidades em Hong Kong, a malta vai trabalhar sem gravata. Os ar-condicionados vão estar à temperatura de 23-25º.
No Sábado, dia 14, é o Festival Cidade Verde, no Jardim do Mercado do Iao Hon. E aí termina a "Semana da Conservação Energética 2008", e fazem-se contas a quantos kilowatts se pouparam, e de como se ajudou a salvar o planeta. Uma iniciativa a louvar, sem dúvida. Era bom que os casinos, por exemplo, que gastam quantidades astronómicas de energia, se juntassem à festa. Não sei é se a CEM acha muita piada a esta iniciativa do GDSE, uma vez que isto é um apelo ao prejuízo para os rapazes da Estrada D. Maria II.
Agora a sério, a conservação da energia começa por todos nós. Não é preciso que se imprimam milhares de folhetos para que se tenha a consciência de que é errado deixar luzes acesas por onde se passa, duas televisões ligadas, e já agora, desligue o PC quando sai de casa. É bom para a ventoinha do CPU e lembre-se, um PC gasta tanta energia como um frigorífico. Só gostava mesmo é que tivessem escolhido outro mês do ano, menos quente, para fazer esta campanha. Mas já agora, espero que não fiquem por aqui.
2 comentários:
Apagar a luz às 21 horas? Se fosse às nove da manhã ainda apagava.
Mais uma grande medida do GDSE contra o lobby do petróleo.
Cuidado Galp, cuidado Chavez, se a moda pega, dão-vos cabo do negócio.
Enviar um comentário