domingo, 22 de dezembro de 2013

Companhia Destruidora de Formiga Branca Koson


Por onde andaram estas criaturas antes de pisarem na sua comida?

Sabe o que é quando as formigas se cruzam na sua vida? Quando vos entram pela cozinha e atacam aquelas manchas pegajosas na cozinha que deixámos depois de fazer pão com marmelada? Ou quando passeam por cima das sandes e do resto da comida do piquenique, e mesmo que depois limpemos aquilo ficamos com nojo de comer? Já viram como eles se deliciam a devorar o cadáver de uma lagartixa, ou o de uma ratazana em estado declarado de decomposição, competindo com as moscas varejeiras pela carne pútrida do virolento animal. Uma vez vi as formigas a começarem a desmontar uma barata que estava de barriga para cima mas ainda viva, e esperneando desesperadamente! Podem enxotá-las da gelatina à vontade que eu não a como na mesma. E também já vos aconteceu ir acampar, estão a comer melancia e vos cai umas gotas para as pernas, e aparecem as formigas a comer-vos vivos? Imaginem só que elas eram do tamanho de um cão! Vejam só, que até algumas espécies (sim, existe mais que uma!) conseguem voar! Corram para os abrigos subterrâneos, e alertem a força aérea, chamem Manfred von Richthofen, o Barão Vermelho! Chamem o Major Alvega! Chamem o Tom Cruise!


O sr. rato treme só de ouvir falar de formigas.

Pois é. Isto é sem dúvida muito grave, e devemos manter tudo isto em mente da próxima vez que virmos uma formiga, e esmagá-la sem hesitar ou sentir piedade. Apagá-la deste mundo, mesmo que o dia nos esteja a correr maravilhosamente bem, fomos aumentados, sopra uma brisa primaveril do céu anil sem mácula, e os passarinhos cantam dos ninhos uma doce melodia. Esqueçam lá a fábula da formiga e da cigarra, que são dois insectos imundos e alguém os devia ter pisado antes que começassem com moralismos da treta. A cor das formigas é preta, que é uma cor que lhes assenta na perfeição, juntamente com aquelas pinças, e antenas, e pêlos com serrilhas...brrrr. Agora imaginem isto, mas em branco! Formigas brancosSim, em branco, que as formigas são assim como as peças do xadrez: vêm em preto e em branco. Mas não se pense que estas formigas brancas são umas santinhas, os cruzados da espécie das formigas. Nada disso: são piores. Tenham muito, muito medo. Se não sabiam disto, ou da existência de criatura tão tremenda, tenho pena de ser o despachante dos vossos futuros e medonhos pesadelos.


Imagine que se vai sentar no seu cadeirão predilecto, e depara com este cenário de terror.

Se nunca ouviram falar de formigas brancas, já devem ter concerteza ouvido falar de térmites, que são uma espécie de formiga branca. Facto. As termites, como as conhecemos, comem madeira, o que é uma característica muito "heavy-metal", ou neste caso, "heavy-wood". Além de madeira, que deve ser algo de muito indigesto, mesmo para uma formiga, estas incluem na sua dieta as outras formigas e outros insectos. Isso mesmo, as formigas brancas são uma espécie predadora das restantes da sua família. Estão para as formigas "normais" - como se tal coisa fosse possível - como as vespas estão para as abelhas. São a subversão demoníaca, são a antítese de algo de essencial para o ecossistema e para a vida. As formigas brancas foram enviadas por Satanás, meus amigos. São a caspa de Belzebú. Não compreendo é o porquê do Príncipe das Trevas nos pregar tamanha partida, e até dizem que é suposto nos seduzir com falsas promessas, e não sei quê? Mas assim? Dispenso a atenção, obrigado.


As mesmas formigas que comem o seu sofá ao jantar, devoraram um repugnante louva-a-deus ao almoço.

Se hoje não estou amarrado a uma camisa de forças a rir à gargalhada desde o minuto que acordo até ao momento que desfaleço exausto de tanto rir, é porque nunca vi uma formiga branca. Sei o que é uma térmite e tal, claro, e que come móveis e cadeiras e tudo mais, e já vi nos desenhos animados e tudo, ah ah, muito exótico. Mas para mim uma coisa como as térmites é o mesmo que a mosca tsé-tsé ou o vírus do Ébola. Sei que existe mas está lá muito longe de mim, e é bom que continuem assim. Em Portugal, por exemplo, encontrar uma térmite é tão improvável como ver um macaco a fazer amor com um pinguim em cima de um coqueiro na Sibéria, e com ambos em êxtase total. Se eu visse uma formiga branca ou uma térmite ou o raio que a parta, ficava paralisado de medo. Entrava logo em "tilt". Ficava com o programa em "pause". Dava-se um "crash" na minha "hard-drive". Claro que há o factor da proporção, da diferença de tamanho, onde eu levo uma clara vantagem em relação à formiga, mas e depois? E se forem 50 milhões delas? Uma bala de pistola é também infindamente mais pequena, mas pode matar. E se for apenas uma, mas com asas?


Salvos! Louvado seja Jeová!

Mas em Macau existem formigas brancas. É possível que entre estas existam também térmites, não se sabe ao certo, e a intiligência não confirma essa possibilidade. E o que fazer no caso de encontrar esta praga em casa? Regar tudo com gasolina, lançar-lhe um pano em chamas e deixar as latas de insecticida no micro-ondas ligado, e depois vir para a rua chorar de joelhos no chão? Sim, provavelmente, mas agora existe uma solução: a Companhia Destruidora de Formiga Branca Koson. Reparem nesta determinação - "destruidora". Não basta matar, eliminar ou erradicar a formiga branca. É preciso destruí-la, causar-lhe dor e transtorno além daquilo que ela possa imaginar (agora que menciono isto, será que as formigas pensam ou imaginam?). Quando ela diz "destruição", diz que vai mesmo destruir, da mesma forma que o glorioso regime da República Democrata Popular da Coreia vai destruir a escumalha imperialista Americana e os seus fantoches do sul. E vai ferver. Reparem só no desenho da formiga branca na tabuleta da empresto sugestivo, principlamente o nariz vermelho. A formiga branca veio para nos foooo....furar os móveis, isso, mas vai ter que prestar contas à Companhia Destruidora de Formiga Branca Koson.


Assim nasceu a lenda da Companhia Destruidora de Formiga Branca Koson.

Esta companhia que surge como uma resposta às nossas preces, estes "ghostbusters" das térmites, valorosa armada de papa-formigas, fica localizada numa travessa entre a Av. Almeida Ribeiro e a Rua da Felicidade. E só podia ser na Rua da Felicidade, pois todos os filmes sobre a eventualidade de um holocausto e do fim da espécie humana têm um final feliz. Não me foi deixada qualquer pista se estes anjos do Céu que combatem os diabretes do mal com as suas espadas de ouro reluzente ainda lutam, ou por outras palavras, se a empresa continua a operar. Se não, é porque a sua missão neste mundo ficou completa, e regressaram ao seu reino no Paraíso, de onde nos guardam noite e dia das forças do mal. Que Deus os abençoe. Qual Dalai Lama, qual Obama, qual Cruz Vermelha, qual carapuça; o prémio Nobel da Paz devia ir todos os anos para a Companhia Destruidora de Formiga Branca Koson.

Sem comentários: