sábado, 22 de agosto de 2015

Repórter Globo: Peníscola na Espanha



Gostava em primeiro lugar de saudar os meus amigos espanhóis (oiga, Curro!), pois é a eles que volto hoje, mesmo que não seja pelas melhores razões, infelizmente. Ou pelas melhores para alguns, ou neste caso "algumas", não sei, e até para alguns...bem, é confuso, pois o que acontece é o seguinte: na Espanha há Peníscola. Pronto, já disse. P-e-n-í-s-c-o-l-a. E o que tem isto de especial, perguntam-me agora vossemecês? Ora essa, para quem exulta com localidades com o nome de "Coina" e "Picha", e ri-se à fartazana quando aprende que "pilhas" (baterias de alguns electrodomésticos) em espanhol de diz "pilas", esta Peníscola foi feita à medida. Sim, porque há mais do que uma simples Peníscola nesta história; há um enredo de traição, de decepção, de sexo, drogas e rock'n'roll. Bem vindos à Peníscola.


Portanto situemos a Peníscola, que fica à beira do mar Mediterrâneo, mais precisamente na Comunidade Autónoma de Valência, província de Castellón - mas geograficamente isto tem muito que se lhe diga, e já lá vamos. Peníscola foi fundada pelos fenícios e o seu nome é uma derivação local de...Península. Que diabo, como é que esta gente, os "peniscolanos" (delirante) foram transformar "península" numa coisa destas? Por acaso a primeira coisa que pensei quando ouvi falar na "peníscola" foi isto:


Pois, de facto podia ser pior. Mas devo ser eu que tenho os pensamentos turvos a atirar para o ordinário e para o vulgar, pois quem vai à Peníscola repete! E porquê?


Aqui temos um primeiro olhar sobre a Peníscola, e logo notamos lá em cima um castelo! Eu adoro castelos. Ou será "castéis"? Bom, não interessa, vamos antes olhar para o célebre castelo da Peníscola.

Pronto, dizem que quem viu um posição fortificada viu todas, mas "a mi me encanta" os "castéis", pá, pronto, é feitio, e isso. Ainda não perdi a esperança de encontrar o castelo dos meus sonhos, onde  possa encontrar um esqueleto acorrentado numa masmorra. Este castelo da Peníscola foi construído no século XIII pelos cavaleiros da ordem dos Templários, e foi ali que entre 1415 e 1423 residiu Pedro Martínez de Luna y Pérez de Gotor (olé!), mais conhecido por Papa Bento XIII, ou o "anti-Papa", assim chamado por fazer planos de trazer a sede da Igreja Católica para Avinhão, em França - em suma, uma bagunça, que mesmo assim...


...os peniscolenses assinalam todos os anos, com festa brava em 2011, ano em que se assinalou o sexto centenário do cisma. Mas e que mais tem Peñiscola de interesse além de "Papa Luna"?


Vinho por exemplo, uma vez que Peñiscola é ponto de passagem da rota vinícola valenciana, e para quem não gosta de se enfrascar em vinhaça...


Há um festival de cinema, outro de "jazz", além de todos os outros pontos de interesse culturais, e como se tudo isto não chegasse...


...há a paisagem magnífica com um clima espectacular, as praias a perder de vida, o mar azul, e tal como no resto da Espanha, come-se bem, e aqui ainda mais, com o Mediterrâneo ali mesmo à mão, mas...Peniscola? Penis? Cola?


Aqui está o problema: em Peñíscola um tal Pedro de Luna, residente na Urbanização Penisol, vai buscar a Carabela, e pelas Rodas do Carro (de automóvel, portanto) vão até a Urbanização Parajes Roquettes, e é aí que o Pedro pega na Carabela e dá Lloma Bella f.... Entenderam? Ou ainda...



...quem vai querer ficar na Urbanização Penismar??? Está bem que é mesmo à beira do mar, mas...penis? Penis Mar? O que acontece a quem entrar na água? Mas que tropa fandanga é esta com tantos "penis" à mistura? E que apartamento "acuasol" é aquele? 

Peñiscola...um paraíso com um nome infeliz. Para visitar, e o melhor é depois não contar.

Sem comentários: