quinta-feira, 21 de abril de 2011

O que chega de Pampanga


Estamos na Páscoa, portanto, Páscoa feliz para todos. Posto isto, gostava de falar naquelas recriações da paixão de Cristo em San Fernando, Pampanga, nas Filipinas. Todos os anos coloco aqui algumas imagens, mas finalmente gostava de dizer o que penso. As auto-flagelações e crucificações naquela província das Filipinas atraem montes de turistas, são bons para o negócio, e pelo meio uns selvagens, coitados, fazem uma figura de, bem, selvagens.

Este acontecimento é notícia em todo o mundo, e lembro-me quando eu era puto de achar piada à notícia, e considerar aquilo uma realidade distante. Agora não é assim tão distante, afinal muitos de nós já foi às Filipinas, e tem filipinos todos dias em casa, a trabalhar e não sei quê (o meu baeta é filipino).

Os filipinos metropolitanos não ligam ao que se passa em Pampanga, e acham que aquilo é lá uma coisa deles. Para nós, cristãos, ateus ou agnósticos, é algo de escandaloso. O Vaticano demarca-se da vergonha, e condena a forma tão realista como os pampanguenses recriam o calvário do Salvador. Curioso que condenem, pois foram eles que os ensinaram que viver submisso a Deus implica sofrer como o Seu filho sofreu.

Como não sou católico nunca fiz jejuns, romarias, procissões, baptizados, comunhões e toda aquela gama de electrodomésticos da alma que a IC nos oferece. (Aliás, uma vez fui a um casamento que demorou até tarde e já me estava a querer ir embora com a larica). Não considero que alguém precise de sofrer por causa de uma história que é contada de tantas maneiras diferentes e que serve tantos propósitos malévolos.

O que se passa nas Filipinas dá que pensar. Nesta zona do globo de forte influêcia islâmica aliada a tradições tribais persistentes, são comuns castigos como apedrejamentos, cabeças cortadas, lanças espetadas, etc, etc. Ainda existem, em pleno século XXI, ilhas de canibais na Indonésia. Face a tudo isto, esta expressão de amor a Cristo é o que seria de esperar dos indígenas austronésios.

Macau é talvez, depois das Filipinas, outro centro do catolicismo na Ásia, e aqui os cristãos festejam com mais moderação, com missas e afins. Três dias de feriado, "correm-se" as igrejas, nada de crucificações ou auto-flagelos. E ainda bem, que já chega o que vem todos os anos de Pampanga.

10 comentários:

Anónimo disse...

Não sei porque mas lembrei-me logo do jesus.

Anónimo disse...

Filipinas é um país católico, o único da Ásia para além de Timor-Leste.

Anónimo disse...

Deixa o Jesus em paz,ele não tem culpa do FC PORTO estar tão forte

Anónimo disse...

já pensaram que jesus, sendo judeu, não podia aceitar-se a ele próprio como o messias?

Anónimo disse...

Não vem Macau a seguir e nem as Filipinas são o primeiro. Timor-Leste é o país mais católico da Ásia, para aí com, pelo menos, 90%.

Anónimo disse...

Timor-Leste tem cerca de 1 milhão de pessoas,Filipinas tem cerca de 100 milhões de pessoas.È só fazer as contas e ver qual é o país mais católico da asia

Anónimo disse...

Quanto a Timor, e em como em qqr lugar, com a eventual subida de literacia do povo dar-se-á a descida do nível de ignorância e crenças da idade do Bronze....


força Timor!!

Anónimo disse...

O país mais católico da Ásia não é o que tem maior número de católicos. É o que tem maior percentagem de católicos! Pelas tuas contas, anónimo das 18:02, a China é um país mais católico do que Timor-Leste.

Anónimo disse...

Dass,de que manicómio saiu este maluco das 18:48 para dizer que não é filipinas o país mais catolico de ásia.???População de filipinas:100 milhões,mais de 90% é católica.População de timor leste:1 milhão,mais de 90% é católica,então não sabes fazer as contas ver qual é o país mais católico da ásia???FILIPINAS

Anónimo disse...

A tua ignorância é confrangedora, ó das 19:53. Mais de 90% da população filipina é CRISTÃ, mas apenas 80% são católicos. Os outros mais de 10% pertencem a outras religiões cristãs. Em Timor-Leste, mais de 95% são realmente CATÓLICOS! Logo, Timor é o país mais católico da Ásia. Aliás, basta saber que Timor é o único país homogeneamente católico, porque nas Filipinas o sul tem uma grande percentagem de muçulmanos. Percebeste agora, ou ainda é preciso um desenho?