segunda-feira, 28 de março de 2011

Liga de Elite de Macau - 7ª jornada (com comentários extensivos!)


Teve lugar este fim-de-semana mais uma jornada da fantástica Liga de Elite de Macau, que se realiza no Estádio de Macau na ilha da Taipa, e tem uma assistência média de 50 pessoas (jogadores suplentes, staff, familiares, amigos e namoradas dos jogadores).

A sétima jornada arrancou na sexta-feira, com a confirmação da jovem equipa de sub-23 da AFM a golear a Polícia por cinco bolas a uma. Aliás este resultado é pitoresco; os "putos" da AFM a darem uma ensaboadela na malta da bófia, que tem todos os anos uma equipa consistente. Leung Ka Wai marcou mais quatro golos e seria um sério candidato à Bota de Ouro Asiática, caso tal existisse e a liga macaense fosse realmente levada a sério. Os sub-23 somam e seguem, com seis vitórias e um empate em sete jogos, e com o FC Porto de Macau e o Monte Carlo pela frente até ao final da primeira volta. Se um estrangeiro lhe perguntar quem lidera o campeonato de Macau, a resposta é: "A selecção de sub-23". Não soa bem, pois não? A Polícia, apesar de ocupar o quinto lugar com dez pontos (à frente do Lam Pak, ultraje!) tem o pior ataque do campeonato. Os srs. polícias só acertaram na baliza seis vezes em sete jogos, demonstrando que mais umas horas de treino na carreira de tiro não fariam mal nenhum.

No Sábado realizaram-se mais dois jgos, a abrir depois do almoço com uma goleada do Hong Ngai sobre o Hoi Fan por sete bolas a duas. Um resultado de todo surpreendente, pois ambas as equipas estavam separadas por um ponto nos lugares do fundo da tabela. Foi também a segunda goleada seguida imposta pelo Hong Ngai, depois dos 9-2 da semana passada frente ao Pau Peng. Antes disso o Hong Ngai ocupava o penúltimo lugar com um ponto, e vinha de uma derrota por 0-7 com o Monte Carlo. O Hong Ngai tem o terceiro melhor ataque da prova, e a segunda pior defesa. Uma equipa que se recomenda a quem gosta de ver golos.

A seguir veio o prato forte do dia, o Windsor Arch Ka I-FC Porto de Macau. Rui Cardoso vs. Dani Pinto. A versão macaense do duelo Alex Ferguson/Arsene Wenger. Ora bem, o resultado foi de 5-2 para o Ka I, o que não surpreende tanto atendendo que a equipa de Rui Cardoso é de longe melhor apetrechada que os azuis e brancos, tanto em termos de jogadores como em termos de condições económicas. De recordar que na época passada o jogo terminou em 5-0 para o Ka I, numa partida marcada por uma série de equívocos do guardião portista, pelo que 2-5 pode-se considerar uma ligeira melhoria. Foi a primeira derrota do FCP Macau esta temporada na liga, mas a equipa de Dani parece ter o seu calchanhar de aquiles na defesa: 13 golos sofridos em sete jogos demonstra que a maior tremideira do Dragão macaense é na traseira. Mesmo assim o quarto lugar com 14 pontos é uma classificação dentro das expectativas.

Ontem jogaram as duas piores equipas do campeonato: Pau Peng e Lam Ieng, últimos classificados e únicas equipas ainda sem vitórias. E assim continuaram, uma vez que o jogo acabou empatado a três bolas. Valeu para o Lam Ieng, que conquistou o seu primeiro ponto, e marcou quase tantos golos neste jogo quanto no resto do campeonato. O Pau Peng, clube também conhecido por "Artilheiros", tradução portuguesa, é um cliente habitual da primeira liga, mas prevê-se que este seja mais um ano com o coração nas mãos. O Pau Peng chegou a ser campeão de Macau em meados dos anos 90, e tem uma enorme tradição no campeonato da bolinha.

A jornada terminou com a vitória do Monte Carlo sobre o Lam Pak por duas bolas a zero. O Monte Carlo, um dos gigantes do território, somou a quinta vitória consecutiva desde a chegada do contingente brasileiro e do treinador português Paulo Bento (outro Paulo Bento, não esse que estão a pensar). O clube de Firmino Mendonça ocupa o terceiro lugar a dois pontos do líder e é uma das duas equipas ainda invictas do campeonato, e tem uma defesa de betão, com apenas dois golos consentidos. O Lam Pak está a passar uma crise talvez inédita: quarta derrota consecutiva e sexto lugar no campeonato. O Lam Pak é o clube ainda em actividade com mais títulos no território e é um habitual cliente dos primeiros lugares. É preciso atender à qualidade dos recentes adversários dos "azul-e-branco" (Ka I, sub-23, FCP Macau, Monte Carlo) e ao facto das derrotas não terem sido expressivas (1-2, 0-1, 1-3, 0-2). O Lam Pak ultrapassará sem dificuldades este período difícil.

Classificação:

1 Macao U23 7 6 1 0 19-4 +15 19
2 Windsor Arch Ka I 7 6 0 1 28-9 +19 18
3 Monte Carlo 7 5 2 0 23-2 +21 17
4 Porto 7 4 2 1 19-13 +6 14
5 Polícia 7 3 1 3 6-11 -5 10
6 Lam Pak 7 3 0 4 14-11 +3 9
7 Hong Ngai 7 2 1 4 21-28 -7 7
8 Hoi Fan 7 1 0 6 8-28 -20 3
9 Artilheiros 7 0 2 5 11-29 -18 2
10 Lam Ieng 7 0 1 6 7-21 -14 1

6 comentários:

Anónimo disse...

Eheheh,parece a liga de últimos,campeonato de coxos.

Anónimo disse...

Para quem fala mal, está bem dentro do assunto.

Leocardo disse...

É como em tudo: para se falar bem ou mal, convem estar dentro do assunto.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Não estás dentro do assunto Leocas, o treinador?? Paulo Bento já não treina em Macau o Monte Carlo, foi treinar para a China

Anónimo disse...

CARREGA BENFICA !!!

Leocardo disse...

Não sabia que o Paulo Bento já não era o treinador do Monte Carlo. Não posso perder hoje o TDM Desporto, a nossa versão do BBC Sky Sports ;)

Obrigado pela correcção e cumprimentos.