domingo, 13 de março de 2011

Vegetarianos não podem adoptar


Um casal de vegetarianos da ilha grega de Creta foi impedido de adoptar uma criança por "dúvidas" quanto aos seus hábitos alimentares. Spyros Epitropakis, chefe do departamento de assuntos sociais de Creta, justifica a recusa de permitir a adopção pelo casal vegetariano pois isso levanta dúvidas sobre o bem-estar da criança. "Não descriminamos ninguém mas precisamos de obedecer aos regulamentos. O caso está nos tribunais, que tomarão a melhor decisão. Epitropakis justifica a recusa com uma consulta ao laboratório médico da Universidade de Creta, que confirmou que "a dieta de uma criança em crescimento precisa de incluír proteínas da carne, do peixe, etc.". Opinião diferente tem Antonis Kafatos, pediatra e nutricionista, que afirma que "a dieta de uma criança necessita essencialmente de proteínas, mas estas não necessitam de vir directamente da carne", considerando a decisão "irracional", e sublinhando que os pais já tinham afirmado que "não vão impôr a dieta vegetariana ao filho". A decisão judicial sai na próxima quarta-feira. A Grécia é um dos países com a mais baixa taxa de natalidade do mundo, e os obstáculos à adopção têm levado redes ilegais de tráfico de crianças estrangeiras a proliferar no país.

7 comentários:

Elemento Musical disse...

Estas notícias causam-me sempre revolta. Sou vegetariano há 27 anos e comecei a sê-lo aos 17 anos de idade. Se as proteínas animais fossem mesmo essenciais então este comentário estaria a ser escrito pelo meu espírito fantasmagórico. Que estúpida humanidade.

Leocardo disse...

Certo, mas até aos 17 anos - quando decidiu por si próprio ser vegetariano, comeu carne, ou não? Penso que é essa a dúvida que o assistente social teve. Ele não proibiu os vegetarianos de adoptar, simplesmente mandou a decisão para os tribunais. Atirou para canto.

Obrigado pelo seu comentário e cumprimentos.

Anónimo disse...

hábitos "elementares"?

Anónimo disse...

Se fossem paneleiros, fufas ou transegenders podiam adoptar à vontade e fertilizar invitro e ter cinco crianças. Como não percebem à cultura da moda, lixam-se.

Anónimo disse...

Acho muito bem esta medida,um bébé tem que alimentar MUITO BEM,só vegetais é muito pouco para uma criança,não venham com merdas,se querem ser vegetarianos que sejam mas só depois dos 20 anos,depois do crescimento físico e mental de uma pessoa podem ser vegetarianos e deixem os outros em paz.Um bébé não tem culpa das manias dos pais.

Anónimo disse...

Este casal não soube tomar a decisão certa. Ser vegetariano está a passar de moda. O último grito da moda é ser homossexual. Se tivessem optado por isso, seria mais fácil adoptar a criança.

Rafael Silva disse...

A alguns meses, eu decidi aderir à dieta vegetariana. Confesso que estou sentindo muita dificuldade. Largar velhos hábitos é muito difícil, mas eu sei que o esforço vale a pena. Tenho o apoio e acompanhamento de um médico amigo, que também é vegetariano.