quarta-feira, 6 de julho de 2016

Acusações gravíssimas contra Ana Bola


Ana Bola está a ser gravemente difamada na rede social Facebook. A actriz que mais recentemente temos visto na série de humor da RTP "Os Donos Disto Tudo" vinha demonstrando a sua simpatia pela selecção da Islândia durante o Euro 2016 que decorre até ao próximo Domingo em França, e partilhava com  (bastante) frequência noticias relacionadas com aquela ilha do Atlântico Norte.  Uma dessas partilhas tinha a ver com um boicote imposto pelo governo islandês sobre o estado de Israel, aparentemente como sanção pelo facto estado judaico não reconhecer o direito à autodeterminação do povo palestiniano - factos, não opinião, que é algo que me vou reservar de fazer, até pelos motivos que aqui exponho. Como é possível ver na imagem em cima, a simples menção ao referido boicote mereceu uma resposta absolutamente desproporcionada por parte de associações com ligação a Israel, que apelam igualmente ao boicote de Ana Bola, quando nem sequer ficam claras as intenções da actriz. A mais caricata terá partido...


...deste indivíduo, um tal João Cunha e Dias, que profere declarações nada abonatórias, e diria mesmo difamatórias em relação a Ana Bola. Se perguntarmos a qualquer pessoa com o minimo de bom senso se se justifica tamanha inconfidência como resposta a uma simples partilha de uma notícia onde nem é deixada clara a posição da actriz em relação a situação no Médio Oriente, a resposta seria obviamente que não - trata-se de um ataque grave à honra e ao bom nome de uma pessoa que nem que tivesse uma opinião contrária à deste indivíduo mereceria ser enxovalhada desta maneira. Contudo este comportamento errático e próprio de alguém afectado por algum tipo de transtorno do foro psiquiátrico tem uma explicação.


E aqui está. Este João Cunha e Dias sofre de um caso crónico de Islamófobia, uma espécie de psicose derivada da comum xenofobia, e que acomete pessoas aparentemente normais de uma "febre das Arábias". Um dos sintomas mais evidentes é a agressividade verbal contra tudo e todos que não partilhem dos seus delírios, e com recurso a uma linguagem própria de um gueto, pouco ou nada condizente com o estatuto social que pelo menos neste caso o indivíduo aparenta ter. Um caso lamentável,  um problema que se tem vindo a agravar a olhos vistos. Não me resta senão desejar as melhoras à pessoa em questão, e quanto ao desagravo entretanto cometido contra Ana Bola, caberá à actriz proceder da forma que achar mais indicada de maneira a proteger o seu bom nome e reputação.


Sem comentários: