sexta-feira, 8 de julho de 2016

Portugal e França na final do Euro



Começa a segunda parte em Lyon, Portugal ao ataque como tinha sido o pendor dos primeiros 45 minutos. Canto curto, cruzamento de Raphael Guerreiro, bola para o centro da área, Ronaldo...golo! GOLO!!! É de Portugal! É de Cristiano Ronaldo! O defesa do País de Gales sobe ao primeiro andar, Cristiano Ronaldo sobe ao segundo - é golo de do melhor do mundo, com 50 minutos de jogo! Portugal vai à procura do segundo, vai Ronaldo, está com tudo! Chega à área do País de Gales, remata, Nani, golo!!! GOLO!!! DE PORTUGAL! Nani desvia o remate do capitão, está feito o 2-0! E Portugal domina os galeses até ao final do encontro, ficando mais perto do terceiro golo do que os galeses do 1-2. Termina o jogo, e....


...Ronaldo abraça Gareth Bale, seu companheiro de equipa no Real Madrid mas seu adversário neste encontro. Mais uma lição de desportivismo do melhor jogador do mundo, que foi também o melhor em campo nesta meia-final, e ainda igualou o francês Michel Platini recorde de golos marcados em fases finais de europeus, com nove remates certeiros, e é ainda o melhor marcador da história do torneio, com 20 golos marcados nas fases de qualificação, somando assim um total de 29! Fabuloso! É um artista português! (Deve ser o único, e ainda há quem não goste. Esses podiam comer m..., e se calhar vão gostar). 



E Portugal tem encontro marcado no próximo Domingo em Paris no Stade de France contra a equipa da casa, a França, que derrotou a Alemanha por 2-0 na outra meia-final, que se disputou esta noite no Stade Velódrome, em Marselha. Ambos os golos dos gauleses foram apontados por Antoine Griezmann, avançado do Atletico Madrid, que com cinco golos nos últimos três jogos, soma um total de seis e é o melhor marcador do torneio. Pode-se dizer que os franceses venceram com justiça, mas contudo o golo inaugural foi bem polémico, pois nasceu de uma grande penalidade assinalada já no fim dos descontos dados pelo árbitro italiano Nicola Rizzoli, a castigar uma mão na bola de Bastian Schweinsteiger na área da Alemanha. Um lance que nem várias vezes repetido dá para confirmar se de facto o médio alemão toca com a bola na mão, e fica registada a ideia infeliz da UEFA de nomear um árbitro italiano para este jogo, quando nos quartos-de-final a Alemanha tinha eliminado exactamente a Itália. Pode não querer dizer nada, mas fosse a nacionalidade do juiz do encontro outra qualquer, e não estava eu a dizer isto agora.


E vai ser aqui, no no bairro parisiense de St. Denis, no Stade de France, a imponente infra-estrutura construída de propósito para acolher a final do mundial de França de 1998 que Portugal pode no Domingo fazer história. É a segunda final da nossa selecção, depois do memorável Euro 2004, em que a Grécia decidiu "estragar a festa" aos nossos rapazes, derrotando-nos no jogo inaugural, e outra vez na final. Vamos ficar a torcer para que os comandados de Fernando Santos façam igual desta vez, e que desta vez sejam os franceses se vêem "gregos". FORÇA PORTUGAL!


1 comentário:

Santon disse...

Parabenizo aos campeões para vitória, um tapa na cara dos neo-nazistas e invejosos - e com o gol do Éder, que entrou e mudou o jogo pra Portugal. Já era tempo de ganhar algo.