sábado, 24 de janeiro de 2009

Sobre "Vicky Cristina Barcelona"


Vicky (Rebecca Hall) e Cristina (Scarlett Johansson) são duas amigas nova-iorquinas que vão passar o Verão a Barcelona. Vicky é um mulher inteligente, calculista e "no-nonsense", apaixonada pela arquitectura de Gaudi, que está a tirar um mestrado em cultura catalã. Cristina é um espírito-livre, uma diletante que acabou de realizar um filme "que detestou", que se interessa por música, literatura e pintura.

Em Barcelona conhecem Juan Antonio (Javier Bardem), um pintor célebre pelo seu violento divórcio com Maria Elena (Penelope Cruz), outra conceituada artista. Juan Antonio apresenta-se a Vicky e Cristina, e passam um fim-de-semana em Oviedo. Vicky trata Antonio friamente, apesar de o achar charmoso. Em mente está o seu noivo Doug (Chris Messina), um homem prático e calculista, como ela, mas estável e bem sucedido. Cristina, por seu lado, está louca para ter uma aventura com aquele misterioso e corpulento catalão.

Na primeira noite Cristina, prestes a entrar em vias de facto com Antonio, fica doente por beber demasiado. Vicky passa o dia seguinte com Antonio a visitar Oviedo, e deixa-se entregar aos encantos do pintor, que consegue seduzi-la e lê-la como um livro. Num cenário completamente imprevisto, acabam por fazer amor. Os três voltam de Oviedo, e Antonio telefona a Cristina para se encontrarem. Vicky está surpreendida e confusa, e não consegue esquecer aquela noite nas Astúrias.

Doug chega de Nova Iorque, casa com Vicky e os dois vão passar a lua-de-mel em Sevilha. Cristina está a viver na casa/estúdio de Antonio, até que Maria Elena volta a aparecer em cena. No início ambas as mulheres desprezam-se, até à paixão de ambas por fotografia as levarem a uma noite de ardente paixão (uma com a outra, entenda-se). Cristina, Antonio e Maria Elena vivem um romance a três, em que todos saem bem servidos. Para bom entendedor...

Cristina decide então que não é aquilo que procura, e parte para França durante umas semanas. Antonio e Maria Elena, de novo entregues um ao outro, acabam por recordar o que os levou a separar-se no início. Vicky continua confusa e mal casada, e decide encontrar Antonio uma última vez. Antonio volta a tentar seduzi-la, até que Maria Elena volta à carga com mais ciúmes, e uma pistola. As duas amigas voltam a Nova Iorque com uma bagagem de recordações muito menos leve que esperavam.

"Vicky Cristina Barcelona", à semelhança de outros filmes de Woody Allen, incide principalmente sobre o aspecto humano e dos relacionamentos inter-pessoais. A mudança de ares fez-lhe bem (ficamos um pouco cansados do amor do realizador por Nova Iorque), e Barcelona é o cenário ideal para esta história de amor, decepção e um triângulo amoroso muito especial. O melhor filme de Woody Allen desde "Mighty Aphrodite".

5 comentários:

Anónimo disse...

"As três amigas voltam a Nova Iorque" !!!! Não se terá enganado?

Leocardo disse...

Tem razão. E era também "leve" e não "levem". É o que dá escrever postas desta grossura em cinco minutos. Obrigado e cumprimentos.

Anónimo disse...

Eu gostei moderadamente do filme. Acho que prefiro ao Woody Allen mais novo, mais louco e surreal (Bananas, Take the money and run, the sleeper, etc).
Por falar de filmes mais recentes, achei mais graça a "The curse of the Jade Scorpion" do que a esta ultima. Detestei "Match point" e "Scoop" desiludio-me.

Barcelona esta lindísima, isso é verdade.

Acham que a Penélope Cruz tem posibilidades de ganhar o Oscar?

Cumprimentos.

O Espanhol

Paulo39 disse...

Aqui como o Anónimo da 1:47, também gostei muito do "The curse of the Jade Scorpion", mas não desgostei nada deste "Vicky Cristina Barcelona":) e já agora também gostei bastante do "Scoop". Não vi o "Match Point".
Gosto muito dos filmes do Woody Allen e acho-o um óptimo realizador.
E portanto, aconselho sempre os seus filmes.. vejam este também. :D

Anónimo disse...

Nem acho assim tão bom, nem assim tão mau. É tipicamente do Woody Allen, o que faz que seja mais bom do que mau. Mas faz-me sentir saudades dos filmes em que Woody Allen também aparece como actor. Quanto ao Oscar de melhor actriz secundária para Penélope Cruz é que não faço a mínima ideia, uma vez que ainda não vi mais nenhum filme dos nomeados para essa categoria. Os meus amigos ali da China ainda não têm à venda todos os filmes nomeados, mas voltarei a tentar daqui a uma semanita.