segunda-feira, 4 de abril de 2011

Songs for Japan?


Há agora um disco cujas vendas revertem a favor da Cruz Vermelha japonesa, o "Songs for Japan", uma colectânea em CD duplo de temas de vários artistas. Acho uma ideia óptima, claro que a indústria discográfica também deve fazer face às crises, ajudando como pode ($$$), e não há mal nenhum nisto.

O problema é que este disco não foi especialmente gravado com as vítimas do tsunami e terramoto de há um mês no Japão em mente. É uma colectânea rasca de temas já previamente gravados por artistas diversos, e alguns dos temas estão colocados no disco de forma...er..."irónica".

A começar pelo tema de abertura do primeiro disco: "Imagine", de John Lennon. É um hino à fraternidade universal, pois. E toda a gente conhece o John Lennon, até no Japão, sim, porque o John Lennon casou com uma japonesa, e dispensa apresentações. Canção que certamente toda a gente que não é uma dona-de-casa com mais de 50 anos passa à frente.

No segundo tema aparece o inevitável eterno candidato ao Prémio Nobel da Paz, Bono, e os seus U2, com "Walk On", um tema dedicado a Aung San Suu Kyi (vem mesmo a propósito). Uma canção destinada a ser a banda sonora de tragédias famosas, como já foi depois da destruição das torres gémeas de Nova Iorque, em 11 de Setembro de 2001. Já foi mau o que os japoneses sofreram, e depois disso ainda levam com o cagalhão do Bono.

Depois vem ao de cima o sentido de humor dos compiladores do disco: o terceiro tema é o velhinho "Shelter from the Storm", de Bob Dylan? Get it? Abriguem-se da tempestade! Só que agora já é um bocadinho tarde, ó Bob. O resto do disco 1 inclui material tão variado como Lady Gaga, Eminem (c/Rihanna), Justin Timberlake ou Pink. O destaque vai para a faixa nº 8, "Firework", de Katy Perry, um tema bem festivo para a ocasião.

No disco 2 temos Bon Jovi, Elton John, Kings of Leon, Sting, entre outros. O destaque vai para a faixa 13, "Teo Torriatte (Let Us Cling Together)", dos Queen, que é o único tema do reportório da banda em que Freddie Mercury canta uns versos em japonês. Bem jogado, sim senhor. A penúltima canção do disco faz-nos dançar, com Shakira em "Whenever, Wherever", antes de encerrar com o melancólico "Sunrise", de Norah Jones. Estão a ver, "Sunrise" é "nascer do sol", e o Japão é o país do Sol Nascente ("rising sun"). É para que se levantem, coitadinhos.

A ideia é muito boa, só que o conteúdo é uma belíssima merda. Mais vale doar o dinheiro directamente à Cruz Vermelha japonesa do que levar este bocado de lixo para casa. Mas há pessoas que compram, depois gostam de deixar lá em casa à vista de toda a gente, para que se pense que são uns gajos mesmo muito humanitários e tal. São uns pirosos, é o que são. Uma enorme desilusão, este disco.

13 comentários:

Anónimo disse...

Nem todos podem ser ultra modernos, cool e ter o bom gosto do nosso Leocardo. Como por exemplo aqui: http://curtasgrossas.blogspot.com/2010/04/kesafoda.html

Anónimo disse...

vá, vá, não sejam animais, não vale downloadar esta pérola no pirate bay...

Anónimo disse...

Emule

Anónimo disse...

Em apenas alguns minutos eu tenho logo o "cd" todo no meu computador com todas estas musicas e de borla.EMULE.Claro que as pessoas compram só para show off para mostrar aos amigos que é solidário.

Anónimo disse...

também há aqueles que são camaradas e depois de comprarem o CD o metem na net ;)

Anónimo disse...

roubarias um carro? roubarias uma carteira? então não pirateies música nem filmes da net apesar de windows e tudo o que é OS em PC's e telemóveis o deixarem.

Anónimo disse...

Roubar o que?Está na internet,faço dowload gratis é roubar???È crime??Eu sei lá,ninguem me disse nada,o EMULE não disse para mim que é crime nem esta la escrito.Fazer download grátis para uso próprio não é crime,o que é crime é uma pessoa depois vender estes downloads gratis a outras pessoas e fazer dinheiro,isso é crime.Alias se fazer downloads de musica gratis fosse crime então qualquer pessoa que tira programas da tv e poe depois no youtube tambem poderia ser considerado crime.E quem compra dvds piratas no zuhai não é crime???

Anónimo disse...

Anónimo das 18:04 estas pessoas que compram cds musicas e depois metem na net para outras pessoas de borla é que são mesmo solidárias ahahah

Anónimo disse...

seguindo a lógica da abécula das 19:52 então se eu roubar um carro, etc, mas depois não vender não é crime?
esqueces-te que os CD's estão á venda?

Anónimo disse...

O que a verdadeira abécula, a das 21:44, não percebe é que se eu robubar um carro o legítimo proprietário fica sem ele, enquanto que se eu fizer download de uma música ela não desaparece. Não é roubar porque o autor da música continua a deter os seus direitos e continua a mamar à conta dela por outras vias. Essa conversa da treta da teoria do roubo só convence idiotas. Comparações absurdas...

Anónimo disse...

Muito bem anónimo das 21:44 comparar uma musica que tiramos de borla na net com um carro roubado,muito bom mesmo.Esta piada nem o gado fedorento consegue fazer.Parabéns.

Anónimo disse...

Se não fosse o download grátis de músicas muita gente nem ia aos concertos e nem conhecia vários cantores e bandas.

Anónimo disse...

Cara a quanto tempo tu está sem transar ??? A única merda nisto tudo é tu mesmo que se acha o rei da cocada, tu é daqueles cara que batem punheta olhando a própria bunda no espelho ...