terça-feira, 23 de agosto de 2011

As barbas não fazem o profeta


Não tenho tido muito tempo para actualizar o blogue ou inteirar-me do que se passa na imprensa, mas mesmo assim tive a oportunidade de desfolhar os jornais, e algo me chamou a atenção na penúltima página do Hoje Macau de hoje. Falo evidentemente da coluna dedicada ao falecido Padre Manuel Teixeira, sem dúvida uma pessoa de cultura e de interesse relevante na história do século passado em Macau, mas sinceramente há opiniões do senhor que me custam a perceber. A "frase" de hoje foi uma dessas. O Pe. Teixeira diz qualquer coisa como "a bomba atómica de Hiroshima matou 30 mil prostitutas", o que só por si é uma parvoíce. A bomba de Hiroshima matou mais de 120 mil pessoas - e duvido que 30 mil, ou seja, um quarto, fossem prostitutas - muitas delas crianças e pessoas completamente inocentes. Depois acrescenta "que em Macau 1999 vai limpar o pecado". Sinceramente, acham que Macau é menos "pecaminoso" agora do que era há 12 anos? E o que quer dizer com isto, 1999? Foi o fim de Macau? Bem, lá porque tinha barbas brancas e compridas, isso não faz dele um profeta...

17 comentários:

Anónimo disse...

O que é que ele quis dizer com isso? Que a bomba de Hiroxima foi uma coisa boa? Não consigo sequer perceber em que contexto é que se pode dizer uma frase dessas.

Anónimo disse...

O Sr. Padre pode ter dito isso no seguimento de uma conversa sobre doenças sexualmente transmissíveis no Japão.


AA

Anónimo disse...

O homem era um parvalhão.

Anónimo disse...

O Monsenhor Teixeira era das personalidades mais respeitadas de Macau e foi o maior investigador da presença portuguesa no território durante 400 anos.

Doou todo ou quase todo o seu espólio documental (uma biblioteca com cerca de três mil títulos, perto de dois mil manuscritos, além de uma colecção de fotografias que é considerada das mais ricas sobre o Macau português) ao Centro Científico e Cultural de Macau (CCM).


Parvalhão é você.

Leocardo disse...

Sim, tudo bem, foi o que eu disse também. Mas temos que admitir que o senhor tinha umas saídas infelizes...

Cumprimentos.

Anónimo disse...

O padre Teixeira era um porquinho e no duplo sentido. Quando estava na pousada de Mong-Há antes de ir para Portugal, sujava-se todo a comer e não queria saber. Pior que isso, tentava agarrar-se de uma maneira despudorada às meninas que tomavam conta dele ou que o visitavam. E estou a ser simpático. Se têm dúvidas, perguntem a quem estava na pousada nessa altura.
Entendeu, parvalhão das 18:42?

Anónimo disse...

Não se pode dizer mal de padre nenhum. Se dissessem mal da mãe do das 18:42, ele não se chateava tanto, agora de um padre é que não pode ser! Já sabem como é...

Anónimo disse...

Se " a bomba atómica de Hiroshima matou 30 mil prostitutas" então quantos clientes e chulos morreram também???

Anónimo disse...

Essa de "doar o espólio"... onde havia ele de meter aquela papelada toda? levava-a com ele no final de vida? E quanto a apalpar meninas, essa garanto eu que o fazia, falo com conhecimento de causa.

Anónimo disse...

È vergonhoso e cobarde estar aqui a falar mal de uma pessoa que já morreu.

Anónimo disse...

Então não se pode falar mal do Estaline, do Hitler, do Mussolini, do Pol Pot, do Salazar, do Bocassa, do Idi Amin, do Mao, do Franco, do Pinochet e por aí adiante. Também é vergonhoso falar mal do Cunhal, do Samora Machel, do Spínola, do Marcelo Caetano, do Amílcar Cabral, do Agostinho Neto e desses todos. É cobarde criticar todas as figuras públicas que já morreram. Se forem padres, ainda pior. Se tiverem passado por Macau, então é mesmo crime. Satisfeito?

Anónimo disse...

LOL. Atiraste a primeira pedra, das 20:21, mas tinhas telhados de vidro.

Anónimo disse...

Mas o padre Teixeira também era ditador??Não sabia.Ele mandou matar quantas pessoas??

Anónimo disse...

E tu não serás um daqueles que falam mal do Hugo Chávez, por exemplo, ó das 18:21? Então esse, que foi eleito democraticamente, é ditador? Mesmo depois de se ter sujeitado a um referendo (que foi ganho) em que estava em causa a sua continuação na presidência, coisa que nunca nenhum líder das vossas amadas "democracias" europeias teve tomates para fazer? Pois, eu sei, só não se pode dizer mal dos santos padres...

Anónimo disse...

O Sócrates também foi eleito democraticamente e no entanto foi um grande ditador que só arruinou Portugal.E já agora o que os ditadores tem a ver com os Padres???

Anónimo disse...

Não perguntas quantas pessoas é que o padreco mandou matar? As mesmas que Chávez ou Sócrates...

Anónimo disse...

Um monsenhor com o nivel intelectual e os hábitos que caracterizam macau...baixinhos, baixinhos...