sábado, 15 de junho de 2013

A caminho do Brasil


A zona europeia acertou o calendário com a realização três jogos na última terça-feira, e no Grupo B deu-se um escândalo em Copenhaga, coma Dinamarca a ser goleada pela improvável Arménia. Os visitantes entraram "a matar" marcando na primeira jogada do encontro, um começo em grande. Os nórdicos correram atrás do prejuízo e tentaram justificar o favoritismo, mas consentiram o segundo aos 19 minutos, e a partir daí ficaram de cabeça perdida e nunca mais se encontraram. Os modestos armenos construíram uma goleada histórica e passaram o penúltimo lugar do grupo para os dinamarqueses, tendo ambos seis pontos. A Itália lidera com 14 pontos, seguida da Bulgária com 10 e da Rep. Checa com 9.

No Grupo C a Suécia bateu as Ilhas Faroé em Solna por duas bolas a zero, um resultado magro atendendo à diferença entre as duas selecções. Os faroeses defenderam a toda a linha e fizeram a vida difícil aos suecos, que marcaram pelo inevitável Ibrahimovic. O segundo golo só chegou a oito minutos do fim de grande penalidade, quando os visitantes estavam reduzidos a dez elementos. A Suécia igualou a Austria e a Irlanda na vice-liderança do grupo com 11 pontos, menos cinco que a Alemanha, líder destacada.

No Grupo I, Bielorrússia e Finlândia empataram a uma bola em Minsk, e acentuaram a ideia de que a corrida é apenas a dois, entre as super-favoritas Espanha e França, que lideram com 11 e 10 pontos, respectivamente. Finlandeses têm seis pontos, mais dois que Geórgia e Bielorrússia.


No grupo sul-americano, a CONMEBOL, a Argentina foi a Quito empatar a uma bola com o Equador. Ao golo madrugador de Aguero de grande penalidade, logo no quarto minuto, responderam os locais com um golo de Segundo Castilo aos 17. Quem aproveitou o empate dos ecuatorianos foi a Colômbia, que bateu o Peru por duas bolas a zero em Barranquilha, isolando-se no segundo posto. O Chile alcançou o Equador no terceiro lugar depois de vencer a Bolívia em Santiago por 3-2, enquanto a Venezuela perdeu o quinto lugar para o Uruguai, depois de perder com os celestes em Caracas por 0-1. Argentina tem 26 pontos, Colômbia 23, Equador e Chile 21, Uruguai e Venezuela 16, Peru 14, Bolívia 10 e Paraguai 8.


Na zona asiática o Irão de Carlos Queirós deu um passo importante para qualificar os persas para o mundial do Brasil, ao golear em Teerão o Líbano por quatro golos sem resposta. Os iranianos saltaram para o 2º lugar, aproveitando a derrota do Uzbequistão na Coreia do Sul pela margem minima. Os sul-coreanos lideram com 14 pontos, o Irão tem 13 e os uzbeques somam 11. Caso o Irão empate na deslocação à Coreia na quarta-feira o Uzbequistão precisa de vencer o Qatar por mais de cinco golos para impeder o apuramento directo dos iranianos. O terceiro joga ainda um "play-off" com o terceiro do Grupo B, e o vencedor discute uma vaga no Brasil com a Nova Zelândia, vencedora da zona da Oceania.

No Grupo B o Japão já tinha carimbado o passaporte para o Brasil, mas mesmo assim foi a Bagdade vencer o Iraque por uma bola a zero, afastando os iraquianos da corrida. A Austrália esmagou a Jordânia por 4-0, e isolou-se na vice-liderança, recebendo agora o Iraque na última jornada, o que lhes abre boas perspectivas para acompanhar os nipónicos na viagem até terras do Samba em 2014. Jordânia e Omã discutem em Amman o lugar no "play-off", bastando aos omanitas um empate para garantir o terceiro posto.


Na zona da CONCACAF, América do Norte, Central e Caraíbas, os Estados Unidos isolaram-se na liderança graças a uma vitória por 2-0 frente ao Panamá em Seattle. Josi Altidore e Edward Johnson marcaram os golos, um em cada parte. Nas Honduras a equipa da casa bateu a lanterna-vermelha Jamaica pelo mesmo resultado, enquanto no México a equipa da casa não fez melhor que um empate a zero frente à Costa Rica. Os mexicanos, presence habitual em mundiais, vão complicando o apuramento, contando com cinco empates nas seis partidas realizadas. Estados Unidos têm 10 pontos, Costa Rica e México 8, Honduras 7, Panamá 6 e Jamaica 2. México e Jamaica têm mais um jogo efectuado. Os três primeiros qualificam-se directamente para o Brasil, e o quarto joga um "play-off" com o quinto classificado da zona sul-americana.

Sem comentários: