sábado, 24 de outubro de 2015

Futebol holandês, de A(a)Z (passando por PSV, VVV, MVV, etc)


Hoje dedico mais um capítulo ao absurdo, ao surreal, aos nomes que não cabem numa linha, e desta feita vou abordar os clubes de futebol holandeses, e os escondem por detrás daquelas siglas, de todos os AZs, MVVs, VVVs, NECs e NACs (especialmente este, um delírio!). Sim, hoje vou finalmente derrubar barreiras, quebrar tabus, revelar aquilo que está ao acesso de qualquer outra pessoa, bastando para tal uma consulta na Wikipedia. Pois é leitor, é o que dá não nada melhor do que fazer tanto tempo nas mãos. Mas que já que aqui chegou, demore-se um pouco mais, e desespere com a tentativa frustrada de comédia! Verwelkomen! E por falar nisso...



Lembram-se deste personagem do "Muppet Show" ("Marretas" são os gajos que arranjaram aquela bosta de nome em português)? O cozinheiro sueco? Sim, fique assente que é sueco, e não estou a "confundir", mas isso pouco ou nada interessa: tanto os suecos como os holandeses, noruegueses, dinamarqueses, e toda essa cambada loira e imberbe com carinha laroca de bebé expressa-se recorrendo a idiomas que parecem o som que se ouvia quando dávamos um safanão no gira-discos e a agulha saltava para cima da etiqueta do disco. Isso explica a quantidade de nomes impronunciáveis para a nossa alma lusitana, livre, fresca e morena. Aqui vai knoflook (alho, em holandês).


E pronto, só com esta já deixei 6 milhões a espumar da boca, e com fumo a sair das orelhas: eis o...PSV EINDHOVEN. UAHAHAHAHAH! Certamente que todos se recordam daquele momento lindo para os adeptos deste clube, e para todos os portugueses que não apoiam ou simpatizam com o Benfica - e o que há para simpatizar? Vamos recordá-lo mais uma vez:



Ali está ele, que lindo, quase sexual. Quem não quiser ver as restantes defesas daquele nazi, pode ir directamente para os 0:52, que é quando António Veloso, que em quase 20 anos a jogar pelo Benfica é sobretudo recordado por este momento, mostra como NÃO se marca um "penalty", e manda uma Taça dos Campeões para Eindhoven, local completamente desconhecido pela grande maioria dos portugueses até o PSV nos ter livrado de uma chuva torrencial de cagança - e tem sido assim desde então, de vitória em vitória, até à derrota na final. Em 2014 uns tais Oscar Cardozo e Rodrigo prestaram homenagem ao antigo capitão do Benfica, ao mandarem uma taça da Liga Europa para Sevilha, mas é impossível igualar a arte do defesa encarnado de bigode: a responsabilidade...a paradinha...a azelhice. Vamos relembrar o momento seguinte àquela obra de arte:


Lindo...eu também chorei, sabem? Mas foi de comoção, movido pelo momento único em que o grande FC PORTO teve um sucessor à altura, um ano depois da final de Viena, primeira das quatro taças europeias que o maior ganhou entretanto, enquanto a podridão rubra ficou a chupar na asa mais três vezes. Mas larguemos os passarinhos fritos e passemos então ao tópico principal: o que quer dizer PSV, afinal?


PSV significa "Phillips Sport Vereniging", ou "União Desportiva Philips", foi oficialmente fundado em 1913. Mas antes disso, em 1910, os trabalhadores da fábrica da Philips fundaram o seu antecessor, o "Sport Philips", cujo brasão vemos em cima na imagem, e onde é possível ver aquilo que aparenta ser uma lâmpada. Sim, uma lâmpada meio psicadélica, não fosse o próprio clube oriundo de um país conhecido pela elevada tolerância das autoridades no que toca ao consumos de substâncias dissociativas. O nome da cidade de Eindhoven não consta sequer do nome do clube, que os holandeses conhecem apenas por "PSV", ao contrário de nós portugueses, que acrescentamos aos nomes do Vitória Futebol Clube e ao Vitória Sport Clube as cidades de onde são originários: Setúbal em Guimarães, respectivamente. Já sadinos e vimarenenses tratam os seus clubes por "Vitórria", os primeiros, e "Bitória", os outros. Mas "PSV" ainda consegue ser uma das abreviaturas menos extravagantes, pois a fauna clubística nos Países Baixos chega a ser absolutamente delirante. Passemos a outros exemplos mais obtusos...


...e por ordem crescente, e já agora por ordem alfabética, também. Este é o símbolo do AZ Alkmaar, conhecido pelos holandeses simplesmente como "AZ". Acrescentar "Alkmaar" ao nome do clube é ao mesmo tempo uma redundância e uma falta: "AZ" quer dizer "Alkmaar Zaanstreek", referindo-se à cidade de Alkmaar e o distrito que inclui as cidades de Zaanstadt e Wormerland, atravessadas pelo rio Zaan ("Zaanstreek" e "Zaanstadt" significam "distrito de Zaan" e "cidade de Zaan", respectivamente). Mas os nomes das localidades já chegaram a constar do dístico do clube, pelo menos inicialmente:


Aí está, com um moinho e tudo, para que se fique com a garantia de origem. O AZ'67, que como o nome indica foi fundado em 1967, nasceu da fusão de dois clubes: o Alkmaar'54, cujo ano da  fundação penso não ser necessário referir, e o FC Zaanstreek, que em 1964 tinha dado continuidade a outro fundado em 1910, mas que havia deixado de ser profissional: o KFC. Juro que não estou a brincar, vejam:


Isso mesmo, KFC, ou "Kooger Football Club". E isto aconteceu antes do célebre coronel do Kentucky ter inaugurado a sua cadeia de restaurantes. Se fosse ao contrário, os holandeses eram processados por violação dos direitos da marca. Mas pronto, num dos KFCs come-se frangos, no outro dão-se frangos, e ficam todos na paz do senhor. O AZ passou a ser conhecido apenas por esta sigla composta da primeira e última letras do abcedário a partir de 1987, e depois foi o que se sabe. O quê, exactamente? Sei lá. O que se sabe, quer dizer, o que andaram por aí a fazer, e tal...olha, foram campeões em 2009, vinte e oito anos depois do primeiro título, e antes disso, em 2005, discutiram uma meia-final da Liga Europa (então ainda chamada de Taça UEFA) com o Sporting, com vantagens para os lagartos tugas, que final seriam violados em grupo pelos russos do CSKA, em pleno estádio de Alvalade. Realmente os clubes holandeses inspiram uma nostalgia do caraças aos adeptos portugueses. Seguinte!



Den Haag, ou "A Haia", ou como as pessoas práticas lhe chamam, apenas "Haia", é a cidade onde fica sediado o governo holandês, e excepcionalmente no contexto da Europa, a capital do país não fica aí situada, mas sim em Amesterdão. Futebolisticamente falando (e não só), esta Haia é um pouco como Bona, a capital da antiga Alemanha Ocidental, e que depois da unificação parece ter deixado de existir. Mas ao contrário de Bona, esta Haia tem um clube de renome - pelo menos a nível interno - o ADO Den Haag. Este clube disputa a primeira divisão holandesa, mas anda normalmente pelos lugares da cauda da tabela, não conseguindo rivalizar com os "grandes", como o PSV, Ajax e Feyenoord. Talvez uma das razões que explica a pequenez do ADO tenha a ver com os seus adeptos, caloteiros e esquisitos, que nos primeiros anos do clube "recusavam-se a pagar as cotas", e além disso em Haia o cricket era o desporto mais popular. Ora bolas, e de "curling", não gostam? Mas a perseverança é o lema do ADO, até patente no próprio significado desta sigla: ADO quer dizer "Alles Door Oefenen" - "tudo se consegue através da prática". Ora bem, que linda mensagem, só que com um defeito: É O NOME DO CLUBE, PALERMAS! É que ao adoptar esta elaborada designação dos clubes, em vez de se limitarem a lhes chamar "Clube Desportivo", "Atlético Clube" ou "Futebol Clube" qualquer-coisa, os holandeses abriram uma verdadeira caixa de Pandora. Senão vejam:


Este não é abreviado, mas não deixa de ser intrigante. Na cidade de Deventer, a cem quilómetros de Amesterdão, os seus cerca de 90 mil habitantes não têm outra escolha em matéria de agremiação desportiva de renome do que este...Go Ahead Eagles - "vão em frente, águias". Mas que m..."vão em frente"? Para onde? Não devem estar a falar de futebol, certamente, pois "em frente" é que eles não têm ido, de jeito nenhum. Na época passada, por exemplo, foram despromovidos da divisão principal, onde se vinham aguentando (mal) desde 2013, e isto depois de 20 anos de ausência, "indo em frente" na direcção errada, por assim dizer, arredados pelas divisões secundárias. E isto ainda não fica por aqui, pois quando o clube foi fundado em 1902 pelos irmãos Hollander, estes baptizaram-no de..."Be Quick" - "sejam rápidos". Epá ninguém me convence que não há aqui paneleirice metida nesta história; como ainda tinham a anilha estreitinha e andava-lhes a custar ficar sentados, pediram aos machos para que "fossem rápidos", mas depois de se habituarem à palhaçada mudaram o nome para "vão em frente", como que a convidar os larilas holandeses a estacionarem o foguetão na sua estação espacial. A parte do "eagles" foi acrescentada em 1971 por sugestão do treinador Barry Hughes, um galês radicado na Holanda, e que é creditado por ter "descoberto" Ruud Gullit, que levou a assinar um contrato com o Haarlem, clube de que era treinador em finais dos anos 70. Cheguei a suspeitar que isso da "águia" fosse algum código rabeta para uma prática contra-natura, e nem consigo imaginar qual (e é melhor assim), mas afinal a tal águia consta do brasão do clube, bem como da própria cidade de Deventer.


Este fez-me rir tanto que ainda me dói a barriga. O PEC Zwolle é um clube que nos últimos anos tem dado o brado, depois de décadas como "equipa ioiô" entre a divisão principal e as secundárias, obtendo na época passada o sexto lugar na Eredivisie, a sua melhor classificação de sempre, juntando a isso a Taça da Holanda, conquistada pela primeira vez em 2014. O PEC é o maior rival do Go Ahead Eagles, os "vão em frente, águias", e isto pode-se explicar por motivos de bairrismo, uma vez que as cidades de Zwolle e Deventer estão separadas por 32 km. Mas com a dimensão dos Países Baixos é possível que num raio de 10 km à volta destas existam uma outra meia dúzia ou mais de equipas a disputar as duas primeiras divisões, e por isso fui tentar saber o que quer dizer PEC, e deparei com aquilo que se vê ali em cima: Prins Hendrik Ende Desespereert Nimmer Combinatie. Este "combinatie" quer dizer "combinação", ou seja, a fusão de dois clubes inicialmente existentes, que neste caso foram o "Prins Hendrik" (Príncipe Henrique) e o "Ende Desespereert Nimmer", que quer dizer "...e nunca desesperem"! Ahahahahahahah! Ahahahahaha!!! Que raio de nome para se dar a um clube, este. Nunca desesperem??? Mas isto ajuda a explicar a rivalidade com o Go Ahead Eagles; estes disseram ao "Príncipe Henrique" para "ir em frente", mas este recusou, e apesar de ter sido educado, dizendo aos brincalhões para "não desesperarem", as águias fanchonas ficaram ressabiadas, e desde aí tem existido "rivalidade". Ficaria tuido resolvido com uma simples prospecção do Príncipe no bujão das águias, mas pelos vistos não estão para aí virados. Se calhar é melhor pedir a outros, por exemplo...


...o RKC de Waalwijk. E porquê? "RKC" quer dizer "Rooms Katholieke Combinatie" - combinação dos católicos romanos. Ui, isto agora dava pano para batinas, mas vou deixar os católicos em paz. Coitados.



Antes de terminar com mais duas "combinaties" deliciosas (a última é do caraças) gostava de fazer referência ao meu clube neerlandês predilecto, de todos estes com siglas que encerram estas curiosidades fabulosas: o VVV-Venlo - três "vês", que significam "Venlose Voetbal Vereniging", ou "união futebol ven...", ven quê? Venlosa? Venlense? Venloense? Não ven que não ten? Quando frequentava os fóruns de futebol do IRC nos anos 90, foi-me dito por adeptos holandeses que "bastava dizer VVV", pois o primeiro destes vês já fazia referência a Venlo, cidade da província de Limburgo, de onde o VVV (esteticamente um mimo, este nome) é originário. Tudo bem, entendo que até pode ser uma redundância acrescentar "Venlo", mas e que tal irem dizer isso ao próprio clube, uma vez que tanto no brasão como na página electrónica consta o nome da cidade.  E isto vindo de gajos que se referem aos clubes da capital portuguesa como "Sporting Lissabon", e "Benfica Lissabon". Lissabon mas não é para os teus dentes, ó socas. Passemos ao momento alto desta dissertação pelos relvados com tulipas em pano de fundo.



Uma das "combanities" mais conhecidas entre clubes holandeses esteve na origem do NEC, o principal emblema da cidade de Nijmegen, que como 80% das cidades daquele país, "fica entre meia hora e uma hora de comboio de Amesterdão". NEC significa "Nijmegen Eendracht Combinatie" - combinação de Nijmegem com união. Este "união" foi ele próprio uma combinação de outros clubes, entre eles um tal "Quick 1888", que se dedicava principalmente ao cricket. Fica outra vez evidenciada a fixação dos holandeses pelas "rapidinhas", e pelo cricket. O NEC voltou este ano ao escalão principal, depois de em 2014 ter sido despromovido, após um tempo recorde de 19 anos consecutivos entre os grandes. Para os gajos isto tem uma importância enorme, uma vez que antes da sua estreia no escalão principal, em 1955, os seus rivais tratavam-os por ""Nooit eerste classer", ou "nunca na primeira divisão. Que maldade. Agora vimos o NEC, vamos ao NAC.


O NAC é um clube da cidade de Breda que se encontra actualmente no segundo escalão, depois de ter sido despromovido da Eredivisie na época passada. Oh...paciência. O clube mudou de dístico várias vezes, como se pode verificar pela imagem acima, mas por altura do centenário, em 2012 decidiu regressar ao inicial, que diga-se de passagem, é o mais foleirote. O anterior era tão catita que serviu de mote para uma marca de cerveja com o nome NAC, que provavelmente sabe a cerveja, e pode ser apreciada por quem aprecie a bebida, menos por adeptos do Willem II de Tilburgo, e do Feyenoord, ambos emblemas que nutrem uma rivalidade nem sempre saudável com o NAC. Ora bem, e o que significa NAC? Esta é uma história que vale mesmo a pena contar.


Como se pode ver aqui pela tapeçaria à entrada do Rat Verlegh Stadium, em Breda, o NAC nasceu da fusão do NOAD e do ADVENDO, outros clubes da cidade, mas e estes, o que queriam dizer as suas siglas? Bem, NOAD significa Nooit Opgeven, Altijd Doorzetten!, ou "Nunca desistas, sê perseverante!", enquanto ADVENDO é Aangenaam Door Vermaak En Nuttig Door Ontspanning, ou "Agradável para o entretenimento e útil para relaxar". Agora digo eu: que grande porra, pá! E que tal uma ou duas palavras que quisessem dizer a mesma coisa? Em Espanha, por exemplo, temos o Osasuna, orgulho de Navarra, e que significa "vigor e bem estar", pronto. Agora...isto? Ah sim, e quando os clubes se decidiram juntar, os tipos do NOAD sugeriam que se chamassem NOAD ADVENDO, que dava...NOAD. Isto não deixava lá muita escolha para os tipos do ADVENDO, e só posso deduzir que os outros eram uns brincalhões. Isto era o mesmo que a diplomacia de Taiwan chegar-se perto do governo de Pequim e dizer: "olha, a gente aceita a reunificação, mas já que "República" e "China" são os nomes que temos em comum, que tal chamarmos ao país unificado "República da China". Bestial, para quem gostava de ver mísseis a cair em Taipé. Portanto NAC significa nem mais nem menos que Nooit opgeven altijd doorgaan, Aangenaam door vermaak en nuttig door ontspanning, Combinatie Breda. Se um dia encontrarem um adepto do NAC, perguntem-lhe o que significa a sigla do clube, e escutem o delicado som a lembrar o cozinheiro sueco do "Muppet Show". Zo veel plezier en gekkigheid!


Sem comentários: