terça-feira, 22 de junho de 2010

Nas bocas do mundo


A selecção portuguesa encantou o mundo com a goleada obtida ontem frente à Coreia do Norte. O tablóide inglês The Sun destaca a exibição da equipa de Carlos Queirós, e a velocidade com que os portugueses trocam a bola, de "meter inveja" à selecção inglesa. O jornalista Mark Irwin diz ainda que na Coreia do Norte os adeptos precisaram de 18 horas para ver o jogo contra o Brasil, e que "terão que esperar mais tempo" para ver este. Na verdade o jogo foi o primeiro a ser transmitido em directo para o país mais isolado do mundo.

No país de "nuestros hermanos", o jornalista Tomás Campos, da Marca, diz que Portugal "levou a sério" o encontro com a Coreia do Norte. "A selecção lusa acabou com quaisquer dúvidas com um festival de bom futebol e muitos golos. A Coreia do Norte aguentou até depois do golo de Raúl Meireles, e foi na segunda parte que os portugueses abriram a tampa do seu perfume". Muito poético, o senhor Campos.

"Sete golos num jogo, e Cristiano Ronaldo marcou", é assim que o francês L'équipe inicia a crónica da goleada portuguesa. "Os portugueses andaram na água", escreve o jornal francês, bastante mais preocupado com o estado caótico em que se encontram os "les bleus", lembrando que "Desde a goleada da Alemanha por 8-0 frente à Arábia Saudita em 2002 que não se via nada assim".

Portogallo a raffica, Nordcoreani affondati, escreve Gaetano De Stefano, do Gazzetta dello Sport. Os italianos, também eles invejosos da capacidade de concretização de Portugal, falam em "arte", elogiam o ex-juventino Tiago, e destacam o facto da selecção portuguesa ter "resolvido praticamente" a qualificação, obtendo um goal-average que os permite partir para o jogo com o Brasil sem preocupações de maior.

Do outro lado do Atlântico, o Crónica de Buenos Aires escrevia a letras bem gordas: PORTUGAL: ¡LA GRAN SIETE!, referindo que "só um milagre" afastará os portugueses dos quartos-de-final, e lembrando que a seguir vamos ter pela frente o Brasil, "que não dará tantas vantagens" como os norte-coreanos. Certamente que aos argentinos daria um gozo enorme ver o Brasil cair aos pés de Portugal.

Deste lado do mundo, a goleada de Portugal mereceu destaque: "no sétimo céu", escreveu o Bangkok Post, título também escolhido pelo The Standard de Hong Kong, que acrescentou que os portugueses "não mostraram misericórdia" contra os norte-coreanos. Na imprensa de Macau, claro que não se falava de outra coisa, e o jogo de ontem fazia a capa dos três jornais em língua portuguesa, enquanto que no Ou Mun se lia: 葡軍贈朝鮮七個窿. Motivos de orgulho, todos temos.

Sem comentários: