domingo, 5 de agosto de 2012

Sex, swimming pool & rock'n'roll - crónica de um dia de Agosto em Macau

O Verão em Macau é. como se sabe, uma bela merda. O calor, a humidade, as monções, os tufões, a chuva torrencial, o mau cheiro do lixo, tudo coisas que são contra a nossa natureza lusitana. Habituados outrora ao céu azul e ao tempo seco de Portugal, às praias limpas do Algarve e da Costa, ao casaquinho de malha à noite, custa-nos muito passar o Verão na RAEM, onde nem arrancando a pele se consegue algum alívio - mesmo à noite. É chato andar sempre com o corpo pegajoso, o ar-condicionado sempre ligado em casa, e mais chato se torna ainda quando se paga uma milena por mês de electricidade. Passar o Verão em Macau é como ficar à espera de um avião durante três horas num aeroporto sem casa-de-banho: tortura sem alívio.

Contudo não me importo mesmo nada de passar o mês de Agosto em Macau. Como sou funcionário público - como muitos dos leitores que conhecem a minha identidade já sabem - o mês oito é bastante tranquilo. Os advogados estão de férias, os prazos não correm nos tribunais, é tudo tranquilo, tranquilo. Se quiaser ir a Portugal é melhor ir em Julho, enquanto não chegam as carradas de emigrantes que enchem as praias e os parques com o cheiro a sardinha assada e pimentos a os cantantes que debitam os últimos sucessos do Tony Carreira (ou sempre os mesmos). Se não é para ir a Portugal, sempre se pode esperar alguns meses e ir às Filipinas, à Indonésia ou ao Vietname, e apanhar uns dias de calor enquanto o Inverno dita as suas regras em Macau.

Ora bem, e o que fazer num fim-de-semana de Verão em Macau? Ir à discoteca na sexta ou no Sábado à noite, porque não? Em Macau as discotecas "da moda" são o D2, o D3, o Cubic ou o Sky 21, para citar algumas sem precisar de puxar muito pela moleirinha. O D2 é um lugar que frequento com alguma assiduidade, e em termos mais simples, meus amigos, é um sítio do c...! Quem chegou a Macau mesmo agora e quer abanar o capacete, o D2 é o sítio. Para os homens então, nem se fala. Cheio de boa pescaria. Quer dizer, é bocetame de primeira apanha. Não é preciso ser bonito ou bem composto, basta ter algum dinheiro. Quer dizer, convém tomar um banho antes de ir - de preferência pouco antes - e quem sofre de halitose crónica deve ter cuidados redobrados. Em conclusão: o D2 é o "place to be" numa "Saturday night" para quem procura a parte do "sex" na trindade do "sex, drugs and rock'n'roll". Quanto ao rock'n'roll, bem, aquilo é mais disco, e daquele que só se aguenta melhor depois de bem bebido.

E depois, o que fazer num Domingo à tarde? Para aliviar o calor crónico, nada como frequentar "uma das piscinas do IACM: "Estoril, Sun Yat-Sen. Hac-Sá e Cheoc-Van", como diz o anúncio da rádio apresentado pelo Jorge Vale. Pela modesta quantia de 30 patacas (é quase sempre de borla se for depois da uma). Há praias em Macau? Bem, lá haver há, mas não presta. Basicamente existem as praias de Hac-Sá e Cheoc-Van, mas não são aconselháveis aos banhistas caso não queiram nadar ao lado do lixo ou dos cagalhões flutuantes que os residentes da RAEM que não vão à praia (99% deles) ali deixam a quem ainda tem a ilusão de praia em Macau. Quanto às piscinas propriamente ditas, até são agradáveis, para quem não se importa com a miudagem que mija lá dentro. Em todo o caso parabéns ao IACM pelo esforço. Quem é mais endinheirado opta pelas piscinas dos hotéis da moda, ora a do Hard Rock Hotel, ora a do Regency da Taipa, ora a do Altira. Quem não pode, não come.

E é assim. Aguentai um Agosto em Macau que não custa mesmo nada. Conviva com os indígenas, que para eles Agosto é como outro mês qualquer: trabalhar, fazer dinheiro, "business as usual". Evite é os autocarros, frequentados pelos indivíduos mais sebosos da espécie. Cuidado com os encostões. E faça como eu: três banhos por dia, duas mudanças de camisa e de cuecas, muito pó de talco para as emergências (isto para quem tem tomates...), e de preferência fique em casa...debaixo do tal ar-condicionado. E boas férias para quem preferiu escapar a tudo isto.

4 comentários:

Unknown disse...

Eu herdei o hábito de tomar banho de água fria precisamente por causa dos tempos quentes de Macau. De resto, Macau (ou melhor, RAEM) sã assi. Não se pode ter o melhor de dois (ou mais) mundos. Neste aspecto que referiu na posta, Portugal é, de longe, muito melhor. É uma questão de qualidade de vida, mas claro, isso também é sempre muito relativo.

Muita gente quer fazer à força toda os outros crerem que Macau é um género de paraíso na terra... o que manifestamente não é.

Um grande abraço.

Anónimo disse...

Excelente post cheio de verdades.

vici disse...

LOL! Bela posta!

Anónimo disse...

O QUE OS SALOIOS DOS PORTUGUESES SABEM FAZER QUANDO NAO HÁ PRAIAS OU SOL???NADA.COMO SERÁ O VERÃO DOS ALEMÃES.SUICOS E INGLESES POR EXEMPLO COM OS DIAS NUBLADOS E SEM PRAIAS???