sábado, 29 de novembro de 2008

Chorão e delinquente



Quando era puto tinha lá em casa este quadro foleiro (e acho que ainda lá está), uma cópia do original do italiano Bruno Amadio, que mostra uma criancinha com olhos de travessa a chorar. Dizem que o quadro está amaldiçoado e não sei quê, e um grupo de malucos uma vez organizou uma queima dos quadros, ao bom estilo inquisitorial. Acontece que a criança cresceu, e parece que se tornou num adolescente delinquente, como comprova este grafffiti que se pode encontrar nas paredes de Macau. Nada de surpreendente. Muitas infâncias sofridas fazem os jovens optar pela marginalidade. É pena.

1 comentário:

Anónimo disse...

"O graffiti é uma cultura pelo facto de possuir um sentido de comunidade, uma identidade, uma linguagem, regras e padrões de comportamento que são fundados internamente e conhecidos por todos os que se identificam com a comunidade. Aqueles que fazem graffiti não o fazem no vazio, compreendem o vocabulário cultural, conhecem os instrumentos e as regras de quem pinta na cidade. Intitulam-se writers, possuem um tag e agrupam-se em crews, com o intuito de pintar. O tag é a identidade cultural dos writers, é a forma como gostam de ser reconhecidos na comunidade a que pertencem. Esta é, então, uma cultura que é cultivada há gerações por writers originários dos mais diversos pontos do planeta, que individualmente ou em crew, pintam nas suas cidades, divulgam os seus trabalhos e definem as orientações do movimento.
A prática do graffiti não é realizada ao acaso ou de forma caótica. Existem regras que permitem estruturar a comunidade e as suas formas de agir." in http://www.artgraffiti.net/sociedade.php

E aqui fica um pouco mais de arte nacional:
http://censuraurbana.blogspot.com/