quarta-feira, 13 de julho de 2016

As probabilidades do (muito) improvável


O mundo do futebol está em choque com um "David versus Golias", só que este é mesmo de fazer o queixo cair ao chão de espanto. Como os mais "junkies" da bola devem saber, já arrancou a edição 2016/2017 da Liga dos Campeões, mas salvo uma ou outra excepção, a temporada nas competições europeias da maior parte das 57 equipas que procuram a das 14 vagas na fase de grupos que tem início em Setembro resume-se a dois ou quatro jogos durante  o período em que está toda a gente de férias ou em vias de ir gozar o Verão. Contudo este é um ano em que os quase completamente amadores do Lincoln Red Imps, campeões de Gibraltar, dificilmente vão esquecer - em partida realizada ontem no rochedo contíguo ao golfo de Cádiz, sul da Andaluzia, a equipa baptizada com o nome de uma equipa inglesa já de si um tanto ou quanto obscura, o Lincoln City, derrotou o Celtic, (crónico) campeão escocês e vencedor do troféu que consagra o campeão europeu decorria o longínquo ano de 1966. Está bem que já se passaram quase 50 anos, mas penso que nem em 50 mil os adeptos do Celtic pensaram em passar por tamanha humilhação  - e sãobastantes, até entre a diáspora dos "highlanders" espalhados um pouco por esse mundo fora. 

 Este vídeo em cima é o do único golo do encontro. Podem ver aqui um outro com um resumo de cerca de 5 minutos).
Aqui está o campeão do membro mais recente da UEFA, e quarta pior equipa em termos de "ranking" de entre todas as que participam na Champions e na Liga Europa da edição deste ano - à frente das duas de São Marino e  outra de Gibraltar. Pode parecer que estou a exagerar mas não estou - este é possivelmente a maior improbabilidade da história do futebol, ultrapassando mesmo o título de campeão da Premier League conquistado ainda há dois meses pelo Leicester. Senão vejamos; o Leicester compete no mesmo escalão das restantes equipas com um orçamento significativamente maior que conseguiu surpreender este ano, e a este nível pode ser considerado "surpresa" quando o primeiro perde em casa com o último, por exemplo, mas neste caso estamos aqui a falar de uma outra estratosfera. Por muito desinteressante ou pouco competitivo que o campeonato escocês seja actualmente, o Celtic tem um plantel recheado de jogadores de qualidade, e que no seu total vale mais de 500 milhões de euros, enquanto que o valor de  todos os jogadores do Lincoln Red Imps não chega a 500 mil - menos de 1%! E ainda por cima o novo treinador do Celtic para esta época é nem mais que Brandon Rodgers, o técnico que há dois anos levou o Liverpool ao segundo lugar da EPL, discutindo  o título quase até ao último dia com o Manchester City. E sim, o Celtic fez alinhar a primeira equipa, caso alguém esteja a pensar que foram até Gibraltar com os sub-18. E até assim perder seria considerado um vexame!


E pronto, a imprensa desportiva britânica teve couves para fazer sopa, durante este período entre o Euro e o arranque dos principais campeonatos, em que o pouco interesse do público reside no mercado de transferências. A edição em inglês do espanhol As foi até ao ponto de ir pesquisar a ocupação dos atletas amadores do adversário do Celtic, e desse modo ficamos a saber que o autor do golo no jogo de ontem é...polícia. Fica isto agora aberto aos mais variados tipos de insinuações, remoques, chalaças e trocadilhos. Os jogadores profissionais nesta bem como em qualquer outra equipa de Gibraltar normalmente espanhóis que alinhavam nos escalões secundários do seu país, ou outros relativamente conhecidos mas sem  contrato ou já em fim de carreira. Ah sim, há dois portugueses nesta equipa também, e ao contrário do que aquela previsão do onze dá a entender, um deles é titular indiscutível, e como tal ontem alinhou os 90 minutos contra o Celtic:


Bernardo Lopes, que assinalei ali naquela imagem  junto aos seus companheiros, registada minutos depois de terem feito história outra vez . Digo "outra vez" porque já na primeira pré eliminatória da Champions os Red Imps eliminaram o Flora Tallinn, os campeões da Estónia. Esses é que se devem sentir aliviados agora, sabendo que não são piores que os piores - se isso lhes serve de consolo, entenda-se.


Este central de 22 anos natural de Cascais alinhava ainda há menos de dois anos no Marítimo "B", da Segunda liga. Naquela imagem vemo-lo a discutir um lance  com o o extremo Frédéric Maciel, do FC Porto "B", num jogo realizado no Dragão em Novembro de 2014. Entretanto o rapaz fez-se à vida e agora pode-se dizer que é "famoso" em Gibraltar nem que seja pelo facto de só viverem ali pouco mais de 30 mil alminhas. O outro português da equipa é o médio António Amaro Livramento , um médio de 34 anos que passou por clubes da Superliga portuguesa, casos do Rio Ave ou do P. Ferreira, antes de ir fazer a sua carreira primeiro na Bulgária, e agora neste clube que se não fosse por este extraordinário feito dificilmente se daria pela sua existência. Mas é isso mesmo : um feito e como tal deve ser devidamente assinalado. Pode ser que até sejam goleados sem apelo nem agravo no jogo da próxima semana em Glasgow, mas este momento Kodak já ninguém lhes tira. E o que resta senão dar-lhes os parabéns?

Sem comentários: