segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

O grande circo (Edison) Chen




O escândalo sexual que está a abalar Hong Kong e já começa a ser seguido um pouco por todo o mundo começa a ganhar contornos gigantescos. Ontem a revista “Sunday” publicou uma série de fotografias censuradas em que se podem ver as actrizes/cantoras Cecilia Cheung e Gillian Chung, entre outras, em poses pouco decentes. O Bispo John Tong, citando os dez mandamentos, vem pedir que não se baixem ou distribuam as fotografias, e Gillian Chung tinha uma conferência de imprensa marcada para esta tarde. O site taobao.com alega ter todas as fotografias e promete vendê-las por 10 RMB (11 patacas) cada, o que o jurista do território vizinho Wong Kwok Tung já veio afirmar que se considera “receptação de objectos roubados”. Na China fala-se da publicação em breve de um vídeo pirata que promete apimentar ainda mais o caso.

A verdadeira questão prende-se com a atribuição das culpas pelo sucedido. As autoridades fizeram algumas detenções, e debate-se sobre a responsabilidade do actor/cantor Edison Chen, que permitiu que estas fotos viessem a público. Fala-se também da motivação das jovens celebridades envolvidas na sessão, e se terão sido coagidas. A verdade é que a julgar pela pose em algumas das fotografias, será difícil às jovens convencer qualquer juíz de que as mesmas foram tiradas sem o seu consentimento prévio, enquanto especialistas defendem que as possibilidades das fotografias terem sido digitalmente alteradas é “mínima”. Em Macau as reações foram diversas, e cada caixa do artigo de 8 páginas do “Sunday” leva a que se conte uma pequena “estória” que leva a uma complexa e misteriosa teia que envolve os meandros do mundo do espectáculo, dos negócios e mesmo da política da região.

É quase certo que algumas destas fotografias foram tiradas entre 2003 e 2005, e outras até antes, e atendendo às idades actuais de Cecilia Cheung e Gillian Chung, 27 anos, dá para perceber que teriam entre 21 ou 22 anos na altura. As Twins gravaram o seu primeiro disco em 2002, e terão atingido o seu apogeu entre 2003 e 2004. Isto reabre um debate bastante antigo: ir até onde para atingir o sucesso? Já se sabe – e isto sem querer apontar o dedo a ninguém ou a qualquer grupo – que o talento não anda por aí a jorrar aos cantos, e uma Edith Piaf, Maria Callas ou Amália Rodrigues não aparecem às mãos cheias. Mas será necessário sujeitar tantos jovens aspirantes a artistas a passar por estes “canais apropriados”, sabendo eles que, com ou sem pudor, há sempre alguém que queira, caso eles recusem.

Gillian Chung é face mais visível de todo este escândalo, e vítima por excelência. A cara metade dos Twins, grupo de “coelhinhas” angélicas e impolutas que têm entre o segmento dos pré-adolescentes a sua principal base de fãs, terá muita dificuldade em explicar a estes fãs o que aconteceu, afinal. Mesmo a Disney – conhecida pelas suas rigorosas e drásticas medidas – retirou o vídeo das Twins da sua campanha de ano novo no parque de Hong Kong. Na verdade fica muito difícil explicar às criancinhas a razão da adorável “mui mui” ter sido apanhada naqueles trejeitos. A outra “twin”, Charlene Choi, veio a público desmentir uma alegada tentativa de suicídio por parte de Gillian. Muitos são os casos na região em que uma “perda de face” desta natureza leva jovens a atitudes mais radicais e por vezes impensadas.

Foi-me dito que muitas meninas da região, na casa dos 20 anos, contratam por vezes fotógrafos que capturem a beleza única e genuína da sua idade, para no futuro recordar, e de como muitas vezes essas fotografias pode cair nas mãos erradas. Foi-me também dito que muitos jovens, e não só, na ânsia de mudar de telemóvel, esquecem fotografias ou filmes que são aproveitados por terceiros, naquilo que em muitos países (hello, Japan) é considerado um lucrativo negócio. É para que se entenda um pouco da mentalidade de muito boa gente. E chamemos-lhe “voyeurismo”, parafilia ou outra coisa qualquer, basta procurar na internet a quantidade de “ismos” e “filias” que existem hoje em dia para que se perceba a diferença que uma pequena fotografia ou um vídeo de alguns segundos pode fazer na vida de alguém.

Entretanto o actor Chan Chi Wai (uma espécie de Fernando Mendes de Hong Kong) já veio a público apelar aos cibernautas a não partilhar as fotografias, usando mesmo uma analogia bastante interessante: “imaginem que eram as vossas filhas ou irmãs”. Se fossem a minha filha ou irmã, eu tinha vergonha, que é coisa que parece faltar no meio artístico de Hong Kong. E com todo o respeito pelo sr. Bispo John Tong, a moral há muito que pulou de fora deste barco. Provavelmente um dia, pela janela do quarto de Edison Chen.

Ultima hora: Veja aqui a conferência de imprensa dada por Gillian Chung esta tarde em Hong Kong, onde a vocalista das Twins pede desculpa pelo incómodo que todo este caso causou aos seus fãs, família e agência, e onde promete "trabalhar mais e melhor" no futuro.

11 comentários:

Anónimo disse...

Eu, como não estou preocupado com falsos moralismos, gostava mesmo era de ver as fotos sem censura. Não se arranja nada para nos regalar a vista, caro Leocardo? Aquelas barras pretas são irritantes à brava!

Anónimo disse...

o que mais me irrita é ver estas gajas armarem-se agora em vítimas coitadas,mas quando elas fizeram aquilo que fizeram com o edison com uma camara de filmar não pensaram nas consequencias,agora coitadas,ah e tal,só o edison que é o unico vilão desta história.elas que quiseram ser filmadas e agora tem que aguentar as consequencias

Anónimo disse...

Apoio o anónimo das 0:39! Encontrem-se os culpados, aqueles que se apoderaram do que não lhes pertence e basta! O resto é conversa de café e falso moralismo de gente sem vida própria... Vão mas é para casa rezar ou ver a telenovela! Quanto às fotos.."Elas andem aí"..basta procurar!

Anónimo disse...

Sugestões de links? Ainda só descobri meia-dúzia de fotos a sério...

Anónimo disse...

Caro anónimo,

É extremamente fácil ter acesso a todas as fotos originais (neste momento há mais de 250) sem qualquer problema. Elas estão todas disponíveis online ao público, basta saber procurar no local certo

Pessoalmente não tenho problema nenhum em partilhar com todos a forma de as encontrar.

No entanto este blog pertence ao Leocardo, que faz um grande esforço para mantê-lo num nível elevado, e não acho bem estar aqui a usá-lo para "publicitar" este tipo de informações ao público e alimentar ainda mais este triste espetáculo.

De qualquer maneira, quem manda é o Leocardo.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 6:46,

«Faz um grande esforço para mantê-lo» está errado. Correcto seria «faz um grande esforço para o manter».
E é «espectáculo», com «c» antes do «t».

Assim se escreve bom português!

Leocardo disse...

Por mim toda a gente é livre de partilhar as fotografias ou deixar links onde podem ser encontradas. Eu não as publico por uma questão de gosto (a propósito, aquelas no post são apenas scans da revista "Sunday"), mas somos todos adultos aqui, portanto...

Já agora concordo com as opiniões aqui expressas; as meninas não são nenhumas vítimas, claro.

Anónimo disse...

http://images.google.com/imgres?imgurl=http://i117.photobucket.com/albums/o68/bruceleeiscoming/Edison_Chen.jpg&imgrefurl=http://dimsumcinema.wordpress.com/2008/02/09/kira-de-death-note-esta-en-el-caso-de-edison-chen/&h=400&w=262&sz=25&hl=zh-TW&start=603&um=1&tbnid=s-uVAlIgILtVcM:&tbnh=124&tbnw=81&prev=/images%3Fq%3DEdison%2BChen%2B%26start%3D600%26ndsp%3D20%26um%3D1%26hl%3Dzh-TW%26lr%3D%26sa%3DN

Anónimo disse...

Muito bem, aqui vai:

- Estas fotos não podem ser encontradas em websites pois tal é demasiado exposto e "dá muito nas vistas". Para tal, têm primeiro de fazer o download de um programa de partilha (p2p) de ficheiros (músicas, fotos, videos, etc...)

- Como a maioria das pessaos que estão a partilhar estas fotos são chinesas, terão de fazer o download do programa p2p mais popular em HK, pois é lá que está tudo.

- Ora o programa chama-se FOXY, e pode ser encontrado aqui:

http://download.gofoxy.net/

- Aqui há um pequeno problema que é o facto da página e o programa estarem em chinês. Eu sugiro que peçam ajuda a alguém que fale chinês e até podem perguntar pelo FOXY pois quase toda a gente conhece-o.

- Uma vez instalado, basta introduzirem a palavra "Edison", optar por fotos, e voilá. São aos milhares (muitas estão repetidas).

Espero não ir parar ao inferno por isto hehehe

Anónimo disse...

vey
eo axu assim
eli pod faze bokete avontad
mais eo axu q fka pondo foto na net uma falta d vergonha da porra
tipow
eo gosto d++ dele
só q issu n poide n neah!!!!
^^
xaw p vcs

Anónimo disse...

Eu acho que esse Edison Chen é um canalha, para não dizer tarado!!! Força ai Gillian Chung, não te esqueças que eu e muitos dos teus fãs estamos aqui para te apoiar. Beijinhos Gillian, estamos contigo!!!