sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

A semana em revista


. O Hoje Macau faz capa na sua edição de hoje com os quatro possíveis candidatos à sucessão de Edmund Ho no cargo de chefe do executivo, cujos defeitos e virtudes foram analisados ontem na imprensa chinesa, mais exactamente no jornal Va Kio. São eles os actuais secretários para a educação e cultura e economia, Chui Sai On e Francis Tam, respectivamente, o empresário Ho Iat Seng e ainda o Procurador do MP, Ho Chio Meng. Atendendo que os dois primeiros representam uma continuidade que não deve persistir, e o terceiro sofreu uma surpreendente derrota nas últimas eleições para a ANP, aliado ao facto de algumas correntes defenderem que o próximo CE "deve ser um funcionário público", considero Ho Chio Meng o grande favorito.

. A população de Macau será a mais envelhecida do mundo em 2050, noticiou o Ponto Final. Segundo um estudo do The Economist na última edição do seu "Pocket World in Figures", a população de Macau em 2050 terá tantas pessoas acima dos 55 anos como abaixo, prefazendo uma média de 55,5 anos. Ficamos também a saber que a Noruega é o país com o maior índice de desenvolvimento humano, a Austrália o país onde se bebe mais alcool, Andorra o país com a maior esperança média de vida, e o Japão o país onde se compram mais jornais. Ah sim, e o Big Mac mais barato do mundo compra-se na China, e o mais caro na Islândia.

. O Lam Pak, o clube de futebol de maior sucesso do território, foi alvo de uma pequena menção no website da FIFA, a autoridade máxima do futebol. Segundo a FIFA, que incluíu esta estatística num conjunto de "fait-divers" relacionados com o "world football", o clube macaense é o mais concretizador do mundo, com uma média de mais de 4 golos por jogo no campeonato local. Apesar da pobreza Franciscana que é o nosso campeonato (será também o que regista a menor assistência de público do mundo?) uma menção deste tipo eleva sempre a moral.

. Na justiça, um funcionário da Câmara Municipal de Macau Provisória (CMMP, actualmente IACM) foi condenado a uma pena de sete meses de prisão, suspensos por um ano, pelo crime de peculato. Os factos reportam-se ao ano 2000, por altura do GP de Macau, quando o funcionário em questão se terá aproveitado indevidamente de subsídios num total de...7 mil patacas. Entretanto um crime hediondo foi praticado anteontem na noite de Macau: um grupo de 11 adolescentes terá morto e pegado fogo a um gato (?), ao ponto do animal ter ficado completamente carbonizado.

. Quanto a leituras, recomendo os artigos de Pinto Fernandes, ontem, e Carlos Morais José, hoje, no HM, entitulados "Realidades de difícil compreensão" e "Para além do frio", respectivamente. O jornalista José Miguel Encarnação traz-nos notícias de Seul, e da tragédia do passado Domingo que destruiu a Namdaemun, o monumento de maior orgulho para os sul-coreanos em "Sortes diferentes", enquanto o blogue TIMOR LOROSAE NAÇÃO traz-nos os desenvolvimentos da nova crise em Timor-Leste.

Bom fim de semana.

Sem comentários: