sábado, 19 de março de 2011

Vai-te lixar, Bon Jovi


Quando era puto o meu maior sonho era ter todos os discos dos meus artistas preferidos. Quando o CD ainda era uma novidade cara, ambicionava um dia poder comprar a discografia completa em vinil dos artistas da moda (não interessa quais, eram os daquele tempo) e qualquer outro disco que me apetecesse. Na altura só comprava discos se conseguisse juntar a mesada, no meu aniversário ou no Natal. Naquele tempo só comprava um disco se tivesse pelo menos 99% de certeza que ia gostar dele inteirinho. Isto era feito com muito empenho; às vezes gravávamos os discos uns dos outros, entre os amigos, "roubavam-se" os discos dos irmãos para gravar, e havia daquelas cassetes da Sony, AGFA, BASF ou TDK por toda a parte.

Hoje em dia é tudo muito diferente. Já não ligo assim tanto a música nova, não sigo os tops, e a própria produção musical é difícil de acompanhar: não existe em Macau ou Hong Kong um programa de televisão digno desse nome dedicado à música que se faz além do continente asiático. Ainda me lembro dos tempos do Top Disco ou dos Super 30 em Portugal, onde se ficavam sempre a conhecer as últimas novidades. Quanto ao meu sonho, a internet encarregou-se de realizá-lo, e hoje com os downloads gratuitos ou o YouTube é possível ouvir e ver qualquer coisa que nos apeteça.

Toda esta dissertação a propósito duma notícia em que o cantor Jon Bon Jovi diz que "Steve Jobs matou a indústria musical", pois por causa da sua iTunes store, "os jovens já não conseguem ouvir um álbum inteiro", comprando apenas as canções que gostam. O vocalista da banda de Nova Jersey, Bon Jovi (estranho...), vai mais longe ao afirmar que tem saudades dos tempos em que os jovens "compravam um disco pela imagem da capa, sem terem escutado um único tema".

Não posso concordar com nada do que este afectado diz, principalmente com o princípio de alguém comprar um disco pela arte da capa. Não me lembro de ter comprado um disco pela capa uma vez na vida, mas até aceito que uma capa bonita torna um disco mais especial. O que o Bom Jovem (na versão portuguesa) quer dizer é que gostava mais quando alguém comprava algo porque o pacote era bonito, mesmo que lá dentro só tivesse merda. Congratulo-me que hoje as pessoas não sejam mais enganadas pelos "hit-singles", e depois vão comprar discos com uma ou duas músicas boas e outras dez da caca.

Quanto aos Bon Jovi propriamente ditos, nunca gostei. Eram audíveis nos anos 80 quando eram mais pesadinhos, mas rapidamente passaram a ser aquilo que no nosso tempo chamávamos "foleiro". Música de inclinação marcadamente irópita, feita para as pitas púberes. Não sei como funciona isso da iTunes store, mas estou convencido que Steve Jobs fez um favor a muita gente.

5 comentários:

Anónimo disse...

O Bon Jovi vende menos, claro, porque desde que é possível ouvir tudo antes de comprar ou comprar apenas uma música em vez do álbum, as vendas dos discos do Bon Jovi devem ter descido em catadupa. Porquê? Porque Bon Jovi é uma boa merda! O Bon Jovi gostava era do tempo em que facilmente enganava tolos.

Anónimo disse...

Se não fossem os downloads ilegais ou legais,ninguem conhecia estes cantores de merda como o bon jovi,quando eu era miudo e ainda não havia estas coisas de dowloads tinha que comprar 1 cd inteiro só porque gostava de uma ou 2 músicas,resultado,tenho agora em minha casa centenas de cds música para ocupar espaço.Depois começaram os downloads,nunca mais comprei cds,faço apenas dowloads das músicas que gosto e GRÁTIS.

Anónimo disse...

" . Não sei como funciona isso da iTunes store " O que acho estranho é haver gente que compra musicas no itunes quando podemos fazer downloads de músicas GRÁTIS eeheheh.Eu uso o EMULE e já fiz dowmloads de músicas e filmes tudo GRÁTIS,para que usar o itunes que é pago?LOL

Anónimo disse...

dantes, os espertos ou copiavam em k7, ou compravam o single do álbum.....

Anónimo disse...

Coitado do jobs,só tem mais 1 ou 2 meses de vida já está quase a morrer,por causa do cancro que tem e este fdp do bon jovi ainda o critica.Hoje em dia só parvos que compram cds de música.