terça-feira, 25 de junho de 2013

As quinas e o lótus


A última jornada da II divisão do futebol de Macau realizou-se na última semana, com a realização de dois jogos na quarta e na quinta-feira, em virtude da desistência do Chang Wai, que deixou o campeonato com apenas nove equipas. Com o Sporting consagrado campeão há algumas jornadas, a única dúvida persistia na sorte da outra formação de matriz portuguesa, a Casa de Portugal. Depois do empate frente aos sub-18 na quarta, a equipa de Pelé dependia de uma vitória ou pelo menos um empate dos leões frente ao Chuac Luen no dia seguinte. Os verdes-e-brancos foram camaradas e não fizeram a coisa por menos: vitória por 8-2, mais que suficiente para a Casa de Portugal garantir a manutenção.

O Sporting foi de longe a melhor equipa da prova, e a derrota na ronda inaugural provou ser uma anormalidade, pois seguiram-se quinze partidas (!) sempre a ganhar e um empate na penúltima jornada, já com o título mais que assegurado. A filial do Sporting Clube de Portugal junta-se assim ao Benfica de Macau na Liga de Elite, garantindo desde já dois “derbies” Sporting-Benfica ao mais alto nível na próxima temporada – é realmente pena que o FC Porto de Macau tenha abandonado a prova, ou teriamos os três grandes de Portugal na divisão principal em Macau. O Sporting, apesar de ter chamado a II divisão um figo, terá que se reforçar com vista ao novo desafio, pois as deficiências ficaram comprovadas no jogo da Taça contra o Benfica, que os encarnados venceram com relativa facilidade.

As “águias” fizeram uma época brilhante, terminando no segundo posto a um ponto do campeão Monte Carlo, e somando por vitórias os últimos 13 (!) jogos do campeonato. No segundo ano em que participa na divisão principal do futebol local, o Benfica assume-se como um candidato ao título, e pode ainda vencer a Taça, que irá discutir numa final com o Ka I.

Quanto ao núcleo da Casa de Portugal, desejo-lhes a melhor das sortes, e apesar do projecto não ser dado a grandes loucuras que façam aspirar a mais altos vôos que o escalão secundário, que consigam fazer para o ano um campeonato mais tranquilo.

Sem comentários: