terça-feira, 18 de março de 2008

Tudo legal


Os trabalhadores ilegais encontrados na casa do director dos Serviços para os Assuntos Laborais, Shuen Ka Hung, não foram contratados por este. Esta é a conclusão da investigação do Ministério Público (MP), num caso que já foi julgado em tribunal e que resultou na condenação dos envolvidos, provavelmente os operários e o empreiteiro.

Segundo uma nota enviada às redacções ontem à noite pelo MP – em chinês –, o caso remonta ao dia 1 de Agosto, quando foram encontrados seis trabalhadores ilegais que executavam obras num apartamento da Taipa. Ao que o MP apurou, com base, em parte, em documentos entregues pelo gabinete do Secretário para a Economia e Finanças, Francis Tam, a casa em questão fora adquirida pelo casal Shuen, que contratara uma companhia de construção civil para fazer algumas obras no seu novo apartamento. No entanto, segundo este comunicado de imprensa do MP, esses seis trabalhadores terão sido contratados por um empreiteiro de apelido Chan.

O MP reconhece que “o caso chamou muito a atenção da sociedade” e assegura que foi levada a cabo uma investigação sobre o assunto, que agora terminou. O caso foi enviado para o Tribunal Judicial de Base e o colectivo terá já decidido que as pessoas envolvidas foram consideradas culpadas e punidas por isso. No entanto, a nota não refere qual o teor da sentença, quem foram os condenados nem os absolvidos, se os houve.

O MP acrescenta ainda que “as provas recolhidas não podem demonstrar que haja mais envolvidos no caso”. Aliás, lê-se na nota, o saber se existiram ou não outras situações ilegais nas obras – nomeadamente em relação à declaração dessas obras – não cabe na esfera de actuação criminal do MP.

Ainda de acordo com o comunicado, os documentos foram devolvidos ao Secretário para a Economia e Finanças, juntamente com uma proposta do MP relativa ao assunto. Por saber está em que consiste essa proposta.

Island Ian in Hoje Macau

1 comentário:

Anónimo disse...

Tudo um bando de corruptos!