segunda-feira, 13 de julho de 2015

Uma petiCÃO


Exmo. Sr. Governador da Província de Guanxi, Chen Wu, e Exmo. Sr. Ministro da Agricultura da Republica Popular da China, Han Changfu.

Em primeiro lugar queria pedir desculpa pelo idiota do ignorante que endereçou esta petição, pois a única coisa que ele sabe da China é que "se comem cães", e que o Festival de Yulin é o "Woodstock" da comezaina dos amigos de quatro patas. Assim sendo, não passa pela cabeça daquele ignorante que Yulin é uma CIDADE situada na província de Guangxi, e que não existe um "governador de Yulin Guangxi". Agradeço ainda ao sr. Han Changfu, ministro da Agricultura, pois apesar dessa missiva ser igualmente a ele dirigida, o energúmeno em questão não se deu sequer ao trabalho de pesquisar o nome do actual detentor desta pasta nesse país. Feita a devida retracção, deixe-me que lhe diga que fiquei fascinado com esta disposição orgânica e hierárquica na China, onde uma cidade pertence a uma província que por sua vez tem um governador, e a agricultura está a cargo de um ministério encabeçado pelo seu respectivo ministro - e nós a pensarmos que tudo se decidia após um animado combate de kung-fu, com indivíduos armados de sabre, ou apenas de mãos nuas a convocar deuses com cabeça de dragão e a voar de um lado para o outro como quem bebe um copo de água. O seu nome, Chen Wu, é que peca por ser decepcionantemente desengraçado, não sendo dado a graçolas, como por exemplo "Xixi" ou "Irokumata". A este ponto gostaria também de sublinhar que eu, como qualquer outro ocidental que se preze, não distingo o que é chinês do que é japonês, que para nós é tudo a "mesma coisa" - sim, mesmo quando investem nos nossos países ou nos compram a dívida: pouco importa se o pato é à Pequim, ou se faz uma chamada para Tóquio.

O que nos separa é a dieta, Exmo. Sr. Governador mais o outro chinoca das enxadas e dos ancinhos. Vocês aí gostam de comer cães, gatos, koalas, Marsupilamis, dinossauros, o Stitch do "Lilo & Stitch"...pelo menos acredito que é assim mesmo, e recuso-me a aprofundar este conceito, uma vez que me dá mais jeito ter a noção de que os chineses são os antípodas de tudo o que eu sou e tudo o que eu defendo - vou evitar fazer a distinção entre "pessoas" e "chineses", sabe porquê? Porque acredito que um dia também os chineses podem ser pessoas, bastando para isso que deixem de comer cão. É isso mesmo, Exmo Sr. Governador, mais o seu rústico amigo de olhos amendoados. Nós aqui no Ocidente estamos evoluídos à brava, e o senhor ficaria fascinado com aquilo que o cachorro é capaz de fazer se lhe der cinco minutos sem a tentação de servi-lo assado, guarnecido de formigas fritas e com molho de escaravelho. Sabia que se você atirar uma bola para longe,  ele vai buscá-la de volta para si, toda ensopada de baba de cão? Sim, é um animal inteligente, que lhe traz de volta aquilo que você acabou de demonstrar não querer, e por isso atirou para longe. Nós achamos isto o máximo.

Por isso enviamos esta petição "online", que podia ser assinada por gente a sério, cada um com uma assinatura no papel e devidamente identificado, mas assim é mais fácil e divertido, pois cada pessoa pode assinar mais que uma vez, e no lugar do nome pode colocar palavras ou pequenas frases de teor xenófobo, ou de conteúdo político considerado provocativo para o seu regime, ou outra parvoíce qualquer. Para que veja como levamos os cães da China a sério, a petição já leva mais de 4 milhões de assinaturas, enquanto outra apelando ao fim do tráfico de crianças para a escravatura sexual tem pouco mais de 100 mil. Temos esperança que V. Exa. largue imediatamente tudo o que estiver a fazer daqui a 11 meses, e vá até Yulin ensinar aos seus camaradas de vistas oblíquas que os cães não servem para ser comidos. Leve consigo uma bola para demonstrar o exemplo dado no parágrafo anterior, e ate um cordel no dedo para não se esquecer. Caso se esqueça, mesmo que eu lhe peça que ignore a horda de sentenças e insultos que partem do Ocidente em direcção ao seu país e ao seu povo por causa dos cães (dos direitos humanos também, mas mais por causa dos cães), pode ter a certeza que para o ano lhe mandamos outra, como fizemos há um ano ao presidente Xi Jingping - que leu com o máximo cuidado - e cujo apelo se recusou a cumprir por não dispensar um bom "hot dog" - literalmente. 

Com os melhores cumprimentos, ou em chinês, "fung fong xing ping-pong sushi",

O signatário.


Sem comentários: