segunda-feira, 31 de agosto de 2015

A liga dos...antepenúltimos (sim, isso...)


Aí está, finais de Agosto e os futebóis andam a todo o gás, com a Premier League inglesa que NÃO vamos poder ver devido à TDM local ter achado os direitos de antena dos jogos "muito caros", até à Série A, passando pela Bundesliga, a La Liga espanhola e sem esquecer a Champions League, onde o Sporting e Jorge Jesus NÃO vão estar. Mas tiveram início também as divisões secundárias, e em Portugal queria dar aqui os meus "props" (é assim que se diz?) para a maltósia da Cova (da Piedade), do Real Massamá (o único "get Real" que há), os "gansos" do Casa Pia, e ainda o Grupo Sportivo de Loures, que mantêm o futebol do sul mesmo "south side", oh yeah, "merdafrucka!". 


E "props" para o nosso "main man", David Kong Cardoso, que vai esta temporada jogar precisamente no Grupo Sportivo Loures, às ordens do técnico João Sousa, por empréstimo do Mafra. O Loures foi ontem ao Vale Abraão, em Queluz, derrotar o Real Massamá por uma bola a zero, numa partida equilibrada, e onde o golo decisivo chegou a dez minutos do fim pelo suplente Nogueira, avançado de 26 anos formado nas escolas do Sporting, e que já vai no seu quarto clube, depois de regressar de três anos a jogar no Chipre. Isto tudo na Série G, sem dúvida a mais competitiva do Campeonato Nacional de Seniores! Além de Loures e Real estão lá também o Casa Pia, Sacavenense e 1º de Dezembro, que ontem goleou por 3-0 o grande favorito...


...o Sport Clube União Torreense, de Torres Vedras, que investiu bastante na sua equipa principal para esta época. O plantel inclui quatro jogadores chineses, todos jovens promessas a ser integradas nas selecções de formação do seu país, e lado a lado com jogadores guineenses e outros africanos. Deve ser um mundo de perguntas, quando se encontram no chuveiro depois de um treino ou de um jogo. Ah ah. E é ainda no Torreense que pontifica...


...Idelino Colubali, avançado da Guiné-Bissau transferido esta época do U. Leiria, e que com os seus 2,05 metros de altura será com quase toda a certeza o atleta mais alto dos campeonatos nacionais em Portugal!


E para terminar, um pulinho até ao norte, e já que falei de chineses, destaque para Yeerzati Yeerjieti,  guardião de 22 anos, natural de Xinjiang, e internacional sub-21 e sub-23 pela China. "Jiet", como é conhecido entre os colegas, chegou em 2013/2014 ao Gondomar Sport Clube, e depois da devida adaptação parece já estar dono e senhor da baliza daquele clube da área metropolitana do Porto. Esta época nas duas partidas da Série C do CNS o Gondomar saiu vencedor e o "keeper" asiático manteve as suas redes invioláveis! Um nome a seguir, o de Yeerzati Yeerjieti..."Jiet", pronto.


Sem comentários: