terça-feira, 23 de agosto de 2016

Sinceramente vossos, "preocupados"


Wong Sio Chak, Secretário Para a Segurança, fez ontem (segunda) um balanço do que tem sido feito (ou não) na área que tutela, e diz-se "preocupado". Ou melhor, diz-se preocupados, pois nesse universo que de homogéneo não tem nada que é o dos diferentes ramos das Forças de Segurança, a unidade é tudo. Neste particular o antigo Director da PJ tem-se saído bem no papel de Neptuno, o consensual e apaziguador rei dos sete mares, e de todas as suas criaturas. E mau mau Miguel, que lá estou eu a faltar outra vez ao respeito a uma das altas individualidades da RAEM - querem lá ver, que nunca mais aprendo? Mas ainda vou a tempo de me retrair; onde digo "Neptuno", queria dizer "Exmo. Sr. Comandante Neptuno". Está melhor assim?

Restabelecida a ordem, e antes de passar ao que preocupa a chibaria...oops! A digníssima chibaria  (continência), gostaria de recordar mais uma vez que esta área da Segurança é a tal em que "o segredo é a alma do negócio", ou seja, o seu responsável máximo pode alegar "razões de segurança" para se esquivar de responder a esta ou aquela questão, ou puxar da carta do "sigilo" cada vez que alguém lhe atira com um "straight flush" de perguntas incómodas. Isto pode ser considerado certo/normal/uma vergonha, conforme o caso em análise e os diferentes pontos de vista. Eu prefiro olhar para isto do prisma de quem acha que a bófia sabe o que faz. Oops! A exma. sra. bófia, peço desculpa. Então o que tanto  os "preocupa", afinal?

Veículos a circular no sentido contrário, por exemplo. Parece que durante a minha ausência foi notícia um indivíduo que fez o percurso entre Macau e Taipa - ou vice-versa, e parece que para o tipo também não tinha importância - no sentido contrário! Meu Santo ?, Deus dos agnósticos,  como é isto possível, circular num dos dois únicos sentidos destinados ao efeito, só que logo por azar o incorrecto? Bem, vou deixar-me de brincadeiras pois isto é muito, mas mesmo muito sério: o indivíduo vinha ao volante...COM OS CORNOS CHEIOS DE DROGA! Tchan, tchan, tchan! A este ponto volto a recordar que estive ausente de Macau e desconheço detalhes do incidente, mas desconfio que os factos terão ocorrido a altas horas da matina, pois caso fosse durante uma hora em que houvesse magotes de trânsito  (basicamente todo o dia, lá está), a notícia teria contornos bem mais elaborados. E muito mais molho, também.

E é por isso que temos os "kai fong", e as Senhoras Democráticas, e mais o raio que os parta...oops! Outra vez: o raio que os parta, POR OBSÉQUIO, para se pronunciarem sobre o que não sabem, acrescentando mais um cromo à caderneta do disparate - uma colecção impressionante aquela, e de que se parecem orgulhar, também. Não adianta explicar a estes grunhos que aumentar as penas dos crimes de droga não acaba com a droga - torna-a mais cara, isso sim! Mas esqueçam, senão ainda se arriscam a levar com uma das respostas inteligentes-parvas da praxe, do tipo "Então acha bem que se ande por aí a conduzir na contra mão?!?!" - o populismo no seu seu estado mais embrutecido e bovino. E nem vale a pena explicar a estas acéfalas criaturas que levar com um bólide em cima de tal maneira que ocorre a cessação completa das funções vitais não varia conforme o estado do indivíduo que o conduzia, o que tomou,  se adormeceu ao volante ou acabou de saber naquele exacto momento que era corno: é a mesmíssima coisa. E não, "ser atropelado por um bezanado que minutos antes havia chafurdado com o focinho no pó" não é o que se engloba na categoria de "crimes relacionados com o tráfico de estupefacientes".

Mas shush, não interessa, que o sr. Secretário promete que a lei vai ser revista, temei, ó motorizados da passa, e fosse permitido fuzilá-los a todos, era lançada amanhã a primeira pedra para a construção da versão local da Praça de Touros do Campo Pequeno. Ele não sabe quando, nem como, nem quem vai proceder à tal revisão da lei, mas a chungaria que não passar no teste do "narsómetro" - aparelho que mede a intensidade da narsa que um gajo leva nos cornos, a ser inventado em breve - vai toda corrida com penas tão pesadas, que não vai haver violador ou homicida em série que pondere mudar para esse ramo de actividade. Já que estamos com a mão na massa, proponho ainda punições para quem for conduzir: 1) Menstruada, 2) na menopausa e ainda 3) depois de uma derrota do Benfica. É um facto que os dois primeiros aplicam-se apenas às senhoras, e o terceiro aos periquitos da Terceira Circular, mas nem por isso deixam se ser estados alterados, e que representam um perigo para a segurança rodoviária. E o que mais "preocupa" os responsáveis pela Segurança em Macau, que "doizosabenssói", pobrezinhos?

O aumento do crime violento. A violência doméstica?!?! Na, isso está catalogado na secção de "actividades recreativas", e "crime violento" a que o sr. Secretário se refere tem a ver com as actividades económicas paralelas à indústria do jogo - agiotagem, rapto, cárcere privado, homicídio, chantagem, extorsão, em suma, tudo  festinhas no lombo, em comparação com a droga - isso sim, uma coisa horrível, que pode matar só de olhar para ela. É complicado para a tutela agir em conformidade com o problema, pois isto é um cancro inoperável. Tem que ser, "prontes", têm que se partir alguns ovos para que façam omeletas, e se em vez de ovos partidos forem tipos a cair de prédios quando vão a correr à frente da bófia, que seja. Ooops, "querida bófia". Ou "bófiazinha", pronto. Os casinos têm que dar dinheiro para haver cheques todos os anos prá malta, mas nada de putedo, seitosos e narcóticos - tudo preso, toca a andar. Ai "faz parte"? Problema deles, que se desamerdem. Tudo preso! É esta a mentalidade vigente, enfim, se calhar pensam que os lucros do jogo dependem dependem das velhinhas que vão dar à manivela nas "Slots" e de seguida vão ao jardim praticar Taishi Quan, para relaxar depois de tanto "entretenimento". Nada de burgessosbarrigudos que gamam uns milhõezitos "ao povo", vêm cá "livrar-se da prova", e depois disso querem dar uma queca. E alguns ainda uma bezanita de paralisar os neurónios. Gostos, enfim.

Eu também me preocupo, tal como o Sr. Secretário, e...oops! Não, nada disso, que disparate - a preocupação do sr. Secretário cheira a sabonete, que ele é pago para se preocupar, enquanto eu "zé ninguém" preocupo-me no recinto de futebol de sala na rua aqui em baixo. É realmente complicado exercer um cargo político destes, que requerer tanto "equilibrismo" - e quando ainda por cima o sr. Secretário é óptima pessoa, sem qualquer sarcasmo. Ficava mais fácil identificar os autores desta nova vaga de "crimes violentos" se tivessem a cara do Jason Chao, ou do Scott Chiang, ou quem sabe uma aplicação da UBER. Se forem professores universitários de Hong Kong conotados com associações ou partidos pró-democracia, ficam logo no terminal de jetfoil e dali não passam. Os bandidos, a virem para aí com livros, a querer dar conferências, e isso...se estiver a conduzir no sentido contrário na ponte, já se sabe, é um "drogado", agora, como se reconhece um agiota? Pode ser qualquer pessoas, bolas! Um de nós, nessa chuva dissolvente, no seu caminho de casa. Eu preocupo-me, sim, e muito. Mas o melhor é não pensar muito no assunto.



Sem comentários: