quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Provedor do leitor (valha-me Santa Paciência)


...e nem sequer sou uma pessoa religiosa, como os mais atentos devem saber. Portanto, retiro-me para uma pausa sabática de menos de um mês, e quando timidamente (e com bastantes reservas) resolvo voltar à bloga, eis que, PIMBA!, abro a caixa dos comentários e deparo com algumas das maiores depravações, obscenidades e blasfémias alguma vez escritas no éter da World Wide Web. Ah sim, depois de apagar/ignorar/marimbar-me nessas, haviam ainda "estoutras":

A propósito do artigo "Vini, vidi, vinci...ciao - uma aventura no futebol de Macau", o último publicado antes do interregno...

Anónimo disse...
Creio que para se escrever uma matéria deste género é preciso ter-se o mínimo conhecimento a todos os níveis das realidades que se vão abordar. Esta matéria é representativa de uma pessoa que vive fechada num raio de 30.3 Km2 e que pelos visto opina sobre realidades que simplesmente conhece por "ouvir dizeres" e imaginações. Se parar um bocado para pensar antes de começar a usar o teclado do computador verá que em primeiro lugar ninguém troca o conforto de casa de livre vontade sem ser obrigado. Se estivesse dentro da realidade do futebol português saberia que certos clubes da 1a liga como o Vitória de Setúbal, o Moreirense, a União da Madeira, etc. têm nos seus plantéis jogadores com salários contratuais de 1000/1500 euros. Se descermos um patamar para a segunda liga portuguesa é de se verificar que jogadores portugueses com renome deparam-se com contratos máximos de 1400/1500 euros salvo 3 clubes que conseguem chegar aos 2500/3000. Se descermos mais um patamar para o CNS (Campeonato Nacional de Seniores) onde se encontram Juary e Luisinho deveria saber que neste campeonato a média de salários é de 500euros. Sim 500euros!! Os jogadores destes 3 escalões mais elevados do futebol português possuem algo tranversal que é a realidade dos salários em atraso aliando isso aos são já por si baixos. De salientar que na Finlândia clubes da 1a liga pagam salários médios de 2500euros. O Marco Meireles está na 2a liga, certamente estará a receber muito menos. Eu pergunto me porquê que estes atletas hão de ficar em Portugal a receber salários de 500 euros e no fim do mês pagarem as contas e ficarem sem um tostão para ir ao cinema com a namorada. Para quê? Para passear e dizer que jogam futebol em Portugal? O futebol de Macau não é certamente melhor que o CNS mas creio que quando temos uma doença de um familiar em casa não vamos para a rua desbocar sobre isso mas sim apoiar internamente a sarar essa ferida. Se contribuisse um bocado se calhar o futebol de Macau era só um pouco melhor quem sabe! Acho bem estes atletas irem a procura de melhores condições para as suas vidas e se em em Macau encontrem tais condições melhor para eles nem que tenham de abdicar da qualidade de futebol a que estão habituados. Pois a vida de um futebolista não é um mar de rosas como transparece de fora mas faz-se sim de sacrifício e escolhas acertadas. No fim do mês as suas famílias e eles próprios agradecem as Pataca$ que entram na conta. É um pouco descabido pensar-se que jovens decidem um dia sair de casa para irem passear no outro lado do mundo para meras AVENTURAS. Por isso como disse anteriormente pense um bocado e informe-se melhor antes de começar a usar o teclado do computador. Força ao Futebol de Macau. Abraços.


Pronto, já está. Conseguiram ler tudo? Eu não. É que no momento em que me salta à frente das vistas algo do tipo "para se escrever uma matéria deste género é preciso ter-se o mínimo conhecimento a todos os níveis das realidades que se vão abordar", a propósito de um artigo que fala de profissionais de futebol obrigados a exibir a sua arte no paupérrimo futebol de Macau, começo a sentir-me como que meio ... "mareado". É por isso que não fui para marujo, tá a ver, doutor? Sim, o doutor que me repreende (acho que é isto que ele faz, e vocês que se deram ao trabalho de ler tudo tirem as vossas conclusões; ou não...) acha que é necessário ter um doutoramento em futebolês para se falar da chungaria que é o futebol em Macau. Ora toma que já almocei! (E jantei, por sinal). Sim senhor, acho muito interessante que esteja por dentro dos vencimentos que se pagam nos U. Madeira, Moreirense, etc., e aproveito desde já para chamar a atenção para o desleixo que anda por estes clubes, que deixam umzinho qualquer saber tudo isto, desde vencimentos, termos de contratos e tudo mais.

Posto isto, olhe, sabe o que mais? Estou-me nas tintas. Pronto, já disse. É assim: eu adoro futebol, é um espectáculo, e como tal ali os "artistas" são os atletas, os jogadores de futebol, para ser mais preciso. Como não gosto de circo (não gosto mesmo, e devo ter ido uma vez na vida, se tanto), nunca fiz esta comparação que alguns até podem achar cruel, mas anda mais ou menos perto da verdade: há os artistas circenses que dão a volta ao mundo com o Cirque du Soleil, e os que mandam uma queca à pressa e às escondidas na mulher de barba atrás da tenda do Circo Orlando, aquando da sua 16ª passagem por Ranhocas de Baixo, em mais uma exasperante tourné regional. Fazendo um paralelo com o futebol, pode-se dizer que nem todos chegam a ser Cristianos Ronaldos ou Messis, e sabe porquê? Porque esses lugares estão já preenchidos por...Cristiano Ronaldo e Messi. Pois é, pois é, e se a ideia foi tornar-se "profissional" de futebol para receber ovações de pé de milhares de adeptos eufóricos no Nou Camp ou em Anfield Road, mas acaba-se antes a jogar para meia dúzia de gatos-pingados no Estádio da Taipa enquanto o resto do tempo NÃO é passado a fazer anúncios publicitários da Nike ou da BMW, e no processo não se aprendeu a fazer mais porra nenhuma na vida, olhe, sujeitam-se a isto, paciência. Antes a mulher de barba do que o trapezista anão, julgo (e mesmo aí depende dos gostos de cada um, claro).

Após ter exposto toda a sua indignação e verve literária na forma de incenso comentário, o anónimo em qestão ainda acrescentou mais isto:

Espero da sua parte como Blogger que aprove o comentário que fiz pois tal como a sua opinião foi expressa publicamente espero que a minha siga o mesmo caminho. Cumprimentos.

Ora essa, já está! Mais alguma coisinha? Um chá, um café, uma virgem vestal? Passe bem, e já agora tenha juizinho. O seu comentário é inoportuno e está completamente desfasado do texto que publiquei, que vai exactamente de encontro aos factos que V. Exa. aponta como estando em falta da minha parte.

Ainda à volta dos futebóis, recebi o seguinte comentário a propósito de um artigo que dediquei ao GRANDE Real Sport Clube da Massamá, em Junho último:

Anónimo disse...
O Rivaldo e o Figo continuam a jogar no Real, estao agora no Campeonato Nacional de Iniciados. corrija o seu texto


Isto foi a 28 de Agosto do corrente, julgo que estava eu ainda em Bali, pois recordo-me vagamente de ter lido por lá este comentário. Uma vez que não "corrigi o meu texto", o mesmo anónimo (só pode ser...), repete-se quase um mês depois, a 26 de Setembro:

Anónimo disse...
O Rivaldo e o Figo continuam a jogar no Real Sport Clube e se deus quizer também vão se tornar grandes no futebol. Corrija o seu texto sff


Xim, xim, e se Deus QUISER, um dia o meu amigo aprende a escrever. Pronto, mas fica aqui a correcção, alto e bom som: O RIVALDO E O FIGO BANJAQUI CONTINUAM A JOGAR NO REAL MASSAMA, SÓ QUE NOS INICIADOS. Pronto, contente? Em todo o caso deixe-me conduzir todo esse entusiasmo para o "site" do ZeroZero, onde o único "Rivaldo" que consta a alinhar nas camadas jovens de qualquer clube em Portugal é este:


E além disso este Rivaldo Paulo Lopes, de sua graça, tem 10 anos, alinha nos infantis do Camarate, e não consta da sua ficha que tenha passado sequer pelo Real Sport Clube. Vá lá, homem, afinfe-lhes! Não lhes dê sossego! O Leocardo está consigo!

E por hoje é só. Cuuumprimentos!


Sem comentários: