sexta-feira, 22 de abril de 2011

Morreu Zé Leonel


Os Xutos & Pontapés em 1979. Da esquerda para a direita: Tim, Zé Pedro, Zé Leonel e Kalú.

O punk português está de luto, morreu Zé Leonel, co-fundador dos Xutos & Pontapés e Ex-Votos e padrinho de Heróis do Mar e Peste & Sida. Zé Leonel foi talvez o primeiro punk português a sério, no sentido de que achava que podia "abanar o sistema" através da música, como fizeram os Sex Pistols ou os Clash. Durante o seu tempo nos Xutos, Zé Leonel escreveu "Sémen" (a sério, há uma música com este nome) e "Papá deixa lá", os dois primeiros singles da banda. Saíu em 1981 devido a problemas com drogas, e o baixista Tim substituí-o na voz para a gravação do primeiro álbum no ano seguinte.



Depois de anos de interregno, Zé Leonel regressou com os Ex-Votos, um grupo de que se guardam dois temas interessantes: "Subtilezas porno-populares", o maior êxito da banda, e "Canto aos Peixes", que é uma canção genial em qualquer parte do mundo. Zé Leonel gravou quatro discos com os Ex-Votos até 2001 e depois foi tirar um curso de Linguística da Faculdade de Letras de Lisboa. Esteve ligado ao teatro e ao cinema, e o ano passado lançou a biografia "Estórias (Daquelas que eu Vi)". Há cinco meses foi-lhe diagnosticado do fígado, e viria a falecer na madrugada de quinta-feira, aos 50 anos. O funeral realiza-se hoje.

PS: Ainda na semana passada o Zé Leonel deu um concerto na Malaposta, já bastante debilitado fisicamente. Podem ver aqui um vídeo desse concerto.

4 comentários:

Anónimo disse...

o cobain era um merdas, o Leonel é que era....

grande músico, grande voz, só talento.....



enfim, Leocas.....

Leocardo disse...

Sim, o Zé Leonel não era uma prima-donna "líder de uma geração", nem foi pai do grunge nem de nenhum género, era simplesmente uma pessoa genuina que gostava do que fazia. E lutou até ao fim, ainda na semana passada deu um concerto já moribundo. Agora se o seu ídolo de pés de barro resolveu rebentar os miolos em vez de enfrentar a vida, isso é lá problema dele.

Cumprimentos

Anónimo disse...

O Leocardo tem toda a razão: o Zé Leonel, como ser humano, era mais forte que o Kurt Cobain. Mas... o que é que isso tem a ver com música? Isso pode definir uma pessoa, mas não define a sua qualidade artística. Se os seus preconceitos não o deixam perceber isso, tanto pior para si.

Anónimo disse...

as criancinhas a cantar devem ser as mesmas de GNR... isto deve ser lá para 96 em que era tudo o mesmo tachinho a nível de editora....