quarta-feira, 16 de junho de 2010

Bafo de dragão


Festeja-se hoje o Festival do Barco Dragão, ou Tung Ng (端午節), feriado em Macau e Hong Kong, e desde 2008 também na China e em Taiwan. O festival coincide com o quinto dia do quinto mês do calendário lunar, um "duplo cinco". Neste dia é costumeiro comer-se o chong (粽子), uma espécie de bolo de carne com arroz glutinoso, embrulhado em folhas de bambu (a mãe da minha amiga faz uns muito bons), bebe-se o hong wang chao (雄黄酒), um espécie de vinho medicinal, e corre-se o barco dragão.

O Tung Ng celebra a lenda de Qu Yan (屈原), um pensador chinês que servia o rei de Chu no terceiro século A.C.. Qu era bastante sábio e respeitado pelo rei, o que causava a inveja de alguns elementos da corte. Estes acusaram-no de conspiração, e Qu foi despedido pelo rei. O sábio resolver então afogar-se no rio Milo (汨罗江) com uma pedra amarrada à cintura. Os súbditos do rei, que gostavam muito de Qu, tentaram salvá-lo, usando barcos para o procurar no rio. Sentindo que o tinham perdido para sempre, começaram uma tradição de cozinhar arroz e atirá-lo ao rio. Como eram os peixes que comiam o arroz, resolveram embrulhá-lo em folhas de bambu, para que chegasse em condições ao espírito de Qu, no fundo do rio.

As corridas do barco dragão realizam-se nos Lagos Nam Van, e têm sempre honras de transmissão televisa. Este ano no choveu, pelo menos tanto como nos últimos anos. Estas corridas costumam ser sempre muito "molhadas". Este feriado marca o início daquele calor horrível e das chuvas de monção que se prolongam até finais de Setembro. É caso para dizer que o dragão chega de barco, e ficamos a sentir o seu bafo.

Sem comentários: