sexta-feira, 20 de julho de 2012

Sim, é melhor falar do Benfica (e de coiratos).


Gostei do artigo publicado ontem por Carlos Morais José no Hoje Macau, especialmente no que toca à parte em que se fala so multi-facetado advogado Leonel Alves, que tem sido notícia pelos mais diversos motivos. Contudo sinto que a habitual frontalidade a que CMJ já nos habituou podia ter ido um pouco mais longe desta vez. Fica muito para dizer, mas não o censuro. Se calhar o melhor mesmo é falar no Benfica, que os outros assuntos são como o estrume fresquinho: quanto mais se remexe, mais fede.

Leonel Alves é uma figura que respeito e admiro. Quando cheguei ao território era já deputado na AL, apesar de ter na altura pouco mais (ou nem ainda, desconheço a idade do senhor) trinta anos. Era então o delfim do saudoso Dr. Carlos D'Assumpção. Nunca tive dúvidas que continuaria a ter um papel importante na Macau pós-transição, e de que nunca viraria as costas ao território. Mas desiludiu-me, para ser franco. Tornou-se assim uma espécie de lacaio do executivo, um apaga-fogos. Enfim, optou por ficar do lado da equipa que inevitavelmente ganha - ao contrário do seu Benfica, por exemplo.

Houve quem tivesse depositado esperanças em Leonel Alves, conhecido carinhosamente na comunidade macaense por "Neco". Só que o nosso amigo "Neco" está mais inclinado para juntar-se aos seus pangyaos do que á malta da terra, e quem o pode censurar? Money talks, bullshit walks. O que mais seria de esperar de alguém que é empresário, advogado, político e ainda por cima benfiquista? Muito pouco. É curioso no entanto a atitude passiva do causídico; perante resmas de notícias pouco abonatórias a seu respeito nas últimas semanas, e ainda por cima de fontes normalmente credíveis, diz apenas que "lhe dão vontade de rir". Ora como se dizia lá na minha terra, "ri-te, ri-te, que quando...", bem, não vale a pena ser ordinário. Eu cá prefiro torcer o nariz.

Portanto acho óptimo - e recorrendo desde já à linguagem futebolística - que se mande a coisa para canto, e que se fale antes do Benfica. Então quando é que vamos ter cá os vermelhuscos? E para quando a sede onde se podem comer uns coiratos (que saudades!) ou lamber uma bisca? Aí até eu ia, mesmo sendo assim mais azulado. E que jogadores do campeonatos distritais lá da tuga vão reforçar o Benfica de Macau este ano? Tudo coisas que a malta quer saber, em vez das negociatas com americanos e afins, que aquilo até é gente que não gosta de futebol, nem de coiratos.

3 comentários:

Anónimo disse...

Quando falares dos Benfica lava a boca primeiro, oh porco de merda! Quanto ao padrinho Alves e ao corajoso Morais José tens toda a razão.

Anónimo disse...

Lá está,é benfiquista.

Leocardo disse...

Eu lavo sempre a boca é DEPOIS de falar do Benfica :P

Cumprimentos.