sexta-feira, 14 de março de 2008

Leituras


- Sérgio Terra alerta para os problemas dos jovens em Macau, no seu editorial de hoje do JTM, adequadamente intitulado "Atenção aos jovens"

- Saiba como um grupo de passageiros originários de Taiwan chegaram ao Aeroporto Internacional de Macau saídos de Taipé em...80 de Março de 2008. Os passageiros de "80 de Março de 2008", no Ponto Final.

- José Miguel Encarnação fala-nos das manifestações, das olimpíadas e da Páscoa, no seu artigo semanal n'O Clarim: Erros de casting?!

- Pinto Fernandes diz-nos como Aceder à internet, a partir de agora, é muito mais difícil, no artigo que assina semanalmente no Hoje Macau.

- Carlos Morais José fala-nos nos desafios que a China encontra na organização dos Jogos Olímpicos, em O Risco dos Jogos.

- E por falar em Hoje Macau, o seu director João Costeira Varela vai no final deste mês, abandonar essas funções, depois de quase 5 anos como director do jornal, dando lugar a Carlos Morais José. Um grande bem haja para ele e que nunca nos abandone.

3 comentários:

Anónimo disse...

Digam-me, sinceramente, para que serve "O Ponto Final" hoje em dia.

Veja-se o espaço que os outros jornais encontraram e arranjaram para si:

Excelente as iniciativas do Hoje Macau, que nunca se privou de ter opinião própria, e da "reinvenção" do JTM: de um jornal cujo interesse se baseava nas (poucas) referências à malta e sociedade macaense (a que os outros nem se davam ao trabalho de fazer)e à sua picante penultima página, passou a ser o jornal com maior número de artigos de opinião locais crediveis/ de relevo. Seria interessante se, como o Hoje Macau, tivessem artigos de membros da comunidade Chinesa de Macau. Mas está certamente no bom caminho.

Estes 2 jornais são actualmente os que mais contribuem para a informação e reflexão sobre a actualidade do território

O Clarim, por sua vez, continua a ser um delicioso jornal "regional", não pretencioso e "semi-amador" assumido. Com um ou outro artigo de opinião de interesse, e uma ou outra investigação. Um jornal das pequenas coisas da cidade, que não deixa de ser importante.

E o pequeno suplemento do Tai Chung Pou, uma espécie de Clarimzito melhor redigido, com artigos interessantes sobre temas locais. Um projecto interessante e divertido, que pode ir mais longe.

E "O Ponto Final"? Além de reproduzir noticias da lusa e dos jornais de Portugal, é vazio. Para isso leio o Hoje Macau, com as mesmas notícias, mas com "British Humour" nos títulos e alguns artigos de opinião...

Este jornal precisa de sofrer uma séria "reinvenção". Custa-me crer que ainda seja editado para financiar o "outro" em lingua Inglesa com subsídios do governo, mas...

Anónimo disse...

"E o pequeno suplemento do Tai Chung Pou, uma espécie de Clarimzito melhor redigido..." Que comparação! Pelo que tenho lido, em nada se assemelham... nem em estilo, nem em profissionalismo (não parecem "semi-amadores", e muito menos em conteúdo religioso...

Anónimo disse...

Pronto, pronto, tem razão!
Falava mais na perspectiva dos temas "locais" que os outros jornais maiores consideram "indignos" da sua atenção...