quarta-feira, 13 de abril de 2011

Quem quer ser um padre milionário?


"Deus está no meio de nós". Mas eu acredito que ele gosta mais de andar junto de alguns do que no meio do resto da carneirada. Uma omnipresença um tanto ou quanto elitista. E com a sua capacidade divina de alterar a vida dos crentes acaba por tocar meia dúzia de afortunados de forma especial. Provavelmente terá a ver com a dedicação que estes lhe retribuem em vida. A retribuição do Padre Melícias é de 7450 euros.

A minha será provavelmente zero. Mas eu não vou à missa a não ser em casamentos, baptizados ou quando alguém estica o pernil. Por isso o Padre Melícias, que até é uma espécie de padre do jet-set foleiro, que casa tudo quanto é azeiteiro da bola e mulher esticada, parece-me perfeitamente justo que ganhe esta exorbitância. E ou muito me engano ou esta notícia gerou uma afluência aos seminários fora do comum. Com uma reforma destas nem um deputado com dois mandatos cumpridos consegue chegar às traseiras das sandálias do franciscano Melícias.

"Com 71 anos, Vítor Melícias declarou, em 2007, ao Tribunal Constitucional um rendimento total de 111 491 euros, dos quais 104 301 euros de pensões e 7190 euros de trabalho dependente. 'Eu tenho uma pensão aceitável mas não sou rico', diz o sacerdote. Em 14 meses, o sacerdote, que prestou um voto de obediência à Ordem dos Franciscanos, tem uma pensão mensal de 7450 euros. O valor desta aposentação resulta, segundo disse ao CM Vítor Melícias, da "remuneração acima da média" auferida em vários cargos."

"Acima da média"? Acima da média é o Convento de Mafra, a pensão do Senhor Padre é uma espécie de Capela Sistina em formato pensão. Se Da Vinci fosse vivo e tivesse acesso a esta notícia provavelmente teria forrado o tecto da capela em notas de 500€. E D. João V de Portugal teria mandando instalar 4 ou 5 ATM à volta do convento de Mafra.

'Eu tenho uma pensão aceitável mas não sou rico', diz o sacerdote. Pois não senhor Padre, ricos são aqueles desgraçadinhos que vivem com o ordenado mínimo ou então sem um cêntimo que seja porque estão desempregados há mais tempo do que os dois dedos das mãos conseguem contar. Ricos são aqueles que vivem enrolados em cartão da Renova e em cobertores a cheirar a cavalo. O Senhor Padre perdeu uma excelente oportunidade para estar calado. Ora 7450 euros por mês, uma verdadeira miséria. Imagino as provações por que o senhor padre tem que passar. O que vale é que está habituado a viver uma vida sem luxos e abdicou de tudo o que é supérfluo, porque como se sabe: "Os Frades Menores, também chamados de Franciscanos, são uma fraternidade de irmãos clérigos e leigos, isto é, de irmãos sacerdotes e não sacerdotes, com iguais direitos e obrigações, vivendo no dia-a-dia os votos de pobreza, castidade e obediência."

Eu imagino a tristeza que o Padre Melícias deve sentir cada vez que ao final de cada mês olha para o saldo gordo da conta bancária. Deve soar como os 57 sinos do Palácio de Mafra, considerados os maiores e melhores do mundo, a tocar em simultâneo. TLIM. TLIM. TLIM.

Deixai-me agora ir ajudar os pobrezinhos, que aposto que o Padre Melícias graças ao voto que fez entrega tudo o que recebe, vivendo de forma singela e desabonada na pobreza que jurou. Não tenho qualquer dúvida disto, porque de outra forma de padre teria muito pouco, e de Franciscano ainda menos.

Ou até já os padres mamam de forma desavergonhada nesta porcaria de país?

Tiago Mesquita, Expresso

14 comentários:

Anónimo disse...

O que nesta porcaria de país (Portugal) tem é muita inveja. O Tiago Mesquita que o diga.

Anónimo disse...

Esta é uma das muitas explicações para a "crise"... Mas não (que digo eu?), a culpa é de quem ganha 1000 euros por mês e há que reduzir-lhes o salário uma vez mais. Os portugueses de certeza que saberão compreender essa necessidade!

Anónimo disse...

Pelo menos o padre Miliacias (lol) declarou ao fisco, enquanto outros fogem dele!

Anónimo disse...

Papa João Paulo II: «Zanguei-me com ele quando fui ao Vaticano e vi os tectos de ouro. E, depois, ouvia-o a dizer que se preocupava com as crianças pobres. ‹Mas então vende o tecto, campeão, faz qualquer coisa.› No dia da minha visita deu-me um rosário e disse-me que era especial. Olhei para ele e vi que era igual ao da minha mãe. Fiquei furioso e disse-lhe: ‹Desculpe, sua santidade, qual é a diferença entre o meu e o da minha mãe?


http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=228952

Anónimo disse...

Ora depois digam que ser padre não presta.Um padre ganha bem e tem boa vida,o unico problema é que um padre não pode casar e ter filhos,mas é lógico que qualquer padre que não seja gay e pedófilo tenha as suas namoradas e amantes ao longo da vida e seja discreto,tenho um amigo padre que é assim.Até as gajas gostam de meter com os padres,como é costume dizer: " O fruto proibido é o mais apetecido "

Anónimo disse...

que mania destes jornalistas e críticas acharem que há muita gente a ganhar demais. meus caros, o problema não é esse. eu queria é que toda a gente ganhasse como este padreco. eu queria era que não houvesse tanta gente a ganhar tão pouco.

Anónimo disse...

sim, de facto choca um pouco a sensibilidade das pessoas qd se vê um padre franciscano ganhar tanto... Mas só porque ele é padre, ele já não tem o direito de receber uma pensão pelo trabalho que ele fez nos vários cargos que ele desempenhou ao longo da vida?? Ele foi "ex-alto comissário para Timor-Leste, ex-presidente do Montepio Geral" e assumiu "responsabilidade acima de director-geral na Misericórdia de Lisboa, no Serviço Nacional de Bombeiros e noutros organismos". Com tantos cargos, ele só recebe 7000 euros por mês... um directorzinho da função pública em Macau ganha quase como ele, fazendo metade dakilo que ele faz...
Ele ganhou a sua pensão por mérito próprio. É justo que ele receba tal como os outros recebem... uma coisa é receber, mas se calhar ele, por causa do seu voto de pobreza, usou o seu dinheiro para desenvolver a Ordem franciscana, a Igreja e as várias instituições de caridade portuguesas? quem sabe? um voto de pobreza não sobrepõe o princípio de justiça!!
Eu sei que há mt pobres que ganham pouco, mas os pobres desempenham todos estes cargos que ele desempenhou?? os pobres têm que ser ajudados, mas não há custa de roubar os ricos (como fez o comunismo, que faliu com a queda da União Soviética)...

Anónimo disse...

fontes dos dados acima citados por mim:

http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?contentid=4CDB8958-E8B4-4B82-A2AB-F78D1D1220C7&channelid=00000011-0000-0000-0000-000000000011

Anónimo disse...

As pessoas devem pensar que um padre lá por ser padre não pode ter uma vida boa nem pode ganhar bem eheheh.Estão completamente enganados,os padres vivem bem e ganham bem e acho muito bem.Se os outros podem porque os padres não podem??Deus manda as pessoas serem boas pessoas e não burras.

Anónimo disse...

Para esclarecer dúvidas, hei-de perguntar a Deus, quando o encontrar, se um franciscano pode ou não pode ganhar tanto dinheiro. Depois digo-vos, que enquanto não falar com Deus é inútil estar a discutir isto. Só Deus é que sabe.

Anónimo disse...

Já disse,Deus manda as pessoas serem boas e não burras.Se Jesus tivesse agora 20 e tal anos também tinha carro,namorada,internet,telemóvel,casa,bom ordenado,fazia sexo,fumava,viajava,etc etc.Porque ser boa pessoa não significa ser burro.E os padres não são burros.

Anónimo disse...

Já falaste com Deus, anónimo das 22:01? Que sorte! Eu ando para falar com ele há que tempos e não há maneira de o encontrar.

Anónimo disse...

E queres falar com Deus porque?Deus tem mais que fazer,do que aturar palhaços como tu.

Anónimo disse...

E que posso eu fazer se nasci palhaço? Nem todos são tu-cá-tu-lá com Deus como tu. É um privilégio que está ao alcance de poucos iluminados.