sábado, 4 de março de 2017

Je Suíno João Braga


Começo sinceramente a pensar que anda a sair água marada da torneira de muita gente lá em Portugal. Agora surgiu no Facebook um grupo de apoio ao fadista João Braga, que esta semana foi notícia ao afirmar que "Basta ser preto ou gay para ganhar um Óscar". O fadunchoso não fez mais do que saltar para a prancha e apanhar a onda facha que se começa a manifestar esporadicamente em alguns dos sectores da sociedade, e se por um lado sabia que lhe iam cair em cima, por outro lado tinha garantido o apoio dos "suspeitos do costume". Era bom para ele que estes sejam em número suficiente para lhe comprar os discos e encher as salas onde ele actua. Eu sinceramente espero que não.

Mas não me levem a mal, então? Estou só a "exercer o meu direito à opinião", que para estes fresquinhos funciona de um modo muito peculiar: podem dizer os disparates que muito bem lhes apetecer, e se o resto abre a boca está a "censurar". Ora bem, já que estamos numa de "liberdade de expressão", permitam-me que elabore um pouco mais sobre aqueles pontos (negros) da introdução àquele grupo ridículo, e que assinalei não com o lápis azul, mas antes com o vermelho.

- Não, ele não disse nada - escreveu - e chamar àquilo "pensar" é uma ofensa a quem pensa.

- A maioria daqueles que votaram em Trump não o fizeram por "racismo ou homofobia", certamente, mas o que é que isso interessa se são os restantes que se manifestam, deixando a tal "maioria" a corar de vergonha?

- Não deve favores a ninguém? Corrupção? "Lobbies"? Vamos ver quando se abrir não a Caixa de Pandora, mas antes a Matrioska da marosca que envolve Trump com os banqueiros russos e os outros  lacaios de Vladimir Putin.

- O João Braga fez mais que o quê? Não me façam rir. Nasceu com uma colher de prata enfiada na boca, e com excepção daquele "acidente de percurso" que foi o PREC, não fez mais nada na vida que cantarolar e armar-se em cavaleiro da triste figura. E olhem que eu nem sou de atirar com este tipo de coisas, mas já que estamos no campo da "vossa" liberdade de expressão, aqui está. E finalmente...



Batiam-se com barriga e roçavam-se nas coxas
Os corpos já dourados de suor
E as bocas já vermelhas dos amores

Quisemos nós saber qual é o nome desta moda
Respondeu-nos um velho já mirrado
Lundum mas se quiserem chamem-lhe fado

Trovante, "Travessa do Poço dos Negros".

Quando teve oportunidade para se explicar, o faduncheiro marialva afundou-se ainda mais. É como eu vos digo: pode ser que da próxima vez que for fazer a única coisa que sabe, o João Braga não consiga encher nem...uma cubata.


Sem comentários: