quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

2009 em revista


Barack Obama foi a personalidade do ano na revista TIME em 2008, mas 2009 foi o ano de Obama. Tornou-se oficialmente em Janeiro o primeiro presidente negro dos Estados Unidos, e acabou o ano a receber o Nobel da Paz. Pelo meio ficou a habitual oratória, as promessas que estão por cumprir, e um discurso que não agrada a todos. Pela primeira vez na História o mundo ficou em suspenso para saber que cão ia ocupar os jardins da Casa Branca, e foi a primeira vez que um português foi muito falado em terras do Tio Sam. Por isto e muito mais, Barack Obama é a PERSONALIDADE DO ANO no Bairro do Oriente.


Foi na noite de 25 de Junho que o mundo recebeu uma notícia chocante: morreu Michael Jackson, o maior símbolo pop dos últimos 30 anos. A morte prematura do cantor deveu-se ao cúmulo de uma espiral de decisões infelizes que Jackson tomou nos últimos 20 anos. A persistência com as operações plásticas, as alegações de abusos de menores, a especulação sobre o seu estado de saúde. Michael Jackson respondeu a tudo isto com a resposta mais simples, e surpresa ou talvez não, conseguiu ser o artista mais vendido em todo o ano, pela primeira vez desde 1991. E é por isso que a morte de Michael Jackson é O ACONTECIMENTO DO ANO na humilde opinião do autor deste blogue.


A região de L'Aquila, em Itália, foi abalada com um forte sismo, que matou mais de 300 pessoas e desalojou 40 mil. O governo italiano providenciou habitação provisória em tendas, e o primeiro-ministro Sílvio Berlusconi disse-lhes que fizessem de conta que "Iam acampar pelo fim-de-semana". Podia ter escolhido qualquer outra citação do hilariante Berlusconi, mas acho que esta ganha o prémio da FRASE PARVA DO ANO.


Uma história que dava um filme. Um jovem pobre de Mindanao sobe pelo próprio pulso, ganha seis títulos mundiais de boxe em pesos diferentes, canta, representa e ainda tem tempo para uma carreira política. Manny Pacquiao, 31 anos, lutador de boxe, éo ATLETA DO ANO para o Bairro do Oriente.


"Poker Face" foi a música mais ouvida de 2008 e deste ano. A sua intérprete, esta personalidade estranha, conhecida pelos seus mil disfarces, e que dá pelo nome de Lady GaGa. Stefani Joanne Angelina Germanotta ganha o prémio de ARTISTA DO ANO, graças à sua originalidade e extravagância.


Em Abril deste ano uma senhora de 48 anos com uma aparência muito vulgar tomou o mundo de assalto com a sua intepretação de "I dreamed a dream" num programa de talentos da TV britânica. No mesmo ano perde a final, grava um disco que se torna um recorde de vendas online, e tem o vídeo mais visto de sempre no YouTube. Nem era preciso a imagem, já todos perceberam que se trata de Susan Boyle, a SURPRESA DO ANO.


Aproveitando-se de uma oposição fraca e desorientada, José Sócrates voltou a ganhar as legislativas, se bem que com maioria relativa. O povo atesta a incompetência com falta de alternativas. O facto que me leva a considerar o nosso primeiro-ministro como PERSONALIDADE PORTUGUESA DO ANO é pela forma como consegue fugir tão bem das armadilhas que lhe são montadas. Ou isso ou o tal charme que dizem que Sócrates irradia...


Eles esmiuçaram, esmiuçaram e esmiuçaram e trouxeram um tom mais light às disputas eleitorais em Portugal. O programa "Gato Fedorento Esmiuça os Sufrágios" ganha (de longe) o prémio de PROGRAMA TELEVISIVO DO ANO.


A Gripe A, conhecida primeiro por "gripe suína", matou 14 mil pessoas desde Maio e infectou milhão e meio. 2009 foi o ano da primeira pandemia do século, e poderá ter pavimentado o caminho para décadas de pandemias e doenças nova. A pandemia da Gripe A foi assim, a PIOR NOTICIA DO ANO.


Em Macau celebraram-se os dez anos da criação da RAEM, e o ex-secretário para aos Assuntos Sociais e Culturas, Fernando Chui Sai On, assume os destinos do território para os próximos cinco anos. A eleição de Chui Sai On para III Chefe do Executivo da RAEM foi o ACONTECIMENTO DO ANO EM MACAU, no ano de 2009 que agora finda.


E o ACONTECIMENTO DA DÉCADA é, sem sombra de dúvida, o aparecimento da blogosfera. (Esta foi só para provocar...).

Feliz 2010!

8 comentários:

Anónimo disse...

Devia acrescentar mais uma categoria:

O melhor blog em lingua portuguesa de Macau deste ano (e também década): O BAIRRO DO ORIENTE.

Quanto a isto, ninguém tem qualquer dúvida.

Parabéns Leocardo, pelo excelente trabalho. E que continue por muitos e bons anos!

Anónimo disse...

O Leocrdo devia acrescentar ainda mais uma categoria: O lambe-botas do ano. Nao sei se o escolhido iria engolir esse sapo, mas em macau há um que ganhava de longe esse merecidissimo titulo mundial.

Anónimo disse...

Um Bom Ano para o Leocardo, votos para que continue o seu blogue, e que este demore menos tempo a carregar.

Anónimo disse...

A categoria do lambe-botas do ano tem sempre o mesmo vencedor desde os tempos do Rocha Vieira.

Na arte de bem engraxar, o senhor JRD é absolutamente imbatível.

Anónimo disse...

Anónimo das 17:28, esse homem é mesmo um seboso de um lambe-botas! Será que ele nao se enxerga, ou será que vive bem com a sua consciencia?

Anónimo disse...

noticia do vitinho:
http://www.reconquista.pt/noticia.asp?idEdicao=198&id=16397&idSeccao=2079&Action=noticia

Leocardo disse...

Obrigado a todos, e bom ano!

fabio senior disse...

obrigado pela informação do nosso querido vitinho!você e mesmo um amorzinho!