terça-feira, 29 de março de 2011

É a crise, pá!


Enquanto que em Portugal só se fala da crise, do FMI e da miséria, em Macau o Governo poderá anunciar na próxima sexta-feira mais um pacote de medidas de combate à inflação, que poderá incluir mais um programa de distribuição de dinheiro. Mais dos tais cheques a que os residentes do território têm direito sem precisar de mexer um dedo, simplesmente na base do "existo, logo tenho um cheque". É como se o Natal fosse quando o homem (o Chefe do Executivo, neste caso) quiser. Como na sexta-feira é dia 1 de Abril, ficamos sempre sem saber bem se é uma brincadeira, mas como o Executivo não é conhecido pelo seu sentido de humor (no melhor e no pior), julgo que tudo o que for anunciado será verdade, verdadinha.

Mal posso esperar, um fim-de-semana a pensar em mais maçaroca que vai cair direitinha aqui na conta do je, mesmo que não tivesse contribuido para isso com uma gota de sangue, suor ou lágrimas. A malta lá no rectângulo olha muito para Macau como o paraíso fiscal onde ninguém trabalha e o jogo paga tudo. Isso até podia ser verdade, não fosse pelos neguinhos de Portugal que ainda vão chegando aqui ao território (cada vez mais, ultimamente), e apercebem-se que afinal não é só ficar na esteira de boca aberta à espera que as doces uvas caiam na boca. Mas os que conseguem ir ficando, percebem que tudo é muito mais fácil, até trabalhar, se não tivermos as distâncias, as greves dos transportes, a criminalidade, o salário que nunca chega até ao fim do mês, os políticos burros e toda essa salada russa que anda lá pelo nosso país.

Faz-se uma crítica com a qual concordo plenamente: os trabalhadores de Macau abdicam muitas vezes de direitos em troca de estabilidade profissional, reclamam pouco, mesmo quando devem, são egoístas, mesquinhos e em muitos casos unha-de-fome. Realmente seria muito complicado pedir a um português em Portugal que trabalhasse 12 horas por dia de segunda a sábado com apenas 12 dias de férias anuais pagas em troca de 500 euros mensais. A economia aqui anda um pouco a empurrão, e existe uma grande fatia da mão-de-obra (a esmagadora maioria?) que não tem educação superior, em muitos casos nem a secundária, e que se contenta com pouco. Naturalmente que dentro deste espectro, um cheque de cinco ou seis mil patacas vindo do nada resolve muitos dos problemas

Mas sendo que Macau não é um país independente, o que pensará a China desta distribuição tão directa de pão pelo povo? A China se calhar não se importa de deitar fora uns trocos em nome da estabilidade social. É que se por um lado há aqueles que trabalham e querem manter o emprego, e depois há os outros que não têm emprego e não se calam enquanto não (lhes) arranjam um. Em Macau o direito à greve está previsto na Lei Básica, mas não foi legislado, mas o direito à manifestação existe, e é uma dor de cabeça para o Executivo local, pois cria (lá está) INSTABILIDADE SOCIAL. Esse monstro. E nestes dias nem falem à China de instabilidade social, que eles estão muito ocupados a seguir os acontecimentos na Líbia e no Oriente médio, que naturalmente os preocupam.

Gostava mesmo de ver mais portugueses novos a chegarem a Macau para trabalhar. Gente diferente que viesse aqui ajudar um pouco, que viesse ver o que isto é. Portugueses da nova geração que seja gente educada, bem preparada, com vontade de trabalhar. Que venha na área do direito, do ensino, da pastelaria, seja do que for. Olha, o que fazia mesmo falta eram publicitários de jeito, que aqueles anúncios do IACM estão cada vez piores. Os que preferem ficar aí a reclamar da vida e ainda por cima a mandar bocas para a malta que está em Macau, olha, paciência, não há cheques para vocês. Ah sim, e enquanto isso, o metro de Lisboa está outra vez paralisado. Paciência, pá, camaradas!

19 comentários:

Anónimo disse...

Dos portugueses que não saem porque não têm oportunidade, tenho pena. Os outros, que vêm com conversas do género "não saio porque este é o meu país" não têm de que se queixar. Cada um tem de assumir as suas opções. Não se pode querer tudo.

Pedro Coimbra disse...

Realmente escolheram uma raio de uma data esquisita para anunciar as medidas.
1 de Abril?
Conseguem fazer-nos rir quando não querem.
Um sentido de humor muito peculiar :))

Anónimo disse...

Curioso,1 de Abril também será o dia em que o palhaço do sócrates vai debater no parlmamento.

http://www.tvi24.iol.pt/politica/paulo-portas-socrates-debate-cds-pp-tvi24/1242925-4072.html

Anónimo disse...

"ainda por cima a mandar bocas para a malta que está em Macau" Mas quem é que está a mandar bocas para Macau,Leocardo??Ès mesmo um complexado,Leocardo.Não esqueças que a tua terra é Portugal,não é Macau.Um dia podes ficar sem emprego e voltar para Portugal.Depois tens que ganhar muito menos,apanhar greves etc.

Anónimo disse...

E quem disse que por ficar sem emprego tem de voltar para Portugal? Como residente permanente de Macau, pode ficar cá o resto da vida, se lhe apetecer. Com ou sem emprego.

Leocardo disse...

Exactamente, anónimo das 20:10. Posso ficar aqui na mama ad eternum. Não ligue ao ressabiado das 19:20 :)

Anónimo disse...

E a receber o PCP...

Anónimo disse...

Em Macau, mesmo sem trabalho, ainda se vai recebendo algum (o cheque da Comparticipação Pecuniária, por exemplo). Em Portugal, além da taxa de desemprego estar no quádruplo, ainda andam sempre as Finanças à cata do dinheiro que não temos. Não... Desempregado por desempregado, mais vale em Macau!

Anónimo disse...

"Honrai a pátria que a pátria vos contempla". Ou não.

Anónimo disse...

Essa frase é do tempo em que a pátria tinha honra.

Anónimo disse...

" "Honrai a pátria que a pátria vos contempla". Esta frase é a frase que o cobarde e burro do Salazar dizia aos portugueses que iam a guerra colonial matar os pretos.

Anónimo disse...

Uma pátria de merda que é Portugal

Anónimo disse...

Uma pátria de merda? Ena, tantos Netos Valentes por aqui. Já deixaram de ser portugueses ou não?
Salazar, burro de merda?? Hahahahaha. Claro, claro...

Anónimo disse...

Um aparte neste post, a medida nao é combater a inflaçao porque se assim nao dariam dinheiro mas sim retiravam no!!

Anónimo disse...

Foda-se, anónimo das 02:55! Essa merda parece-me um pensamento muito profundo... mas experimenta escrevê-lo em português, só para eu ter a certeza.

Anónimo disse...

A frase "honrai a Pátria..." não era do Salazar camelo!...

Anónimo disse...

"Foda-se, anónimo das 02:55! Essa merda parece-me um pensamento muito profundo... mas experimenta escrevê-lo em português, só para eu ter a certeza."

Vem aqui este palerma tentar dar aulas de portugues quando numa so linha diz 50 asneiras.
Mais um traumatizado do bairro do oriente...

Anónimo disse...

Se por asneiras te referes a erros, onde é que estão as 50 asneiras, ó analfa? Reformulo: onde é que está uma sequer?

Isto ("porque se assim nao dariam dinheiro mas sim retiravam no") é que ninguém que fale português percebe, idiota.

Anónimo disse...

hhehehehehe,mas um bom portugues como tu só percebe asneiras!!!