quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Um Raja fresquinho


O Raja Casablanca, equipa com nome de gelado, está na final do mundial de clubes da FIFA, que se está a disputar em Marrocos, ao bater os campeões sul-americanos, os brasileiros do Atlético Mineiro, por 3-1. Os Raja participa neste torneio reservado aos clubes campeões continentais no ano de 2013 na condição de equipa da casa, pois os vencedores da Taça dos Campeões Africanos foram os egípcios do Al-Ahly, entretanto eliminados deste mundial na primeira ronda frente aos chineses do Guangzhou Evergrande.

Mesmo sem outro "pedigree" além do título de campeões de Marrocos, o Raja não se intimidou, e ontem no Estádio de Marraquexe jogou de igual para igual com o At. Mineiro, e é um justo vencedor. Os golos surgiram todos na etapa complementar, com Iajour a inaugurar o marcador para a equipa da casa aos 51 minutos, mas os brasileiros empatariam aos 63 pelo celebérrimo Ronaldinho Gaúcho, de livre. A forma como a estrela dos mineiros executou o lance mostra que quem sabe nunca esquece, e terá sido este o maior momento do jogo. Mas os marroquinos não se impressionaram, conteram o entusiasmo do adversário, e aos 84 voltavam a passar para a frente do marcador, com Moutouali a marcar de "penalty". Uma grande penalidade muito, mas mesmo muito duvidosa, assinalada pelo árbitro espanhol Carlos Carballo. O Raja "matou" o encontro já no último minuto dos descontos, aproveitando uma jogada de contra-ataque numa altura em que o Atlético estava completamente balanceado no ataque. Um lance caricato, com um jogador do Raja a fazer um belo chapéu ao guardião brasileiro, mas a bola viria a bater na barra e sobrar para Madibé, que atirou a contar.

O Raja torna-se a segunda equipa africana a disputar a final do mundial de clubes, depois dos congoloses do Mazembe terem em 2010 surpreendido o Corinthians nas meias-finais, vindo depois a perder para o Inter por 0-3. Este Sábado os marroquinos têm a fasquia muito mais elevada, pois vão ter pela frente a "máquina trituradora" do Bayern de Munique, que agora são ainda mais favoritos à conquista do troféu. Ronaldinho e companhia terão que se contentar com o jogo para o terceiro lugar, contra o Guangzhou Evergrande, que se realiza também no Sábado, antes da final.

Sem comentários: