quinta-feira, 17 de junho de 2010

Goleada argentina e o milagre grego


A Argentina puxou dos galões e goleou a Coreia do Sul por quatro bolas a uma, em jogo da segunda jornada do Grupo B. Os argentinos contaram com a ajuda de Chu-Young Park, que marcou um autogolo aos 16 minutos. Higuaín ampliou a vantagem aos 33 minutos, e os coreanos ainda reduziriam antes do intervalo por Chung-Yong Lee. Na segunda parte a Argentina marcou por mais duas vezes por Higuaín, que apontou o primeiro hat-trick do torneio. A Argentina mostrou credenciais, e só uma conjugação muito estranha de resultados os impedirá de passar aos oitavos-de-final.


No segundo jogo da noite, os gregos conseguiram não só marcar o primeiro golo em mundiais, como ainda venceram pela primeira vez um jogo! A Nigéria adiantou-se no marcador aos 16 minutos por Kalu Uche, mas alguns minutos mais tarde Sani Keita deitou tudo a perder. O médio nigeriano agrediu Vasilios Torosidis sem bola, e o árbitro colombiano Oscar Ruiz no hesitou em mandá-lo mais cedo para os balneários. A Grécia acreditou, e Dmitris Salpingidis fazia história aos 44 minutos, ao apontar o primeiro golo dos gregos em fases finais do campeonato do mundo. Na segunda parte a reviravolta ficaria completa, com Vasilios Torosidis a marcar aos 71 minutos, um golo com culpas para o guardião nigeriano Enyema. A Grécia soma os três pontos, e continua na corrida a um lugar nos oitavos-de-final.

A Argentina precisa apenas de um empate frente aos gregos para vencer o grupo, e poderá vencê-lo ainda caso percam por menos de três golos, e a Coreia do Sul não vença a Nigéria por mais de dois golos. Os gregos podem qualificar-se em primeiro lugar caso vençam os argentinos, e a Coreia do Sul não vença a Nigéria, e ainda caso empatem com a Argentina, e a Nigéria vença a Coreia do Sul. A Coreia do Sul qualifica-se se vencer a Nigéria, mas basta-lhes um empate caso a Argentina vença a Grécia. Para os nigerianos, as contas estão muito mais complicadas: precisam de vencer a Coreia do Sul e esperar que a Argentina vença a Grécia.

Sem comentários: