terça-feira, 19 de abril de 2011

Hot dogs


Achei esta notícia publicada hoje no JTM e no Hoje Macau e noticiada no Telejornal da TDM absolutamente chocante. Um camião que transportava 430 cães destinados ao consumo humano na província de Jilin, perto de Pequim, foi detido por um grupo de activistas, que compraram a mercadoria por 11 mil e quinhentos yuan (perto de 1200 euros).

Os cães, muitos deles roubados dos seus donos (como indicavam as coleiras), viajavam da província de Henan, no centro da China, há dois dias, sem água nem comida. Dez estavam mortos, vários com doenças infeciosas e todos eles em estado de choque, segundo a veterinária da clínica onde foram recebidos.

Os activistas – alguns deles estrangeiros – são pelos direitos animais na China, um local onde essa causa parece estar desesperadamente perdida. A carne de cão é muito apreciada lá na província de Jilin, onde a esta hora devem estar a pensar na quantidade de cães doentes que meteram ao bucho. Têm sorte em estar vivos, enfim.

Não tenho nada contra a cultura das pessoas, mesmo que isso implique comer cão, mas não posso concordar mesmo nada com esta forma de acomodamento e abate da espécie. Não devemos ter a soberba de lhes tentar abrir a cabeça e meter-lhes lá dentro o conceito que o cão é um animal doméstico de companhia, porque para eles não é, e pronto. Mas temos o dever de pelo menos apontar que esta conduta é não só digna de um filme de terror, humilhante para os animais e perigosa para a saúde pública.

É inacreditável que na China, que cresce 9% todos os anos, ainda não tenha leis para prevenir este tipo de porcarias. O mais surrealista desta história é o facto dos activistas terem precisado de comprar os cães do camionista, que provavelmente se estava a borrifar para a sua responsabilidade (o que é isso?) de levar a mercadoria ao comprador original. E coitadinhos dos pequenos jilinenses, que assim já não levam uma sandezinha de Fido para o lanchinho na escola para a semana.

11 comentários:

Anónimo disse...

As pessoas ficam revoltadas por comerem cão na china mas não ficam revoltadas por comerem coelho como comem em portugal,porque será??

Anónimo disse...

Meu imbecil não consegues ver a diferença entre um coelho e um cão?

Leocardo disse...

O anónimo das 21:16 acredita no coelhinho da Páscoa. E se calhar no Pai Natal também.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Será que o Dinis também foi salvo da carnificina canina?

Agata disse...

Gente isso e cultural, nos tb comemos animais como a vaca... que na India e sagrada.... o problema e a forma de acomodamento e abate da especie, como ja foi dito na reportagem. Nao deveriamos comer nenhum animal, seja no oriente ou no ocidente. Deveriamos respeitar e proteger sere tao indefesos que sao como criancas completamente inocentes. Nao tem diferenca entre um cao e um coelho, todos sentem dor, frio, amor, carinho.....

Anónimo disse...

Na china tambem se comem sapos fritos ou assados na brasa. Se fosse em Macau acho que teriamos uma grande festa, expecialmente se expetassem o pau pelo burado da bilha do sapo quando o fossem fornicar na brasa...ui, queria dizer, assar na brasa.

Anónimo disse...

Um cão é uma cão,um coelho é um coelho.Não como cão nem coelho.Aliás,já criei coelhos e não percebo os portugueses comem coelhos.Se comem coelho tambem podem comer gato.

Anónimo disse...

Agata se não devemos comer nenhum animal comemos o que então??Ès vegetariana então.

Anónimo disse...

E como é que eu faço, Agata? Eu, que não gosto de vegetais quase nenhuns. Explicas-me? Passo fome? E um animal selvagem, daqueles carnívoros, também me pouparia a vida se se cruzasse comigo? São tão defensores dos animais todos, que deixaram de perceber a natureza e as leis da reprocidade. Qualquer animal carnívoro ou omnívoro mata para comer, seja homem ou animal irracional. De repente isto passou a ser uma coisa muito difícil de perceber para alguns...

AGATA disse...

Então comem merda .

Anónimo disse...

Eu não, eu como carne. Merda deves ter de comer tu, já que de carne não gostas.