O que faz Jamal Malik, um indigente de 18 anos originário dos bairros da lata de Bombaím, chegar à última pergunta do concurso "Quem quer ser milionário?", que lhe pode valer 20 milhões de rupias (cerca de 3 milhões de patacas)? A: é um sortudo; B: fez batota; C: é um génio; D: foi o destino? "Slumdog Millioanire" é o novo filme de Danny Boyle, e um dos melhores filmes dos últimos anos. Ele há filmes como "Pulp Fiction", "Donnie Darko" ou "Sin City" que nos deixam o filme inteiro a pensar "que merda é esta?", só para no fim pararmos durante 5 segundos e nos apercebermos que ali está o trabalho de um génio. "Slumdog Millionaire" é como uma barra de chocolate Ritter Sport de massa pão. Consegue-se apreciar cada bocadinho dela.
Este é um filme que nos faz pensar. A sério. Que nos faz reflectir sobre os vários momentos da nossa vida, naquilo que perdemos, nos amigos que deixámos, nos erros que cometemos às vezes por culpa própria, da nossa inocência e da nossa imaturidade. É um filme que mexe com o nosso subconsciente, que desperta alguns dos nossos fantasmas, que nos leva a considerar que talvez a vida seja isso mesmo, um jogo de vida ou morte. Se a academia ignorar este filme na próxima edição dos óscares, então tudo o que eu pensava saber de cinema vai ser posto em causa.
O filme tem imensas similaridades com "Cidade de Deus", de Fernando Meirelles, mas não precisa da violência para ilustrar a crueza da vida de um grupo de jovens que primeiro tenta apenas sobreviver, e depois escrever a sua própria história longe da comunidade que os viu crescer. Jamal e Salim são dois irmãos pobres de origem muçulmana de uma favela de Bombaím, que viram a sua mãe morrer às mãos de fanáticos hindus quando eram muito jovens. Mais tarde quase morrem às mãos de um criminoso que recrutava pedintes e prostitutas, e passam a pré-adolescência a vender contrabando num comboio, que os acaba por levar a Accra, ao famoso Taj Mahal, onde chegam a passar por guias turísticos.
Na vida dos irmãos está a lindíssima Latika, uma jovem que é preparada para ser prostituta, e acaba como concubina de um homem rico e poderoso. Por um mero acaso, Jamal inscreve-se no concurso enquanto trabalha como telefonista. Apesar de não ter sido assíduo nos bancos da escola, começa por responder às perguntas, que têm todas a ver com episódios da sua vida. O apresentador do programa desconfia, e em vésperas da pergunta que pode mudar a vida de Jamal, o jovem é levado pela polícia de modo a que se descubra "como fez batota". Não houve nenhum truque afinal, e o país pára para assistir ao destino do seu herói acidental. Será que vai acertar na única pergunta que nunca soube responder e ganhar uma fortuna? Será que vai perder tudo? A propósito, a resposta à pergunta do início era D: foi o destino.
2 comentários:
Ó leocardo, esse filme encontra-se já à venda em Gongbei ou você viu-o na TDM?
Ohohohoh! Ah é para responder? Á venda em Gongbei. É demasiado novo para passar na TDM, e o Cineteatro e a Torre de Macau, como sabe, só passam merda. Também pode fazer download, se quiser.
Cumprimentos.
Enviar um comentário