quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

É triste


É muito triste a história de Akmal Shaikh, britânico de 53 anos que se tornou ontem o primeiro europeu a ser executado na China em 50 anos. Akmal foi condenado à morte por tráfico de droga. Em 2007, o britânico que tinha muito pouco de britânico (nasceu no Paquistão, viveu nos Estados Unidos e Polónia) trazia consigo quatro quilos de heroína do Tadjiquistão para Urumqi, na província de Xinjiang. A lei chinesa diz que quem transporte mais de 50 gramas daquele estupefaciente é condenado à morte.

É difícil acreditar que Akmal não sabia que levava consigo uma mala cheia de heroína, mas aí é que história ganha umas ramificações um pouco estranhas. Akmal sofria alegadamente de problemas mentais, desordem bipolar e ilusões de grandeza. Como prova, uma associação de direitos humanos e contra a pena de morte, a Reprieve, divulgou este vídeo onde se pode ouvir Akmal a cantar uma música infantil, "Come Little Rabbit", que acreditava "vir levar a paz ao mundo".

O Reino Unido fez pressão junto das autoridades chinesas para reavaliar o caso, desde a detenção em 2007, durante o recurso ao supremo, até à hora da execução por injecção letal, ontem às 10:30 da manhã. A opinião pública britânica divide-se: muitos dizem-se "revoltados" com a atitude da China, enquanto alguma imprensa considera o episódio um simples caso de execução de um traficante de droga. A China reagiu mal às críticas britânicas, e acusou o Reino Unido de "ingerência nos assuntos internos da China". Segundo a justiça chinesa, Akmal Shaikh não tinha qualquer registo de doenças mentais antes do acto que levou à sua condenação.

Sinto que este é um caso complicado de analisar: ou Akmal é um traficante a tomar-nos todos por parvos, com a ajuda de ONGs e governos estrangeiros, ou é um caso patético de mais um dos empobrecidos da sociedade que é usado e enganado por grupos de malfeitores. Confesso que quando vi este vídeo, achei-o arrepiante. O homem queria levar paz ao mundo...com isto? E achava que podia ser uma estrela pop? É mesmo muito triste.

6 comentários:

Samuel disse...

Digamos que há uma certa hipocrisia quando um homem com aquela cara e com o nome de Akmal Shaikh é europeu. Daí que até agora nenhum europeu foi executado na China. Até me pergunto se ele fosse loiro ou tivesse um ar very british, os chineses seriam capazes de o executar, pois certamente a reacção em Inglaterra seria diferente, especialmente para os chineses que lá vivem. Lembram-se há uns anos daquela "portuguesa" que foi executada em Singapura ou noutro sítio aqui perto e que até moveu o mário soares. Lembram-se da indignação portuguesa? Não se lembram. Eu também não.

Anónimo disse...

Concordo com o comentário do Samuel.
Se este britânico fosse um puro-sangue, provavelmente a história seria outra. Contudo, fica um aviso à navegação e à estrangeirada que gosta de fazer passar os chineses por parvos.


AA

Anónimo disse...

como este deviam ir muito mais, de brandos custumes esta' o mundo cheio e e' por isso que vivemos nesta selva humana onde os malfeitores, curruptos, vigaristas, pedofilos, homicidas e violadores conseguem sempre safar-se, execepto na china
muito bem chineses e bom ano pra todos

Anónimo disse...

Se nao estou errado, quanto a Portuguesa que foi executada em Singapura deve ter feito agora no Natal uma dezena de anos???....O que se trata aqui independentemente de ser ou nao puro sangue, fez trafico deliberado ou nao? foi enganado? e ingerencia na politica dos chineses? assim como os chineses tentam interferir na vida politica dos outros paises quando o Dalai Lama faz visitas...enfim....o que esta aqui em questao....Quem e que tem o poder de tirar a vida a outro semelhante? Matar nao e crime? como tal nao serao todos criminosos?....malfeitores, curruptos, vigaristas, pedofilos, homicidas e violadores existiu e continuara a existir..mandando matar todas estas pessoas, nao sera o mandante tambem um criminoso? quanto a este caso...4kg de Heroina, e muita coisa...nao houve investigacao? ninguem mais foi apanhado porque? onde comprou? quem lhe deu? como lhe colocaram a droga na mala? muitas perguntas sem resposta.....porque e que nao deixaram os medicos fazer uma avaliacao?...enfim....

Anónimo disse...

Essa é a desculpa da moda nos países ocidentais: coitadinhos, quando são apanhados têm sempre problemas mentais, e é assim que se safam sempre. Na China não vão em conversas destas. Cometeu crime, é punido. Quem não gostar da China como ela é, tem bom remédio: não ponha lá os pés.

Anónimo disse...

O Samuel é português, presume-se.
Todos os "portugueses" e "british" assim ...com aspas... não podem esperar grande coisa... é triste, é a vida...