quinta-feira, 23 de outubro de 2014

1X2 na Champions



Uma vitória, um empate e uma derrota, saldou-se desta forma a participação das equipas portuguesas na Liga dos Campeões, que teve ontem e terça a sua terceira ronda da fase de grupos. O FC Porto foi a única formação lusa ao sair vitoriosa, derrotando no Dragão o Athletic Bilbao por 2-1, com golos de Herrera aos 45 minutos, e Quaresma aos 75, depois de Guillermo Hierro ter feito o empate para os bascos aos 58 minutos. Os dragões estão bem encaminhados para conseguir o apuramento, liderando com 7 pontos contra 5 dos ucranianos do Shaktar Donetsk, que foi à Bielorrússia golear o BATE Borisov por 7-0 (!) com a curiosidade de todos os golos terem sido apontados por jogadores brasileiros, com Luiz Adriano a marcar cinco apenas à sua conta. O BATE soma três pontos e o Athletic Bilbao um ponto apenas.



No Grupo G o Sporting foi a Gelsenkirchen perder com o Schalke 04 por 4-3, numa partida em que os leões se podem queixar da arbitragem muito "caseira". Nani deu vantagem à equipa de Marco Silva aos 16 minutos, mas a expulsão do central Maurício ainda no primeiro tempo complicou as coisas, e os alemães chegaram aos 3-1. Mesmo a jogar com dez o Sporting conseguiu empatar, mas no último minuto um "penalty" mal assinalado ditou a derrota, e o último lugar do grupo com um ponto, contra 7 do Chelsea, que goleou o Maribor por 6-0, e cinco do Schalke. Noutras partidas do dia destaque para a goleada do Bayern por 7-1 no Estádio Olímpico de Roma, a contar para o Grupo E, que deixa os alemães no topo só com vitórias, enquanto que no Grupo F o Paris SG foi ao Chipre vencer o APOEL por 1-0, mantendo a liderança com sete pontos, mais um que o Barcelona que venceu em casa o Ajax por 3-1.



Já ontem o Benfica não foi além de um empate sem golos no Estádio Louis II, complicando bastante o apuramento para a fase seguinte. Os encarnados jogaram os últimos quinze minutos do encontro reduzidos a dez unidades devido à expulsão do central Lisandro Lopez por acumulação de amarelos, e apesar de terem somado o primeiro ponto estão em último lugar do Grupo C, estando praticamente obrigados a vencer os encontros que faltam, em casa contra Monaco e Bayer Leverkusen, e pelo meio na deslocação à Rússia, contra o Zenit. O Leverkusen assumiu a liderança do grupo com seis pontos, depois de derrotar em casa o Zenit por 2-0, seguindo-se o Monaco com 5 e os russos com 4 pontos.



No Grupo C o Real Madrid foi a Liverpool vencer por claros 3-0, não deixando os seus créditos de campeão europeu por mãos alheias. C. Ronaldo marcou o primeiro e o francês Benzema os dois restantes. A equipa merengue lidera com nove pontos, contra 3 dos búlagaros do Ludgorets, que venceram em casa por 1-0 os suíços do Basel, que somam igualmente três pontos, tal como o Liverpool. O finalista vencido e rival da capital espanhola, o Atletico Madrid, goleou os suecos do Malmoe por 5-0, e lidera o grupo A com seis pontos, tantos quantos o Olympiakos, que derrotou na Grécia a Juventus por 1-0. Transalpinos e suecos repartem o último com três pontos. Finalmente no Grupo D o Dortmund foi passear à Turquia, onde venceu facilmente o Galatasaray por 4-0, enquanto o Arsenal foi à Bélgica vencer o Anderlecht por 2-1, e ocupa o 2º lugar com seis pontos. Turcos e belgas estão praticamente de fora da fase seguinte, partilhando o último lugar com um ponto cada.



Sem comentários: