quinta-feira, 31 de março de 2011

A idade da inocência


Um projecto piloto está a ser desenvolvido junto de esudantes do sexo feminino de escolas preparatórias e secundárias na China. O objectivo é ensiná-las a evitarem tornar-se concubinas de homens ricos casados, e aprenderem a triunfar na vida. O projecto educativo vai focar-se na auto-estima, auto-confiança, autonomia e auto-valorização. Lei Yulan, vice-governadora de Guangdong e directora do Comité das Mulheres Trabalhadoras e Crianças da província de Cantão, é uma das responsáveis do projecto: "Esperamos tirar bons resultados deste projecto piloto, e depois aplicá-lo a outros locais na província", disse. O plano foi revelado num simpósio realizado na última segunda-feira, onde Miao Meixian, antiga directora da Escola Secundária Técnica Feminina de Guangdong, criticou o fenómeno que tornou muitas mulheres estudantes universitárias e até licenciadas meras concubinas ou donas de casa. Miao defende que as jovens mulheres tomavam estas opções de vida muito por culpa de falhas no sistema de educação enquanto crianças. Lei Yulan anunciou que o novo Plano Para as mulheres e Crianças da Província de Cantão (2011-2020), já em discussão, vai tentar combater o problema. Os sociólogos louvaram a iniciativa, sublinhando que um programa deste tipo "só pode ajudar".

9 comentários:

Anónimo disse...

Pretende que se tornem concubinas de homens pobres solteiros?

Leocardo disse...

Se leu bem, a ideia é que sejam independentes e que não dependam de homens. Deixe para lá.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Não é "se leu bem". É "se soubesse ler bem".

Anónimo disse...

Li e sei ler muito bem.
Aliás, ganho a vida a ler e a entender o que está escrito.
Apenas não consegui resistir ao ler o que está escrito:
"O objectivo é ensiná-las a evitarem tornar-se concubinas de homens ricos casados, e aprenderem a triunfar na vida."...

Leocardo disse...

Faz todo o sentido. Repare que aqui a ênfase é no "ricos", e não em homens casados. Para que seriam concubinas de homens casados e tesos (no sentido de dinheiro)? Aprenderem a triunfar na vida, claro, conseguindo uma profissão e uma carreira como outra pessoa qualquer em vez de chegar à conclusão que é mais fácil vender o corpo.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Uma amiga minha que arranjou como amante um homem casado disse-me uma vez e com muita razão : " Não há concubinas neste mundo,existem é homens burros ".

Anónimo disse...

Concordo anónimo das 18:15,os homens casados são realmente burros para terem concubinas.O pior é que acham que são muito apreciados quando a concubina está sugar o dinheiro todo do gajo ehehe

Anónimo disse...

Se um homem tem amante é porque a mulher dele não é grande coisa.Porque senão o marido não arranjava amantes.

Anónimo disse...

O anónimo das 14:51 é uma grande besta,então a culpa é da mulher porque o marido arranja amantes???Então casar para que??Um gajo casa e depois ve gajas melhores e arranja logo amantes???Achas bem??E se fosse ao contrário,a mulher arranjava homens amantes??Gostavas?