terça-feira, 28 de agosto de 2012

Liberdade para as Pussy Riot!



Ainda não tive oportunidade de comentar um dos temas do momento, as Pussy Riot (eheh, o nme dá mesmo vontade de rir), o grupo russo que tem 3 elementos detidos por "sacrilégio". Ora eu acho muito bem que tenham invadido aquela igrejola ortodoxa russa como forma de protesto pelo conluio entre aquela e o sinistro presidente Vladimir Putin. É uma forma de protesto como qualquer outra. Se Deus tivesse ficado mesmo zangado, tinha-lhes mandado um raio em cima. A cumplicidade entre Igreja e Estados-assim-não-muito-democráticos foi sempre perigosa; basta lembrar a forma leviana com que o Vaticano pactuou com o nazismo, por exemplo. As Pussy Riot são vítimas da censura e de Putin, que qual czar, quer restabelecer o Clero no país dos oligarcas. Já agora vejam o vídeo até ao fim, são menos de dois minutos e vale mesmo a pena.

4 comentários:

Anónimo disse...

Legendas davam jeito para se perceber o que disseram ao certo...

Unknown disse...

Amigo, falta agora provar que o Vativano pactuou de forma leviana com o nazismo, se conseguir, só para que as pessoas lhe possam dar algum crédito.

Cumplicidade entre Igreja e Estado? Oi? Não estamos a falar da grande mãe Rússia, que foi dominada pelo comunismo selvagem ateu? Ora, a queda da URSS não foi assim há tanto tempo para que a Igreja Ortodoxa tenha conseguido de forma legítima conquistar alguma espécie de posição favorável em relação ao Estado, penso eu de que...

Em relação às Pussy Riot, bem feita. Que essas esquerdistas aprendam a lição que é para da próxima vez se lembrarem de não faltar ao respeito de quem não lhes fez mal algum. Aliás, sugiro até que da próxima vez, quando forem soltas, que façam algo semelhante numa mesquita que é para ver o que é que lhes aconteceria.

Ainda não vi nenhum Estado irreligioso ou laico conseguir sobreviver durante o período compreendido de três gerações. Já os religiosos sobreviveram séculos, como a História não deixa mentir. Mas se quiser sempre pode tentar a sorte na Coreia do Norte ou até mesmo na República Popular da China: basta-lhe atravessar a fronteira.

Quem parece ter ficado radiante com as manifestações pró-Pussy Riot foi o Berlusconi quando viu o slogan "Free Pussy".

Abraço.

Leocardo disse...

Anónimo: se vir o vídeo no YouTube, existe na descrição uma tradução das letras em inglês.

Firehead: lá está você outra vez a obcecar pelas mesquitas :) Quanto a isso do Vaticano, deixo-lhe aqui esta linda fotografia: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Bundesarchiv_Bild_183-H26878,_Berlin,_Neujahrsempfang_in_der_neuen_Reichskanzlei.jpg

Ui tão amiguinhos que eles eram.

Cumprimentos.

Unknown disse...

O quê? Aquela foto significa "cumplicidade"? Então que dizer dos encontros com direito a aperto de mão de políticos de países que não se gramam (EUA X China, EUA X ex-URSS, Coreia do Norte X Coreia do Sul, Israel X Palestina...)? Só leviandade, e da extrema, deduzo. A diplomacia tem coisas engraçadas.
O que não dá para ver na foto é o facto do Papa Pio XII ter salvo mais judeus que o Oskar Schindler. Mas isso eu já sei que não interessa minimamente aos marxistas culturais. Aliás, esses questionariam logo as fontes e diriam que são tendenciosas.
Eu "obceco" com as mesquitas. Você com o Cristianismo. Cada qual com a sua obsessão. :)

Abraço.