domingo, 30 de novembro de 2008

Sobre o Bairro do Oriente


E pronto, o Bairro do Oriente completa hoje um ano de existência. Nascido das cinzas do Leocardo (http://leocardoemmacau.blogspot.com), um lugar onde se descarregava diarreia verbal, e que ficou conhecido por satirizar os costumes desta pequena terra que é Macau, e que foi tantas vezes incompreendido, levando o seu autor a fechar a loja e partir para qualquer coisa mais “séria”. Séria o caraças. Nem sei qual é o limite que não me deixa que diga tudo o que me vai na alma. Talvez tenham sido as ameaças de morte, não sei. Só sei que não estava para me chatear, e apesar dos invejosos da praxe, consegui levar o Bairro do Oriente a patamares outrora inatingíveis na blogosfera de Macau.

Novembro foi novamente o mês com mais visitas, pelo quarto mês consecutivo. Mais de 2000 visitas na última semana, e mais de 22 mil visitas nos últimos 3 meses. Nada mau, para um blogue que não tem mais de “meia dúzia” de visitantes regulares, segundo algumas bocas foleiras. Coitados. Sinto que cumpri os objectivos do blogue. Quando comecei pensei: “não seria mau se tivesse 50 mil visitas no primeiro ano, caralho”. Mas aí está, mais de 68 mil visitas. Que regalo. Apesar de ter dado uma entrevista(http://bairrodooriente.blogspot.com/2008/05/entrevista.html) à jornalista Luciana Leitão em Maio deste ano, explicando o que vai nesta cabecinha pensadora, há ainda muito boa gente com tiques de ditadora que não percebe o que pasa. Ora aqui vai, em jeito de itens numerados para facilitar a consulta, o que o Leocardo anda por aqui a fazer.

- O Leocardo é uma besta, a cobro do anonimato.
A sério? E precisam do meu nome completo, número do bilhete de identidade, morada e telefone para quê? Alguns escribas da nossa praça acusam os bloggers de não se identificarem, liderados pelo Miguel Sousa Tavares, desejam a identificação completa do indivíduo para lhe poderem mandar um cartão no Natal. Sendo pagos por aquilo que escrevem, era o que faltava se não se identificassem. Mesmo que sejam insultados na rua, vão sorrindo a caminho bo banco.

- O Leocardo é o Mário, o Leonel, o Zé.
Sou aquilo que quiserem. Não adianta tentar adivinhar, e mesmo que me identifiquem correctamente, nego. Se alguém me perguntar na rua se sou o Leocardo (o que nunca aconteceu, curiosamente), pergunto “Quem é esse?”.

- O Leocardo não tem qualquer formação técnica e debruça-se sobre temas que requerem estudos mais aprofundados.
Não sei se repararam, mas isto é um blogue, não uma tese de mestrado ou de doutoramento. É um diário, um local onde se emitem opiniões e se exprimem sentimentos. Se eu quisesse escrever um monte de disparates sem sentido nenhum, estaria no meu direito. Não estou a enganar ninguém pois não cobro um avo que seja a quem quiser vir aqui ler.

- Mas o Leocardo às vezes é tendencioso, e comete inexactidões várias.
Mais uma vez, é um blogue! Existe uma certa imprensa que é nitidamente tendenciosa, apoiando uns e atacando outros, sempre os mesmos, e não vejo ninguém a insurgir-se contra isso. Não sou jornalista ou escritor profissional, não tenho a responsabilidade de ser sempre correcto e erudito.

- O Leocardo faz “traduções ridículas”.
Algumas das fontes do blogue são websites estrangeiros, alguns de notícias. Não faço qualquer tradução; leio as notícias e reproduzo os acontecimento em português, e por palavras minhas. Não invento nada. Algumas das notícias que reproduzo no blogue só aparecem na imprensa local no dia seguinte, ou em alguns casos vários dias depois. Se calhar é isso que incomoda...

- O Leocardo tem a mania de dizer a quem o critica “não gosta, não venha”.
Lógico. Sou um bom cristão e a última coisa que quero é ver os meus irmãos sofrer. Há pessoas que vêm aqui dizer que o blogue não presta, e que não tem qualidade, e no entanto continuam a vir. Fazem-me lembrar aquele miúdo que gosta de meter os dedos na tomada, apanha choques e diz que a culpa é da tomada.

- O Leocardo não fala deste ou daquele assunto.
Falo do que acho que tem interesse, e de que esteja minimamente informado. Existe um e-mail onde os leitores podem contar uma história ou referir uma notícia que tem interesse, e são bem vindos.

- O Leocardo censura comentários.
Existe um termo técnico para essa afirmação: “mentira”. Terei apagado três ou quatro comentários que ultrapassaram os limites do bom senso, mas não modero comentários, não elimino comentários que me criticam e mesmo outros que me insultam.

- O Leocardo “não tem nada que fazer”.
Essa é uma critica engraçada. Não utilizo um segundo do meu tempo de trabalho ou uma folha de papel que seja no blogue. O blogue é actualizado a partir do fim da tarde, e o relógio está 12 horas atrasado para que os leitores do Brasil (um terço do total) leiam o blogue no mesmo dia. Quando estou inspirado saem dois ou três posts que são utilizados em dias diferentes, mas a maioria dos posts é feita em dez ou quinze minutos.

- Mas admita lá, este blogue é muito mais soft que o anterior, em que insultava pessoas.
Como disse na entrevista, o outro blogue tinha pouca visibilidade no início, e admito que cheguei a cometer uns desabafos. Não acusei ninguém de nada, e pequei simplesmente pelo facto de não participar nesta enorme procissão que faz vénias eternas a quem procura o protagonismo. Este blogue é mais generalista, como disse que ia ser desde a primeira hora. E é assim que vai continuar a ser.

8 comentários:

ANTONIO CAMBETA disse...

Em Portugal e não só existem nomes e apelidos de pessoas bem originais, vejamos estes.

GUSTAVA DOS PRAZERES

PASSOS DIAS AGUIAR MOTA

MARIA DOS PRAZERES DO COITO

JOAQUIM ANTÓNIO PENETRA MURCHO

MARIA TÉNIA VIU VULTUS

JOAQUIM CUECAS

JOSÉ DE SOUSA RABITO MAGRO

LUIS CARLOS GALINHA GRILO

MARIA BEM GROSSA

JOÃO ISIDRO MORGADO SALOIO

ANTÓNIO PICANSO FARIA LEITE

LUIS ANTUNES CANTO CALADO

JOAQUIM RAPAZOTE CÁGADO CABELUDO

ALUÍZIO AZEITONA MATA GUERREIRO

MALAQUIAS DURÃO PÃO MOLE

ANTÓNIO MARIA HOMEM LEAL

CARA DE ANJO PAPA FINA MÃO DE FERRO

ANGELICA MARIA FARIA FLORES

ALBERTO CANDEIAS DA LUZ

JESUALDO MESTRE MALÍCIAS

OVA MARANHÃO RAÇÕES BATATA

RAUL PORTELA GALANTE SEVERO

JOAQUIM QUADROS VAZ PENTEADO

GRACIOSA PINTADA BALEIA

EUCLEDIS MOLEIRO LIMA FARINHA

RUI PATACHO ANJINHO PEGADO

AMADEU AMANTE BIGODES

FRANCISCO NEGRÃO VELHO PICANÇO

MATILDE LAMPREIA MATA PINTO

MARGARIDA FLORES BACALHAU SALGADO

HERMENEGILDO PARENTE IMPERIAL CAVALEIRO

ANTUNES COENTRO MIRA FLORES

ALBERTO ALCOFORADO MEDINA

AMILCAR BARRETO ALCAIDE BATATA

INÁCIO NOVAIS CAMPOS HORTA

HILÁRIO MALHEIRO MACAU PATACAS

AURÉLIO LUZ PARENTE QUEIMADO

ALBERTINO PALHA MELO LAMPREIA

RAIMUNDO TORQUATO RAMINHOS COENTRO

JOAQUIM RUIVO BIVAR BAÍA

MANUEL CASTANHEIRA AVELAR CANADAS

ARMÉNIO BENTO DA CÂMARA CAPITÃO

HENRIQUETA PIMENTEL VINAGRE AZEDO

ETELVINA BESUGO NOVAIS BALEIA

RUI CAÇADOR GENTIL BELEZA

ALCIDES DO ROSÁRIO BANDEIRA CAMPOS

ALVÁRO MARINHEIRO FRAGATA FROTA

JOAQUIM HENRIQUE CASTRO PANASCA

ROSA MARIA MADURA ALETRIA

MANUEL ALEGRE CARRASCO

JOÃO PITEIRA CORTÊS BAIONETA


Enfim muitos nomes bem originais existem, basta desfolhar a lista telefónica do Alentejo!...

RIR UM POUCO FAZ BEM AO CORAÇÃO

Anónimo disse...

Sim, isto é tudo muito bonito... mas eu á mais bolos.

http://www.youtube.com/watch?v=JLFW84OQwPw

Anónimo disse...

Quer dizer, eu "é" mais bolos!

Ó Cambeta, então e o Jacinto Leite Capelo Rego?

ANTONIO CAMBETA disse...

Senhor Júlio como são tantos os nomes, giros, esse do Jacinto Leite Capelo rego, embora o sabia, me esqueci de mencionar, mas temos o TMN - Telefones Móveis Nacionais, que na altura que foi lançado este serviço, era presidente da Portugal Telecom, o senhor Murteira Nabo, como tal Telefones Murteira Nabo!...

Anónimo disse...

e isto tem a ver com o assunto.. onde?

VICI disse...

Parabéns, caro leocardo!!!

Anónimo disse...

Parabéns e obrigado.

Anónimo disse...

Só não percebo uma coisa: se o relógio não estivesse atrasado 12 horas os leitores do Brasil já não conseguiam ler os artigos na mesma altura? Esta é muito profunda para o meu parco entendimento.