segunda-feira, 21 de março de 2011

Até já, Elsa (e obrigado)


Hoje foi um dia especialmente triste para mim, pois soube esta manhã do desaparecimento de uma das pessoas mais encantadoras que tive o prazer de conhecer durante este anos que vivo no território. Natural em Macau, Elsa Dias estudou no Liceu Infante D. Henrique e mais tarde no Rhode Island College, nos Estados Unidos. Regressou a Macau e trabalhou na TDM rádio e TV, e dessa experiência teve um episódio que registei com humor. Quando Kevin Costner passou por Macau em 1995 (passou mesmo, demorou-se por cá duas horas) e Elsa foi entrevistá-lo ao terminal de jetfoil, ficou completamente sem fala, uma vez que era uma fã do actor.

Elsa Dias era além de uma mulher linda, uma excelente profissional e uma pessoa fantástica, mas era também uma lutadora. Diagnosticada com cancro em 2000, regressou aos Estados Unidos onde se submeteu a vários tratamentos, experiência que ficou documentada numa excelente reportagem de 2007 da revista Macao Closer. Elsa mantinha ainda um blogue onde falava da sua vivência sempre positiva perante a doença que a apoquentava.

Perante a adversidade da doença, a luta de Elsa é um exemplo para todas as pessoas com o mesmo problema. Em vez de desistir de viver, como tantos fazem, Elsa não virou a cara à luta, acreditou, e demonstrou que o pessimismo é meio caminho andado para a derrota e para a desilusão. Damos demasiada força à doença se começamos logo a pensar no fim. Podemos ter cancro mas não estamos mortos, e não interessa se o tempo para se viver é curto. Tem que ser vivido de qualquer jeito.

Na sua página do Facebook podem-se encontrar ainda fotos recentes da Elsa e da família, mas a melhor de todas é sem dúvida esta que publico juntamente com esta minha humilde homenagem. O lindo sorriso da Elsa diz tudo da maravilhosa pessoa que ela era. Vamos ter todos muitas saudades. Resta-me apenas dar as mais sentidas condolências à família da Elsa, que tenho toda a certeza, tem muito orgulho dela.

15 comentários:

Anónimo disse...

R.I.P. amiga Elsa

Anónimo disse...

Mais outra grande perda...

Anónimo disse...

partiu....é assim, a vida. :(






ó Leocardo, reveja lá o final do seu 2º parágrafo, sff.

Anónimo disse...

Sou de Macau mas não estou a ver quem ela é. As condolências à família.

pedro china disse...

pra ter acesso ao facebook dela, tera que ser amigo/a dela, mas tendo ela falecido quem ira autorizar? Se o Leo teve acesso e sinal que era amigo dela, entao basta encontrar a verddeira identidade do Leo na lista dos amigos?

Pedro Coimbra disse...

:(
O oposto do sorriso lindo da Elsa.

Anónimo disse...

Merda de doença. À família e amigos, condolências

Anónimo disse...

merda maior é este Pedro China que é um troll do piorio.....

Anónimo disse...

"mas tendo ela falecido quem ira autorizar?" Que pergunta estúpida.E a família dela sabe lá qual é a password do email ou facebook dela?Ou será que as pessoas quando morrem vem a P.J e descobre todas as passwords??

Anónimo disse...

mais uma vez partimos para coisas que não interessam num post sobre a morte de alguém...
mas sempre digo que costuma bastar ligar o facebook e ele raramente pede pass....

Anónimo disse...

Anónimo das 19:21 não sejas burro,não é preciso saber a password para entrar no facebook ou email?Basta guardar a password e o computador regista automaticamente e cada vez que entrarmos no facebook e email entramos automaticamente sem pedir password.È claro que se forem mais pessoas a usar o computador entram automaticamente sem precisar saber o password.

pedro hong-kong disse...

o password vem escrito no testamento, e so os legimos herdeiros e que tera acesso a ele...

Anónimo disse...

"o password vem escrito no testamento" Vai poker alho pá,devias respeitar o luto dos outros em vez de estares aqui a armar em espertinho.

Anónimo disse...

Comentários parvos aqui deviam ser todos removidos,nem na hora do luto há respeito.

Anónimo disse...

Os animais já há muito que andam por aqui à solta...