quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Entropa


A República Checa patrocinou uma escultura que marca os seis meses da sua presidência da União Europeia, só que a obra de arte é um veradeiro teste ao sentido de humor dos Europeus. Alegadamente feita por 27 escultores (um de cada país da UE), o que já se provou ser mentira, uma vez que o único autor é um tal de David Cerny. A escultura ilustra os estados membros no seu "pior".


Uma das mais polémicas. Uma Alemanha composta de auto-estradas, que juntas parecem formar uma cruz gamada, símbolo do Terceiro Reich nazi.


A França, em "greve".


A Dinamarca formada em legos, que parecem desenhar o profeta Maomé, numa alusão à polémicas do cartoons do profeta do Islão publicados há três anos pelo Jylland-Post, um jornal dinamarquês.


Uma casa-de-banho turca representa a Bulgária, o que foi entendido como uma "piada" ao facto deste país ter estado sob ocupação turca durante vários anos. Os búlgaros já exigiram a demoção do seu país nesta escultura.


Mais uma alusão ao Islão, agora com a Holanda completamente afundada, à excepção de alguns minaretes de mesquitas.


O pequeno grão-ducado do Luxemburgo "à venda".


Que rico estereótipo. A Roménia representada pelo castelo do conde Vlad, vulgo Drácula, o seu personagem mais célebre. Verdadeiramente assustador.


A Polónia e as bandeiras de arco-iris, um simbolo "gay".


A Itália é um estádio de futebol. Tendo em conta que os italianos são os actuais campeões do mundo, deviam sentir-se lisonjeados.


Uma Espanha completamente construída de betão. Uma referência ao recente boom da construção civil no país de nuestros hermanos.


Last but not least, Portugal. Uma tábua com três pedaços de carne que representam as ex-colónias do Brasil, Angola e Moçambique. Que apetitosas, yum yum!

3 comentários:

Anónimo disse...

A minha mãe sempre me avisou para ter cuidado com quem levava para casa...

VICI disse...

Nos casos da Alemanha e da Bulgária, creio que há algum exagero. O resto, está deveras engraçado.

Abraço.

Anónimo disse...

Assim vai Europa...