terça-feira, 26 de abril de 2011

26 de Abril


O documentário "As Armas e o Povo", do realizador brasileiro Glaúber Andrade da Rocha, foi feito em Portugal logo depois da revolução de 25 de Abril de 1974. Não vi o documentário completo, mas estes sete minutos são mais que suficientes para perceber que país deixou os 48 anos de ditadura: um país atrasado, embrutecido e analfabeto. E feio, muito feio.

Nestes poucos minutos de filme Glaúber Rocha captura um país cru e nu, com muitas feridas abertas e miséria crónica. Reparem nas famílias de ciganos e afins que dormiam todos na mesma cama, em barracas sem condições sanitárias. Reparem na senhora da cave daquele prédio com medo de falar, ainda cheia de incertezas. Reparem no nível de alfabetização dos camaradas na baixa de Lisboa.

Não sei se perante estas evidências lamentáveis ainda há quem critique a Revolução dos Cravos. Foi o princípio do fim daquele país sombrio, tenebroso, desgastado pela emigração dos seus filhos, da guerra, da prisão e tortura dos seus pensadores e amantes da liberdade. Um país que só consegue ser lembrado a preto e branco, triste e descolorido, muito diferente daquilo que é hoje, apesar de tudo.

Fico feliz por aquilo que Portugal conquistou nestes últimos 37 anos. Portugal é hoje uma democracia plena (a qualificação dos políticos é outra história, o 13º país mais pacífico do mundo (à frente do Canadá e da Austrália, muito à frente da Espanha), o oitavo mais globalizado e o 19º no índice de qualidade de vida (entre 111 países). Isto para não falar da (radical) diminuição da mortalidade infantil, do analfabetismo e do trabalho infantil. Mesmo como está hoje é sempre mil vezes preferível a este que vemos nestas imagens.

12 comentários:

Anónimo disse...

Que eu saiba SALAZAR foi eleito o MAIOR portugues de sempre pelos portugueses,há muitos portugueses que adoram salazar,passam a vida a dizer que deveria haver agora um salazar em cada esquina.: Com salazar,Portugual era atrasado, embrutecido e analfabeto mas mesmo assim há muitos portugueses que gostaram e gostam do salazar.Os portugueses são realmente tipos muito esquisitos.Desculpa se ofendo algum apoiante de Salazar mas tenho que dizer isso.Escuta,Salazar,foste o maior filho da pu## que Portugal teve.

Anónimo disse...

Experimentem entrevistar hoje uma centena de pessoas ao acaso, excluam as 30 que parecam mais inteligentes...
Ja' agora, as escolas que estes gajos andam a fechar, foram construidas pelo Salazar...

Anónimo disse...

QUEM GOSTA DO SALAZAR SÓ PODE SER BENFIQUISTA E PERCEBE-SE PORQUE.

Anónimo disse...

Comparar o Portugal de hoje com o Portugal de 1974 é absolutamente ridículo. Passaram mais de 35 anos e mal seria se o país fosse igual. Comparem a França de 1974 com a França actual e vejam se as diferenças não são também imensas. Ou na França de 74 a população era toda letrada, vivia faustosamente, e a Disneyland de Paris já tinha aberto?


Após o tristemente célebre tempo do histérico PREC, que literalmente paralisou e destruiu o país, com a partilha de poder entre comunistas de todos os matizes da extrema-esquerda e a anarquia da rua, o regime abrileiro fez, seguidamente, emergir a pior ralé política que nos tocou em azar e mantém a governação de Portugal há mais de três décadas.

Não passam de um bando de pulhas que se servem do país em vez de o servir; que se agacham diante dos poderes supra-nacionais, mundialistas e estrangeiros para melhor servirem os seus próprios interesses e dos seus amigos.
Subjugaram a política à economia (internacional-capitalista, liberal, sem princípios nem sensibilidade, sem ética nem valores), e levaram Portugal à total dependência do exterior e a um estado confrangedor de servilismo.

AA

Anónimo disse...

Mas até hoje os ciganos e as barracas continuam lá.....

Anónimo disse...

Ciganos há em vários países do mundo,barracas a mesma coisa.

Anónimo disse...

os goonas ( ciganos ) também teem direito á vida!

Anónimo disse...

Ó Leocardo, acreditas mesmo que sem o 25 de Abril Portugal era hoje a mesma coisa que há quarenta anos? E a China, por exemplo, é a mesma coisa que há quarenta anos? Também teve 25 de Abril?

Anónimo disse...

As ciganas são bonitas e boas na cama.

Anónimo disse...

Antes de 25 de abril Portugal era um dos países mais pobres da europa,com muito desemprego,muita miséria e muita falta de liberdade e por isso muita gente emigrou.Ahe e o benfica era rei e senhor.Depois do 25 de Abril Portugal continua um dos países mais pobres da europa,com muito desemprego,muita miséria e mas com liberdade e por isso muita gente emigrou.Ah e o benfica já não é o rei e senhor.Conclusão:Portugal quase não mudou nada.Continua a ser o mesmo país miserável de sempre.

Anónimo disse...

o Benfica já não é rei e senhor??

Anónimo disse...

O anónimo das 18:46 parou no tempo (a não ser que tenha sido, simplesmente, irónico...).