quinta-feira, 9 de julho de 2015

Fifty-fifty, maybe talvez, you never se sabe


Está içado em Macau o sinal nº 3 de tempestade tropical, devido à aproximação do tufão "Linfa", nome que em português se traduz para "flor de Lótus" - ora aí está um tufão feito à medida para a RAEM. Esta é apenas uma de três tempestades tropicais que se vão passeando pelo mar do sul da China, mas só o Linfa ameaça fazer-nos uma visita, podendo ser içado o sinal nº 8 nas próximas horas. Depois de ontem ter garantido que "em princípio não seria levantado um sinal superior ao nº 3" (gostaram desta? "garantir em princípio"?), o director dos Serviços de Meteorologia e Geofísica de Macau (SMG), Fong Soi Kun, diz que "se vai estudar" a possibilidade de isso acontecer, ficando a decisão tomada por volta das 22 horas. Em Hong Kong já está içado desde as 15 horas o sinal nº 8, mas convém não esquecer a dimensão do porto da RAEHK e a dimensão da região vizinha, onde existe ainda o risco de desabamentos de terra junto das colinas.Venha ou não a ser levantado o sinal 8, que na melhor das hipóteses pode valer uma manhã de folga aos serviços públicos, o Linfa deixou-nos saber um pouco mais sobre este fenómeno climatérico:

- Os tufões são como os parentes indesejados: aparecem sem avisar;

- Existem tufões de sinal nº 8 mais fortes que outros;

- Os tufões podem vir aos pares, como as cerejas, ou em trio, como os títulos do Benfica, ou não vir de todo, como...os títulos do Benfica;

- A imprevisibilidade dos tufões é como a diarreia, e vai rapidamente de "nem pensar" a "oops, aí vem ela!";

- Ao contrário dos furacões, que só têm nomes de mulheres, os tufões têm nomes de mulher, homem e animal de estimação;

- Os tufões ora são como as gasosas e "perdem força", ora como os eleitores indecisos e "mudam de direcção";

- Os tufões não têm consciência social e não ouviram falar do recente "crash" dos mercados, e assim  aparecem na mesma;

- Os SMG ainda são um sítio porreiro para se trabalhar, vindo na calha uma ou outra vez por ano, e na maior parte dos casos durante a chamada "silly season".

E por falar em "season", aí está a época dos tufões. Abrigue-se, se quiser, mas para quem nunca presenciou a um tufão, vou-lhe dizendo que não perde nada - nem é tão mau quanto o nome indica, e às vezes fica-se por um "tufinho".

Sem comentários: