sábado, 19 de março de 2011

Volta à China


PEQUIM - O ministro da saúde, Chen Zhu, diz-se preocupado com o aumento do volume de trabalho dos médicos, enquanto os salários têm diminuido. De acordo com o Ministério, as clínicas comunitárias urbanas e rurais tiveram o ano passado 3 mil milhões de pacientes, um aumento de 980 milhões em relação a 2005. O continente tem apenas 60 mil médicos de clínica geral, apenas 3,5% do número total de médicos qualificados no país, comparado com 30-60% no estrangeiro.

HEBEI - Os residentes no complexo habitacional de uma fábrica de Shijiazhuang estão furiosos com as contas da água. Cada uma das fracções habitacionais propriedade da fábrica pagou cerca de 7 mil yuan em água o mês passado, tudo porque a fábrica "esqueceu-se" de mandar alguém para cobrar desde 2005. A fábrica diz que caso os residentes não queiram pagar as contas, deixam de lhes reembolsar as despesas médicas. A companhia distribuidora de água diz desconhecer a situação.

JIANGSU - Um tribunal de Guzhou acusou um agricultor de ter enterrado vivo um amigo seu que sofria de doença mental. Zhong Yichu terá alegadamente recebido 200 yuan do amigo, Zeng Qingxiang, na casa dos 60 anos, para praticar "suicídio assistido". Zeng, doente mental há vários anos, disse que estava cansado de viver, e pediu a Zhong que o "ajudasse a morrer". O agricultor aceitou, e depois de Zeng ter tomado uma overdose de barbitúricos e deitado-se num buraco, Zhong tapou-o com terra, provocando a sua morte por asfixia.

JIANGSU - Um taxista de Jiangning ajudou a polícia a prender quatro ladrões, depois de os ter ouvido a falar das suas proezas no seu táxi. O taxista avisou a polícia que quatro homens na casa dos 20 anos tinham roubado 10 mil yuan de cobre de uma fábrica. Os homens foram detidos enquanto ainda comiam numa tasca onde o taxista os tinha deixado, e confessaram o roubo.

HAINAN - Um grupo de agiotas aliciou várias crianças de uma escola secundária de Wenchang a apostar na internet, e começou a ameaçar os pais quando os jovens contraíam dívidas. Um agente da polícia local diz que se têm envidado esforços para combater o vício do jogo entre os mais jovens na região, mas sem resultados positivos.

GUANGDONG - As autoridades dos transportes de Shenzhen despediram seis empregados de uma estação de comboio depois de descobrir que recebiam subornos. Os empregados em questão recebiam 600 yuan mensais de cada taxista que deixavam operar ilegalmente junto da estação.

YUNNAN - Médicos em Kuanming demoraram duas horas a retirar 11 (onze) mil cálculos da bexiga de uma paciente de 45 anos, na última segunda-feira. Defang Luo começou a desenvolver os cálculos na bexiga há três anos, e o número de pedras retiradas da bexiga de uma única pessoa são um recorde nacional. A incidência de doenças urinárias na província de Yunnan é a mais alta da China, devido à má qualidade da água para consumo, e da malnutriçãoo.

1 comentário:

Anónimo disse...

"aumento do volume de trabalho dos médicos, enquanto os salários têm diminuido"

Isso não será em Portugal? Nesse caso, tanto dá médicos, como professores, como como outra coisa qualquer, desde que não seja administradores de empresas ou políticos ou outra coisa qualquer reservada aos amigalhaços com cartão partidário.