sexta-feira, 18 de maio de 2012

O Papa e o infiel

No plano oposto, neste caso, no anonimato, temos o «moscardo» da blogosfera, ou seja, o autor do «Bairro do Oriente». O Leocardo (nome pelo qual assina) teve tudo para ser um nome de referência da blogosfera lusófona. Contudo, parece que lhe subiu a fama à cabeça, por causa das citações e/ou das entrevistas nos Órgãos de Comunicação Social, de Macau e de Portugal. Como resultado, decidiu entrar numa onda mais «heavy», com «posts» xenófobos e, quiçá, ofensivos. Terá sido, assim, a forma que escolheu para chamar ainda mais à atenção! O certo é que terá sido silenciado, talvez por alguém; porventura, ele próprio percebeu que tinha de se acalmar durante alguns meses. Leocardo reapareceu, entretanto, mais ponderado nas suas observações (em vários casos bastante interessantes), supostamente, por estar agora a tomar os medicamentos a tempo e a horas! E aí está! Quem é vivo sempre aparece! O Papa Pedro Daniel das Oliveiras, calvo escrevinhador d'O Clarim, semanário da Igreja Copofónica, resolveu lembrar-se deste vosso servo num artigo (mais um) sobre a blogosfera. Fiquei comovido, a sério, cehgou-me uma lágrima ao canto do olho. Apesar do blogue andar a meio-gás, ainda bem que alguém ainda se lembra que existe. Quanto àquilo de que o PDO me acusa (?), fico confuso. Confesso que a primeira reacção que tive quando li este pequeno parágrafo foi rir. Achei piada. Primeiro quanto à queestão do anonimato: a minha identidade é um segredo de polichinelo; já muita gente sabe quem eu sou realmente, e quem ainda não sabe é porque não fez um pequeno esforço para saber. Curiosamente ainda ninguém me "partiu a cara", ou "os dentes", como havia sido prometido. Foram mais as nozes que as vozes, ou mais olhos que barriga. Depois o Kojak d'O Clarim passa ao ataque. "Posts" xenófobos e ofensivos? Silenciado? Isso da xenofobia tem muita piada. Que me lembre foi um elemento da redaccção desse jornal que se candidatou às últimas eleições legislativas pelo círculo fora da Europa por um partido conotado com a extrema-direira e a xenofobia. Silenciado? Silenciado foi esse jornal o ano passado a propósito de um certo caso relacionado com sepulturas. Pode-se mesmo dizer que n'O Clarim se fez um silêncio sepulcral. É caso para se usar a velha máxima: "quem tem telhados de vidro não atira pedras ao vizinho". Ou neste caso, telhados de papel vegetal muito fininho. Quanto ao meu "desaparecimento", já o expliquei. A minha vida mudou muito nos últimos oito meses a nível pessoal e profissional, o que não e permitiu actualizar o blogue com a mesma regularidade com que o fazia. Aliás a ideia inicial foi acabar com o blogue, mas mesmo assim com muito esforço o actualizo quando considero pertinente. Quanto às "bocas" da medicação, olhe meu caro, tomo sempre que estou doente, como um bom menino. E levo sempre o guarda-chuva quando chove, pois não gosto de andar com o cabelo molhado. Penso que o meu amigo não terá o mesmo problema. Sorte sua...

3 comentários:

Anónimo disse...

So' gosta de criticar os outros nao gosta de ser criticado.
"Comentarios aprovados pelo autor do blogue" ate' parece que estamos no "mainland China".

Leocardo disse...

E vê como foi publicado, o seu comentáriozinho? Aqui não temos a esfera política a silenciar-nos, ao contrário do que acontece, por exemplo, n'O Clarim :) Beijocas.

joãoeduardoseverino disse...

O cabeçalho de O Clarim é horrível.